Seguimento Litoral Centro - Outubro 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Bom dia a todos...ora uma pergunta talvez um pouco estapafurdia que vou fazer...estava a ver as imagens de satélite e com o que já passou acham que seria necessário o aviso amarelo de precipitação para o distrito de Lisboa? Sinceramente não me parece que a precipitação que aí vem seja significativa por aí além, ou estou a ver algo de forma incompleta/errada? :o

Boa Tarde

No resto do dia de ontem apenas voltaram a cair alguns pingos a meio da tarde, de resto o sol reinou até final do dia, o ideal para secar a roupinha :cool:
Ainda andaram boas células nos arredores, mas apenas ficámos pelos céus bastante fotogénicos :nicephoto:

Extremos: 13,9ºC / 19,2ºC / 1,8 mm

Após uma madrugada bem fresca e com boas abertas, o dia segue agora encoberto e cinzento.
O vento começou a soprar de SW e está a puxar chuva, sendo que já esteve a pingar. Venha ela :D

Mínima:
12,3ºC
T. Atual: 19,3ºC
HR: 76%
Vento: SW / 1,1 Km/h

Bom dia a todos...ora uma pergunta talvez um pouco estapafurdia que vou fazer...estava a ver as imagens de satélite e com o que já passou acham que seria necessário o aviso amarelo de precipitação para o distrito de Lisboa? Sinceramente não me parece que a precipitação que aí vem seja significativa por aí além, ou estou a ver algo de forma incompleta/errada? :o
1698148830471.webp

Pois...creio que sou forçado a manter a ideia...não me parece pelo que aí vem (poderei estar enganado) que vá chover 10/20mm em 1 hora e menos ainda 30/40mm em 6 horas, do distrito de Leiria para norte acredito em precipitação entre esses valores, mas após a passagem da frente não me.parece que a sul do distrito de Leiria cheguemos a valores dessa ordem.
No entanto mais vale os avisos serem lançados e não serem necessários do que o inverso, há um bom tempo que essa política tem sido adoptada e acaba por ser benéfico a título preventivo o aumento do espectro dos avisos.

Meus amigos, mas isto hoje é o quê? A Bernarda atrasada?
Aviso amarelo para o norte hoje?? E para Lisboa??
Dia começa muito nublado, mas calmo, sem chuva...
A partir do meio dia mais ao menos, chove intensamente, tocada a vento, estou em teletrabalho, ando 10 metros para chegar ao carro e ir almocar, e apanho uma chuvada mesmo com chapeu de chuva??
Frio, senti hoje menos do que ontem, à mesma altura do dia, da parte da manhã..
18 graus as 9.30 da manha, 18 graus agora com 87% de HR, e a chover de forma intensa e continua...
Só falta é a bela da trovoada!
Update da mensagem agora as 14.30, Lisboa passou a amarelo assim como toda a costa de Lisboa para cima!!

Última edição:
Pois...creio que sou forçado a manter a ideia...não me parece pelo que aí vem (poderei estar enganado) que vá chover 10/20mm em 1 hora e menos ainda 30/40mm em 6 horas, do distrito de Leiria para norte acredito em precipitação entre esses valores, mas após a passagem da frente não me.parece que a sul do distrito de Leiria cheguemos a valores dessa ordem.
No entanto mais vale os avisos serem lançados e não serem necessários do que o inverso, há um bom tempo que essa política tem sido adoptada e acaba por ser benéfico a título preventivo o aumento do espectro dos avisos.
Concordo em absoluto com o 1º parágrafo e nem tanto com o 2º. Avisos emitidos que depois se verifica que foram exagerados, podemos cair na fábula do Pedro e do lobo.

Concordo em absoluto com o 1º parágrafo e nem tanto com o 2º. Avisos emitidos que depois se verifica que foram exagerados, podemos cair na fábula do Pedro e do lobo.
Lá está...na minha experiência, e como há alguns anos valentes tivemos na zona oeste algumas cheias sem avisos prévios adequados, sempre sinto-me um pouco mais confortável com avisos lançados por excesso do que por defeito, mas compreendo perfeitamente esse ponto, avisos lançados de forma recorrente que depois não se verificam acabam por atribuir descrédito à informação fornecida, a conversa da faca de dois legumes :D