Seguimento Litoral Centro - Setembro 2009



thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Bom dia/tarde:)
Por aqui já se dissipa a nebulosidade deixando entrar bastante sol.
Sigo com 27.2ºC e alguma esperança...:rolleyes:
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Começa a entrar bastante nebulosidade por Lisboa que já consigo avistar da minha casa, 24,2ºC, vento fraco e um tempo muito abafado.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Curioso, o GFS colocava mesmo aquela mancha estática de chuva no mar, quase sem se mexer, e pela previsão que vi ontem, ficava ali parada até à madrugada de Domingo, para depois morrer, sem afectar de jeito terra..
Até agora confirma-se! :confused:

É mesmo curioso, embora frustrante, o mecanismo que gera ali aquela zona de instabilidade estática, com células a nascer e morrer sempre na mesma área..

E pouco ou nada calha a terra..


Já o ECMWF por exemplo acaba por mais tarde colocá-la quase estática sobre Lisboa, o que seria fantástico, várias horas de animação!!
Mas... Para já parece estar errado, e estar o GFS a ganhar, pois o ECMWF não a coloca a esta hora onde está.. Mas mais a Sul..

O meu palpite é que morre mesmo ainda sobre o mar, ou dá ainda alguma animação pela zona de Leiria.. Coimbra.. Ou então mesmo aqui.. Ups, que não tinha visto a RUN das 06 do GFS! Bom.. Já não digo nada!
Veremos!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,182
Local
Setúbal
Eu penso que vai haver ainda trovoadas esta tarde a entrar um pouco a norte de Lisboa com direcção a SE ;) para a madrugada também promete alguma animação talvez mais para o final da madrugada :)

Tive uma mínima de 18,1ºC e agora tenho céu encoberto e 22,5ºC com vento fraco
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Eu penso que vai haver ainda trovoadas esta tarde a entrar um pouco a norte de Lisboa com direcção a SE ;) para a madrugada também promete alguma animação talvez mais para o final da madrugada :)

Tive uma mínima de 18,1ºC e agora tenho céu encoberto e 22,5ºC com vento fraco

Partilho da tua opinião, julgo que vai entrar um pouco a norte da capital, seguindo para sudeste, podendo ainda dar alguma coisa a Lisboa mas só lá mais para á tarde.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
No cais do sodré já choveu, embora o pluvio não tenha registado nada. Portanto, menos de 1 mm.

cam1ut.jpg
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Já viram na animação satélite que parece mesmo um centro depressionário a entrar a Norte de LX? parece que roda, até há ali um "vazio" no meio, e está alinhado numa "espiral" que começa ali na zona de Tomar?
Muito curiosa a imagem!

Faz-me lembrar 29 Jan 2006 a imagem!
Só a temperatura uns "ligeiros grauzinhos" acima! :D
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,075
Local
Oeiras
Eu penso que vai haver ainda trovoadas esta tarde a entrar um pouco a norte de Lisboa com direcção a SE ;) para a madrugada também promete alguma animação talvez mais para o final da madrugada :)

Tive uma mínima de 18,1ºC e agora tenho céu encoberto e 22,5ºC com vento fraco

Vou agora um pouco para Norte de Lisboa,perto de Mafra. Vamos ver se passa alguma coisa. ;)
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,075
Local
Oeiras
Olhando para o Windguru que tem acertado até bastantes vezes nestes dias de possíveis trovoadas, coloca alguma precipitação para o fim da tarde em Carcavelos/Guincho.0,3 mm. ENquanto que para o outro lado do Tejo,por exemplo Barreiro apenas coloca precipitação na madrugada.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Olhando para o Windguru que tem acertado até bastantes vezes nestes dias de possíveis trovoadas, coloca alguma precipitação para o fim da tarde em Carcavelos/Guincho.0,3 mm. ENquanto que para o outro lado do Tejo,por exemplo Barreiro apenas coloca precipitação na madrugada.

As previsões que vês do Windguru, é GFS mas uma run atrasada. ;)

Podes ver aqui mais actualizadas e detalhadas:

http://www.meteopt.com/forum/forum-comunidade/modelos-gfs-meteopt-com-beta-3398.html