Seguimento Litoral Centro - Outubro 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Ora, e reportando aqui do palacio alentejano, (que fica exactamente a 5 kms das Corticadas do Lavre, 10 da vila de Lavre, e a 30 de Montemor-o-Novo) nao passa nada por enquanto, temperatura na ordem dos 20 graus, e ceu muito nublado, e zero chuva ou vento, ao contrario do caminho que de Lisboa até ali ao Biscainho, muitos aguaceiros fortes cairam estando a estradas bem molhadas, e com pequenos riachos...
Alias quando sai de Lisboa, pelas 14.45 mais ou menos, apanhei aguaceiros muito forte s na vasco da gama, Montijo e Alcochete (arredores).
A visao da Ponte para tras para Lisboa, era quase nula com nuvens muito baixas em Lisboa e provavelmente alguma chuva sob a cidade...
E cá estamos à espera do Bernard...
Já devo ir fazer a viagem para trás de noite, se se passar algo de mais extraordinario (que acho que nao apesar do céu muito carregado) durante a viagem, aqui regressarei...
Logo quando chegar a Lisboa coloco algumas fotos da passagem pela Vasco Gama e de Lisboa vista da Ponte pelas 14.45, porque aqui a rede que tenho é quase nula...
Correção : 17 graus agora, com 70%HR...

Última edição:

Anexos

• w3c - Copy.webp
    w3c - Copy.webp
    47.5 KB · Visto: 42
  • w4d - Copy.webp
    w4d - Copy.webp
    76.2 KB · Visto: 44
Boas,
Estive no Barreiro na hora de almoço e choveu bem durante alguns momentos, mas não ao ponto de acumular 14mm em 1 hora. As estações mais próximos da zona onde estava acumularam cerca de 4mm.

No entanto, a estação wunderground mais próxima da do IPMA acumulou 7mm, portanto o valor deverá ser verdadeiro. Nestas situações de aguaceiros é mesmo assim.

Por volta das 15h, era também visível um bom aguaceiro do Montijo para norte.

Barreiro, Lavradio: 14,5 mm das 12h30 às 13h10 ! Máximo de 9,2 mm em 10 minutos, das 12h40 às 12h50.

Alguém presenciou isto? Viu as nuvens da célula?

Estações WU?
A estação que sigo acumulou 4.29 mm.

Rain rate max 16.21 mm/h (13:09)

Estava de facto bastante escuro nessa altura. Consultei o radar e o aguaceiro foi bem localizado.

Estava para aqui a analisar os sinais nocturnos aqui pela zona do Bombarral...ora sinalética para tempestade que já remontam nesta zona desde que me recordo quando estamos nesta altura do ano...

- Amplitudes térmicas bruscas ao final da tarde... Confirmado
- Tempo fresco com grilos a cantar... Confirmado
- Nevoeiro com as luzes a serem reflectidas no horizonte em direcção de Lisboa... Confirmado

Não vou continuar com os sinais...fica desde já confirmado que aqui nestas zonas vamos fazer o triplete...3 em 3 nas últimas depressões.. tanto calor no início de Outubro tinha que dar em algo assim :cheers:

Por aqui ainda não choveu nada. Dada a falta de radares mais próximos o radar dinâmico do IPMA é bem enganador - mostra precipitação mas na realidade ainda não passa de virga. O Bernardo não anda muito longe e deve começar a trazer alguma tormenta não tarda muito. Mau menino, se fosse seu pai levava castigo! :huhlmao:

Ao que parece caiu um aguaceiro por volta do meio-dia que temporariamente também borrifou por aqui. Só me apercebi disso quando fui lá fora e vi que estava tudo molhado e que era recente, mas efetivamente há uma marca evidente no gráfico de temperaturas da estação. Houve uma estação na Verdizela que acumulou 4,3 mm, mas aqui a aproximadamente 1,5 km em linha reta dessa estação não acumulou nada, o que mostra bastante bem o caráter localizado destes aguaceiros. :surprise:

Por aqui ainda não choveu nada. Dada a falta de radares mais próximos o radar dinâmico do IPMA é bem enganador - mostra precipitação mas na realidade ainda não passa de virga. O Bernardo não anda muito longe e deve começar a trazer alguma tormenta não tarda muito. Mau menino, se fosse seu pai levava castigo! :huhlmao:

Ao que parece caiu um aguaceiro por volta do meio-dia que temporariamente também borrifou por aqui. Só me apercebi disso quando fui lá fora e vi que estava tudo molhado e que era recente, mas efetivamente há uma marca evidente no gráfico de temperaturas da estação. Houve uma estação na Verdizela que acumulou 4,3 mm, mas aqui a aproximadamente 1,5 km em linha reta dessa estação não acumulou nada, o que mostra bastante bem o caráter localizado destes aguaceiros. :surprise:
Pois acabei de sair do palacio alentejano, vim agora à Bifana em vendas novas onde estou...bem, sai de lá já a chover de forma fraca mas cheguei a meio do caminho entre a minha casa e Vendas Novas e apanhei bocados a chover torrencialmente...estrada muito molhada, durante todo o caminho...
Agora aqui em Vendas Novas, chove fraco, mas sem parar, 16 graus, com 85% HR...

Entretanto já chove fraco por aqui e está tudo molhado. 0,8 mm acumulados até ao momento. :rain: