Seguimento Litoral Centro - Setembro 2013

No mapa WU apareceu desde Sábado uma nova estação.

Situa-se na localidade de Famões, concelho de Odivelas.

Trata-se de uma Davis Vantage Pro 2, o que vem aumentar o leque de estações fidedignas no mapa lisboeta e português.

Situa-se a sensivelmente 6km da minha residência, o que é uma pena, pois bem perto temos a estação de Caneças que, embora não enviando dados já há uns meses, o clima acaba por ser semelhante. Visto que a orografia do local da estação e do local onde resido serem bastante diferentes, raramente será possível relacionar os dados atmosféricos locais com os registados na estação.

Boas

T.minima: 17,1ºC
T.actual: 24,8ºC
____

No mapa WU apareceu desde Sábado uma nova estação.

Situa-se na localidade de Famões, concelho de Odivelas.

Trata-se de uma Davis Vantage Pro 2, o que vem aumentar o leque de estações fidedignas no mapa lisboeta e português.

Boa noticia, mas não será prematuro dizer que a estação é fidedigna? Como ainda não existem quaisquer registos(apenas 2 dias), não sei, se calhar é melhor esperar uns tempos para se perceber verdadeiramente a qualidade dos dados,de qualquer dos modos,quantos mais melhor.:thumbsup:

Bom dia.

Mínima de 18,7ºC e actuai 26,0ºC com 46% de humidade e 1017 hPa de pressão.

Vento de SSE (158º) e alguns Cirrus no céu.

Boa noticia, mas não será prematuro dizer que a estação é fidedigna? Como ainda não existem quaisquer registos(apenas 2 dias), não sei, se calhar é melhor esperar uns tempos para se perceber verdadeiramente a qualidade dos dados,de qualquer dos modos,quantos mais melhor.:thumbsup:

Sim, ainda será cedo, mas normalmente todas as estações da Davis apresentam dados fidedignos, mas tudo dependerá das condições de instalação (e manutenção) da estação meteorológica :)

Sim, ainda será cedo, mas normalmente todas as estações da Davis apresentam dados fidedignos, mas tudo dependerá das condições de instalação (e manutenção) da estação meteorológica :)

Exacto,todavia, tu e os restantes membros dessa zona serão certamente as pessoas mais indicadas para avaliar a qualidade dos dados.
_______

Tempo quente, 25,7ºC.
Alguma nebulosidade alta e vento fraco.

Sexta-feira promete. :trovao: :D

Exacto,todavia, tu e os restantes membros dessa zona serão certamente as pessoas mais indicadas para avaliar a qualidade dos dados.

Aparentemente são boas noticias para mim, que moro a 1,5km (linha recta) da localização dessa estação.
Vou estar atento aos dados, e assim que puder passo pelo local para ver se a vejo.

;)

Máxima de 26,3ºC.

Por agora, descida rápida com o céu a encobrir. Cumulus, na generalidade.

23,7ºC e 72% de humidade, com 1016 hPa de pressão e vento moderado de OSO (248º).

Já se verifica a existência de particulas de maior diâmetro (gotículas) no ar, mais próximo da Serra.

Há 5 minutos:

z0hw.jpg

---

22,9ºC e 76% de humidade. Algo abafado.