Seguimento Litoral Centro - Outubro 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Zona alta da Póvoa de Santa Iria, as pessoas mal conseguem andar na rua, chapéus-de-chuva é mentira, abrir um é parti-lo.
Estou à espera de ver árvores a partirem-se, não está mesmo para brincadeiras aqui.
As eólicas devem estar perto do máximo de velocidade, dão uma volta em menos de 3 segundos.
As nuvens passam a uma velocidade semelhante à dos aviões que aterram (e teimam em aterrar).
Chuva quando há é horizontal, ou sobe pelos prédios, não me parece que consiga acumular.
O aspecto do céu é caótico, nem sei bem qual tipo de nuvens, talvez nimbostratus. Tecto acima das eólicas portanto mais de 400m, mas já esteve baixo tapando-as.

Os acumulados pela zona norte do Litoral Centro continuam a aumentar, são vários os valores horários superiores a 10mm.
WCP7ECp.png
KM8qyi7.png

kjZfQ8k.jpg
jTiwEQK.jpg

Se as nuvens têm aspecto completamente desorganizado pelo vento, os ecos de radar espelham a mesma situação. mas é mesmo muita chuva e simultaneamente numa área enorme. Isto pode encher rios e ribeiras rapidamente.
co7wKFE.png

A trovoada continua em vários locais, especialmente ao longo do vale do Tejo.
qmzdwtA.png

Bom dia! :rain:

Noite com aguaceiros, mas mais calma em temos de vento do que contava. Apanhei alguma chuva e vento em intensificação até Rio Maior e desde que aqui cheguei o vento tem se vindo a intensificar e vai chovendo também. A estação que uso como referência tem 15,1mm e continua a somar.

Bom dia,

Por estes lados, a tempestade Aline até ao momento tem pouca expressão.

Acumulado de precipitação: 13,7mm
Pressão atmosférica : 996,5
Temperatura: 22,5º C
Vento (Méd ) 16.9 km/h
Rajada (Máx) 38.5 km/h

Por mim está bem assim, não é preciso mais, mais do que isto e começa a destruição, espero mesmo que o vento não aumente tanto como previsto, quem é que precisa de rajadas de mais de 100Km/h?

É na zona da AML que ocorrem acumulados menores. Os valores da zona de Coimbra e Leiria já trouxeram problemas.
Acumulados das EMA da RLC
2023-10-19 (8:50utc)

42,4 mm Coimbra aeródromo
----------- Coimbra Santa Clara
21,3 mm Coimbra Observatório
27,5 mm Figueira da Foz / Vila Verde
14,5 mm Lousã aeródromo
15,3 mm Lousã Candal (621m)

2,7 mm Lousã Trevim (1167m)
11,0 mm São Pedro de Moel
40,9 mm Leiria aeródromo
11,8 mm Alcobaça