Seguimento Litoral Centro - Setembro 2011

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Há pessoal a queixar-se mas olhem que eu apenas tenho 3mm acumulados :hehe:

Façam como eu esperem o dia ainda agora começou!

Ri-me imenso com vocês a discutirem o "flop" HotSop "Cuidem-se" :lmao::lmao::lmao:

Neste momento e apenas tem momento o unico sitio que aparentemente e digo aparentemente foi um flop é a zona norte ou litoral norte ... isto de acordo com as estações (pouicas do IM que consultei) e por aquilo que vi ....

Não fiquem desiludidos e aproveitem o evento dado que depois não vêem nada tão cedo (previsão a 15 dias ) !!

Sinceramente duvido que hoje alguém no litoral veja alguma coisa ... parece-me que as células formar-se-ão agora mais pela tarde em especial no interior tal como no dia de amanhã !!
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Sinceramente duvido que hoje alguém no litoral veja alguma coisa ... parece-me que as células formar-se-ão agora mais pela tarde em especial no interior tal como no dia de amanhã !!

Tenho algumas dúvidas Aurélio... Por um lado o ECM mostra o que afirmas coma instabilidade a concentrar-se mais no interior. Por outro lado o ALADIN volta a mostrar algo que já vem inalterado desde ontem... Uma faixa de forte instabilidade praticamente a cruzar o território horizontalmente na zona centro. Por exemplo (e puxando a brasa à sardinha) para Coimbra a ideia é reforçada pelo gfs para as 18h com valores de CAPE e LI muito favoráveis à ocorrência de trovoadas e, acima de tudo, valores de temperatura a 500hPa a descerem consideravelmente o que poderá indicar queda de granizo ou saraiva... Esperar por próximas saídas e sobretudo continuar a seguir o satélite... estas situações têm sempre o seu quê de imprevisibilidade.
 

shli30396

Cumulus
Registo
6 Dez 2010
Mensagens
195
Local
Rio de Mouro, Sintra (200m)
A depressão deve seguir agora lentamente para cima de nós. Actualmente a banda mais activa da frente vem de sudoeste, mas está a entrar já pelo golfo de Cádiz. Sendo assim penso que só o interior alentejano, Algarve e oeste de Espanha é que devem ter mais alguma animação. A não ser que se formem células do nada com o CAPE a ajudar. Para o litoral penso que é para esquecer daqui para a frente, pelo menos é o que diz o HIRLAM.

14:00 1 Sep



Por esta imagem há alguma precipitação intensa a atravessar o território continental, mas como vem de sul/sudoeste, penso que o litoral norte e centro pouco verão. Espero enganar-me. :hehe:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bom dia!

Madrugada de aguaceiros, que renderam 6mm. O evento segue assim com um acumulado de 18,2mm. :)

De momento, 21,3ºC em rápida subida. Humidade nos 85% e pressão a 1009 hPa.

O vento sopra fraco, e o céu encontra-se povoado por Cumulus e Cumulus Congestus.

Mínima de 16,8ºC.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Boa rega na grande Lisboa.

Últimas 24h, estações do WU.

Margem norte:
29,4mm - Portela
27,6mm - Moscavide
24,9mm - Amadora (Damaia)
18,3mm - Mira-Sintra
17,3mm - Caneças
17,0mm - Amadora (Venteira)
16,5mm - Parede (Cascais)
15,0mm - Barcarena (Oeiras)
13,7mm - Cais do Sodré
11,2mm - Queluz
10,2mm - Nova-Oeiras (Oeiras)

Margem sul:
29,0mm - Charneca da Caparica
25,1mm - Aroeira (Marisol)
24,9mm - Almada (Sra. da Piedade)
21,6mm - Várzea, Setúbal
20,0mm - Corroios, Seixal
19,1mm - Benavente, Santarém
13,7mm - Moita

Synops (Das 6h às 6h)
35,3mm - G.Coutinho
32,6mm - Geofísico
22,0mm - Montijo
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boa rega na grande Lisboa.

Últimas 24h, estações do WU.

Margem norte:
27,6mm - Moscavide

E desde as 0h estão acumulados 12,4 mm.

O sol volta a aparecer por entre as nuvens e a esta hora ainda está uma humidade bastante elevada, 71 %.