Seguimento Litoral Centro - Setembro 2014

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Também me parece que sim. :mad:
Mas nem mesmo o de Loulé está a enviar.
A última imagem de reflectividade de Loulé é um "monstro", pode ser uma super-célula:


Mais de cem descargas em vinte minutos!!

Já que fala em supercélula, de facto parece haver ali um gancho compreendido entre as imagens de radar.
 


david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
A célula de Coruche explodiu literalmente um pouco a norte do Couço!
Perde-se a conta ao número de descargas!
gIVPumT.jpg

por acaso esta noite tive no couço e à volta para ca era relampagos atrás uns dos outros
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Já que fala em supercélula, de facto parece haver ali um gancho compreendido entre as imagens de radar.

Parece possível que tenha ocorrido algum "fenómeno de vento extremo" mas a resolução da imagem não me deixa ter certezas. Acompanhando agora pelo RainAlarm houve alguns picos de ecos vermelhos embora eu não saiba qual o grau de confiança na resolução destas imagens.
A célula dirige-se para NNE, irá passar o vale do Tejo entre Abrantes e Castelo de Vide. Parece activar-se para o lado de Portalegre.
ksqQpZO.jpg

8HnlP8H.jpg

ULoIwkj.jpg

irgslW4.jpg

FjncZXk.jpg

GYDSfvi.jpg
 
  • Gosto
Reactions: david 6

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
As descargas eléctricas estão a funcionar. Quando passa uma hora certa é preciso voltar a selecionar as caixas das horas anteriores.

Pois eu tinha-me era esquecido que o horário utilizado era também o UTC, por isso disse que não funcionava.:lol: Já apaguei o post;)

Mas quanto ao radar...:angry:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Realmente não aparece. Por isso é que a minha confiança nas imagens do RainAlarm é baixa.:unsure:

Basicamente penso que a Serra da Estrela impede a passagem das ondas do radar Espanhol como tal Coimbra e o vale entre a Serra do Caramulo e Estrela não têm cobertura (fraca cobertura) pelo rainalarm :(

Não sei se esta teoria é a mais certa mas é provável.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mas quanto ao radar...:angry:

O radar estava a aguentar bem e eu até pensei em referir que o IPMA estava a trabalhar bem nesta situação de afluência, mas afinal... :mad:

A célula continua o seu deslocamento que neste momento parece mais na direcção N.
q1VdmQF.jpg

4rS3mju.jpg

Últimas descargas:
JsSubfT.jpg


Há uma célula periférica que parece ir passar perto de Castelo de Vide
U3MK9KP.jpg
 
  • Gosto
Reactions: SpiderVV

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Em Carcavelos voltou a chover fraco na última hora. Pelo aspecto da imagem de satélite penso que não é de esperar muito mais por esta noite.
Entre estes períodos de chuva fraca até apareceu a Lua. As nuvens baixas moviam-se de SSE para NO mas nuvens médias e altas mantinham a trajectória que tem sido característica desde há cerca de doze horas, de SSW ou SW para NNE.
oyrm00J.jpg


Depois da chuva as nuvens baixas passaram também a vir de SSW.

Última imagem de satélite (4h30)
lJWl2Om.jpg
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não esperam mais nada no centro e sul no dia de hoje, nem os modelos já indicam nada a célula já passou e a forma-se algo será mais no interior norte e centro.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Ontem à noite fui um bocado ao cabo da roca/guincho ver se conseguia ver pelo menos um clarão mas nem um :lmao:, o que vi foi suor pela testa abaixo cada que vez abria a porta do carro, parecia que abria a tampa da panela tal era a humidade e calor, pois o AC tem uma humidade baixa além da temperatura.

Mas isto hoje :rolleyes:, vamos lá ver tá sol pode ser bom ou poder ser mau, só a partir das 14h/15h é que se sabe, vamos deixar aquecer. O acumulado de ontem foi 1 mm.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic