Seguimento Litoral Centro - Outubro 2025

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Chover, até choveu alguma coisa aqui por Lisboa, mas a temperatura, enfim, continua alta, muito alta para esta altura do ano...
Continuo a ir de manga curta á rua, e agora ainda pior, porque esta humidade associada a temperaturas acima dos 20 graus, dá a sensação de ainda mais calor...
Nos ultimos dias até senti a temperatura de casa mais alta do que há umas semanas atrás...
Neste momento não chove mas está tudo nublado, 22 graus com 90% de HR...voltámos aos tropicos!
 
Ontem ,dia 20, os acumulados forma menores do que no primeiro dia deste evento.

SSDRBzU.png
 
Bom dia!

Mais uma manhã cinzenta aqui perto de Mafra, mas hoje com algumas (pequenas) abertas. No caminho para cá ainda apanhei algum chuvisco. Estão uns amenos 20,7ºC e 0,51mm acumulados na estação mais próxima de onde me encontro.
 
Ontem ,dia 20, os acumulados forma menores do que no primeiro dia deste evento.

SSDRBzU.png
Ontem para espanto meu, já não estava à espera, acabou por chover à hora do almoço. A zona de Azeitão registou 4/5mm e Cabanas/Quinta do Anjo/Palmela em média 3mm.
No fim de semana só morrinha e pouca.
 
Embora da foz do Mondego para norte também seja detectável, é sobretudo para sul que a tendência de precipitação orográfica é mais evidente no Litoral Centro.

Acumulados de ontem, 3ªfeira 21.

Qtwa145.png


Esta massa de ar tropical produz nos níveis baixo e médio-baixo típicos padrões ondulatórios (como na areia das praias, produzidos pelas ondas na areia da maré baixa ou pelo vento na areia seca, por vezes cruzando-se e/ou sobrepondo-se).

Na animação de satélite de hoje entre as 12h40 e as 16h30 (utc+1), por exemplo, dois padrões são claramente identificados ao sequenciar as imagens, algo que numa única imagem estática é bastante mais difícil de distinguir:



Penso que o padrão estático é produzido pela interacção do fluxo nos níveis baixos com a orografia; o padrão móvel forma-se mais acima pela acção da corrente mais rápida nos níveis médio/alto sobre a nebulosidade baixa mais elevada.
 
Última edição: