Seguimento Litoral Centro - Setembro 2014



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas noites

Poente com ambiente ainda húmido, cumulus que embora vindos de SSW expandem-se para ENE parecendo assim que andam "de lado".
bvwkGrN.jpg


a colecção de fotos do dia é bastante extensa, por absoluta falta de tempo não consegui ainda mostrá-las. Irei pondo ao longo da noite.
 

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Dia muito chuvoso e abafado fazendo lembrar os trópicos! Uma coisa em que reparei e que não me lembro da ultima vez que aconteceu é começar a ver as ervas a brotar, mais uns dias e os campos estão verdes. O que para mim é quase novidade visto que ainda estamos no verão.. :D Ah e espero que a chuva faça uma pausa não quero Festas da Moita molhadas :thumbsup:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Esta é para rir... é a terceira das únicas três fotos desta noite em que se vêem descargas, a 50 Km de distância o que é que eu estava à espera?? Pelo menos dá para ilustrar que nestas condições, com chuva pela frente mas horizonte aberto sobre o mar, essa deve ser a máxima distância a que se vê actividade eléctrica.
PF3Pjvq.jpg


detalhe com contraste exagerado para mostrar que estava ali um raio nuvem-mar
zEBXFbw.jpg


registo de descargas da hora em que esta ocorreu
XnvTLpD.jpg


para a próxima coloco a lente 250mm... e mesmo assim...
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Encontrei ainda outra, também muito longe, 50 Km, mas está identificada no registo do IPMA: -12,3 kAmp.
A anterior não consegui encontrar correspondência no minuto/segundo exacto (o relógio da câmara tem de ser acertado frequentemente, pode daí advir a falta de sincronização, embora os tempos afixados nas imagens já tenham sido corrigidos mas o processo não é rigoroso ao segundo)
qN5qAwZ.jpg

TiURUbr.jpg

T0HA0ur.jpg


Estas imagens foram tiradas com a câmara a fazer automaticamente uma rajada de 10, com exposição regulada manualmente (13 segundos neste caso). Neste modo de rajada os intervalos entre fotos são de menos de um segundo. É um dos processos de tentar cobrir quase totalmente um longo intervalo de tempo sem exposição demasiado longa, para não sobre-expôr a iluminação que não provém da descarga. No fim de cada rajada, no entanto, pode-se perder alguns segundos a verificar minimamente se a exposição está adequada e a iniciar nova rajada. Em duas ocasiões desta transição perdi duas descargas das melhores, foi azar. Com as imagens obtidas, mesmo que não tenham registos de raios, fazem-se animações time-lapse muito interessantes. Ainda não tenho um programa adequado para o efeito.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Neste momento as nuvens, alguns cumulus, continuam a deslocar-se de SSO para NNE. Daqui a cerca de duas horas poderão entrar alguns aguaceiros na costa Cascais-Lisboa, mas são pontuais e não parecem sequer fortes. As nuvens correspondentes não têm desenvolvimento significativo, até agora.
As ondas aumentaram durante a tarde e ainda se ouvem bem.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Obrigado, Stormy, é um grande elogio. Tenho aprendido muito aqui e o teu trabalho de análise e previsão é seguramente um dos grandes pilares desta entusiasmante comunidade. :cheers:


Concordo com o Stormy, grandes fotos, dá gosto de se ver
Já que aqui em Lamego não tem havido trovoada, ao menos consolo-me de ver aqui estas fotos... É um regalo para os olhos!!!!!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Enquanto não vem mais actividade, vamos actualizando os momentos significativos do dia aqui por Caracavelos.
Cerca das 7 horas da manhã o nascente tingiu-se de laranja avermelhado dando um aspecto dantesco às células que chegavam à Costa da Caparica. O efeito durou cerca de vinte minutos e é observado em condições como as de hoje, atmosfera com elevado conteúdo de vapor de água e nuvens de grande desenvolvimento vertical.
qSpQ7SW.jpg


No lado oposto as cores ainda eram as da alvorada luarenta; a linha de instabilidade funcionando como uma barreira perfeita entre ambas as fontes luminosas:
pXkTQuY.jpg


O efeito foi esbatendo-se ao mesmo tempo que a célula avançava. Como é hábito as gaivotas mudam de poiso, à cautela, do litoral para as ribeiras e para os campos. Havia cerca de uma centena no parque de terra.
m8AK9Xu.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
As ondas em Carcavelos estão a ouvir-se como se fosse inverno. Mantém-se tudo na mesma, alguns cumulus pequenos e fractus a correrem de SSO. Não havendo radar do IPMA desda a meia-noite, apenas observando as imagens de satélite se pode talvez concluir que os aguaceiros que vinham a caminho estão a dissipar-se; as nuvens têm diminuído de extensão.