Seguimento Litoral Centro - Setembro 2009

Madragoa

Cumulus
Registo
10 Jan 2009
Mensagens
276
Local
Conde Barão,(Lisboa)(25M) Almórnos,(Sintra
Fenómeno fantástico no Tejo...nevoeiro na barra

cam1.jpg




Esse nevoeiro é curioso,e é um fenómeno de que eu me apercebo há uns anos visto morar em frente a Cacilhas,do outro lado do Rio,o nevoeiro começa mais ao menos entre a Trafaria e o Porto Brandão,e normalmente é sempre rasteiro ao rio ,depois dissipasse entre elevador panoramico ,e Cacilhas,é muito raro mas há dias em que a encosta Sul do Rio entre os pontos que acima referi pura e simplesmente desaparece,devido ao nevoeiro,mas é só a uns 300m.400metros da margem...todo o resto do rio tem boa visibilidade
Inclusive já foi alvo de estudo,por que de direito e penso se não estou em erro !! que a explicação foi de uma corrente de agua mais quente que se forma(ou que circula), em certos dias provocando aquele nevoeiro (rasteirinho):D

Desculpem o off topic .mas acho curioso este nevoeiro,e é um (fenómeno) que acompanho com alguma regularidade,nesta terra onde não se passa nada e só há confusão :D,




Sigo com 23,9 c
Humidade nos 62%
Vento fraco a moderado de O/SO
Pressão atmosférica 1014mb
Céu neste momento pouco nublado




Cumprimentos...
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
depois de ter passado a tarde com os meus tios na expo, eis que volto:)
neste momento estao 24.8º, ceu limpo embora se observem celulas bem grandes a este e nordeste e vento fraco variavel.
interessante o nevoeiro no tejo:thumbsup: embora um pouco estranho....qualsera a razao da sua formação?:confused:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Aqui já desde há um bocado, veio repentinamente o nevoeiro!
É um fenómeno raro mas espectacular!! :)
Também é giro por vezes atravessar a Serra de Monsanto e ver o céu limpo do outro lado e fazer o caminho depois de volta para ter uma dupla perspectiva.
A temperatura baixou consequentemente e de forma notória, mas não está frio. Até está bem agradável.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bonitos os desenvolvimentos verticais desta tarde, aqui.

A temperatura máxima não passou dos 25,5ºC,e actualmente tenho 21,8ºC com humidade nos 61%.

Pressão a 1016 hPa e vento a 5,0 km/h de O (270º).
 

PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1,208
Local
Covilhã (700 m) / Almada
As fotos fazem-me lembrar as de São Francisco, tiradas por cima da Golden Gate, espectaculares mesmo.

O nevoeiro partiu da barra e foi percorrendo o Tejo para nascente. Tanto que quando saí da Margueira à 1 hora via o Barreiro.

E guess what, está ligada novamente, a ver até quando.:D Vejamos:

Temperatura: 19.8 °C
Ponto orvalho: 17.3 °C
Humidade: 86%
Velocidade do vento: 8.8km/h
Rajada de vento: 11.1km/h
Vento: OESTE
Pressão: 1015.5hPa
Precipitação: 0.0mm