Seguimento Litoral Centro - Outubro 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Vão caindo uns chuviscos, sem acumular.

Para já 3.61 mm de acumulado.

Vento geralmente fraco de E.

O destaque vai mesmo para a temperatura bem fresca, 16.0ºC.

Não considero fiasco porque nunca existiu consenso nos modelos até ao fim sobre o trajecto e posterior landfall do Bernard.

O que realmente importa é que a precipitação está a cair em muitos locais onde a mesma fazia falta, o pleno seria o grosso da precipitação cair no vale do Sado, infelizmente ainda não é desta.

Aqui cai uns pingos que nem acumula, acumulados da madrugada 1,4mm, este evento aqui vai ser um fail completo para o que se chegou a prever a poucas horas. Fica difícil aqui chegar assim aos 100mm este mês, levo 78,6mm no mês
Subscrevo.
O que chover ainda hoje mais tarde já não é da Bernard mas de novas frentes que se aproximam pelo Oeste.

Pois por aqui hoje choveu muito menos do que ontem...
O que fica deste dia é o fresco que está...15 graus agora, eu que ainda ando com roupas assim de meia estação, quando vou à rua sinto-me muito desconfortável...
Des resto ceu muito nublado todo o dia, vento fraco e nada de Bernardos, que, segundo um certo senhor do Meteo Tras os Montes disse taxativamente, a unica regiao do pais que iria afectar...era o Sul!!

Muito pouca chuva no dia de hoje, ao contrário do previsto por alguns modelos.. Acumulados entre os 3,1 mm e os 8,6 mm nas estações à volta.
O único momento em que choveu muito foi pelas 3h da manhã, de resto foi sempre fraca e persistente, sem grande significado.
O vento tem sido fraco de E.
Temperatura bem baixa para a época! Apenas 15,7°C de máxima e mínima de 13,7°C...

Boa tarde.
Passado o "Bernardo" o balanço que faço é que foi fraco (muito) fraco aqui para Almada e até para o distrito de Setúbal, ( até alguém me provar o contrário). Para mim o aviso laranja foi exagerado, quanto muito o amarelo seria o suficiente. No Algarve talvez tenha sido justificado sim.
O acumulado aqui ficou nos 1,8mm.

Para mim o aviso laranja foi exagerado, quanto muito o amarelo seria o suficiente.
Sim, foi exagerado, mesmo tendo em conta que o distrito de Setúbal inclui a larga faixa do Alentejo litoral que vai até abaixo da latitude de Sines (e este conhecimento da área abrangida pelo distrito de Setúbal falta a muita gente) e portanto o Aviso, que é único para todo o distrito, tem essa área alentejana em conta, não é só AML-Estremadura.
Nem o Amarelo para hoje foi verificado. Convém ressalvar que foram Avisos apropriados para uma situação de maior grau de incerteza do que na maior parte das situações. O fenómeno sinóptico que ocorreu é pouco comum. Até quase em cima do acontecimento, a menos de 24 horas, ainda havia divergência muito significativa entre modelos (ver o tópico das previsões).

Aqui neste fórum também já se tinha chegado a essa conclusão. ;)
As vezes ou quase a 90% por cento das vezes existem incertezas nas previsões, porque a Natureza é quem mais manda e já assisti a "piquenas discussoes" , por aqui porque um diz que chove, o outro diz que nao, e depois fica tudo desiludido ehehe, como se alguma opiniao fosse 100% certo...
Eu propria que gosto tanto de trovadas, chuvadas e neve tambem já me "aborreci", porque ah e tal aquele disse que ia nevar e ah e tal nao nevou lol
Não sou uma pessoa radical nem gosto de quem o seja, portanto nunca colocando em causa a vossa sabedoria que, acreditem é infinitivamente superior à minha, só falo em "taxativo" de pessoas de fora deste Forum (as tantas aquela criatura anda por aqui e nem sei lol...
E isto porque gosto de andar por aqui, aprendo por aqui e nao quero ser "corrida" um dia destes...
Portanto e nao colocando nunca em causa, ( a vosso conhecimento destas materias) prefiro chamar de mais ou menos radical ( e convenhamos que afirmar no antigo Twitter, que só no Sul é que o efeito da tempestade aconteceria, é "arranjar lenha para a fogueira"! E isto porquê? Por mais certezas que todos possam ter a Metereologia é algo que se passa no presente mais ou menos distante e portanto sendo sempre previsoes, no fundo isso acaba por ser o futuro, e esse ninguem o pode prever a 100% antes de, ..porque é futuro!!
Nao sei se me fiz entender e acredita que te tiro o chapeu, por aquilo que sabes e especialmente pela vontade de disponibilidade que tens de o partilhar com todos nós!
Nao coloco em causa o que dizes ou o que qualquer um dia por aqui, e asim quero continuar!!
E é isso, se os moderadores consideram este comentario off topic, desde já peço desculpa pelo sucedido, mas considero que seria importante deixar este comentario aqui...
P.S. Ficaram a falar os bonecos para dar um ar mais light à coisa, mas de momento naonos estou a conseguir colocar, portanto fica o registo da intenção...

Última edição:
Há células no extremo norte do Litoral Centro, na Figueira da Foz e em Mira:

nGAFVTz.png

Movimento mal definido, em geral será de Oeste mas certas células parecem descer para ESE.

São célula muito pontuais com descargas de precipitação intensas mas muito limitadas em área:
2VCJKK8.jpg

Última edição:
O grupo de células pré-frontal de Mira-Cantanhede continua activo:

euZUmCD.png

Dunas de Mira acumulou 2,4mm mas encontra-se na periferia daquela actividade convectiva.
Não há trovoada naquelas células, por enquanto.

Mais para sul, a frente está próxima da costa da Região Oeste:
fBRRe6c.png

Aqui o movimento é mais bem definido, de WSW.