Seguimento Litoral Centro - Setembro 2014



casr26

Cumulus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
323
Local
2550 - 1400
Ora aqui da região Oeste... ainda não senti a queda de temperatura como já se sente em Torres Vedras como disse o MIGUEL_DKs... mas nota-se que as nuvens estão mais compactas, já praticamente sem abertas no céu, vento aumentou... e surpresa das surpresas, vento vindo daquela direcção é pancada de água e trovoada certas, vamos lá ver o que vem aí e se a EDP porta-se bem hoje...
 
  • Gosto
Reactions: nelson972

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
952
Local
Amora (Seixal)
Digam-me uma coisa; na vossa opinião, para melhor se "ler" o radar deve-se usar o de Coruche, o de Loulé ou o mosaico de ambos? Isto para a região de Lisboa, que é onde me encontro.

O de Loulé permite uma visão mais a sul, o de Coruche mais puxada para norte, mas o mosaico por vezes esbate aparentes ecos bem carregados. Ou seja, o ponto laranja que se vê isoladamente no de Loulé e de Coruche esbate-se quando passamos a mosaico.

Qual a opção mais fiável?

Por acaso prefiro um ou outro, nunca o mosaico!
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
942
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Vai-se aproximando, altura de começar a fechar as escotilhas. :rain:

no tejo nao se sente muito a ondulação na area de cacilhas.se fosse na trafaria aí sim sente-se
:lol:

Eu adoro o barco, e quanto mais o cacilheiro é abanado pelas ondas mais sono tenho. Não é a primeira nem segunda vez que nos dias de mar alterado adormeço e só sou acordado com a "pancada" ao atracar no Cais do Sodré. :D

A propósito disso, e peço desculpa aos moderadores pelo off-topic mas é uma questão algo importante para quem vive na margem sul, nas alturas de mau tempo a Transtejo mandava parar os cacilheiros, que são mais ligeiros, e só passavam a funcionar entre as duas margens os ferries, mas sem viaturas; agora que desde o final de Abril os ferry-boats foram fazer o circuito Trafaria-Porto Brandão-Belém quererá isso dizer que o almadense que queira ir para a capital em dias de temporal só o poderá fazer se apanhar o autocarro para a Trafaria e daí seguir para Belém? :huh:
 

Aspvl

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
505
Local
Lisboa, Arronches
Digam-me uma coisa; na vossa opinião, para melhor se "ler" o radar deve-se usar o de Coruche, o de Loulé ou o mosaico de ambos? Isto para a região de Lisboa, que é onde me encontro.

O de Loulé permite uma visão mais a sul, o de Coruche mais puxada para norte, mas o mosaico por vezes esbate aparentes ecos bem carregados. Ou seja, o ponto laranja que se vê isoladamente no de Loulé e de Coruche esbate-se quando passamos a mosaico.

Qual a opção mais fiável?

Também tive a mesma dúvida:).

Aqui fica a explicação pelo IPMA:
https://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/otempo/observacao.remota/index.html?page=radar.xml&print=true
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e JAlves

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
751
Local
Mafra
A propósito disso, e peço desculpa aos moderadores pelo off-topic mas é uma questão algo importante para quem vive na margem sul, nas alturas de mau tempo a Transtejo mandava parar os cacilheiros, que são mais ligeiros, e só passavam a funcionar entre as duas margens os ferries, mas sem viaturas; agora que desde o final de Abril os ferry-boats foram fazer o circuito Trafaria-Porto Brandão-Belém quererá isso dizer que o almadense que queira ir para a capital em dias de temporal só o poderá fazer se apanhar o autocarro para a Trafaria e daí seguir para Belém? :huh:

Bem visto "vizinho". Só cá moro desde o natal e nos dias de temporal optei sempre por ir de carro. Mas agora estive uma temporada a leva-lo e já perdi a paciência. Por mais idílicos que sejam os cacilheiros sou da opinião que ficávamos muito melhor servidos com os catamarans que são mais rápidos, confortáveis e seguros. Pode ser que os usem nesses dias já que tem tantos parados
 
  • Gosto
Reactions: Microburst

thunderstorm87

Cumulus
Registo
6 Set 2014
Mensagens
496
Local
Cacilhas
Nem é tanto pela ondulação que estou habituada. Era mais porque se falou em inundações nas zonas ribeirinhas e não sei nadar Lol
Não sei como estarão as sarjetas no cais do sodré, mas realmente estou farta do trânsito. :thumbsup:

vizinha se a mare tiver cheia de manha, leva galochas porque se se juntar o vento, ondulaçao e mare cheia, a agua da chuva nao tem escoamento.ja me aconteceu
 
  • Gosto
Reactions: Microburst e Rachie

thunderstorm87

Cumulus
Registo
6 Set 2014
Mensagens
496
Local
Cacilhas
Vai-se aproximando, altura de começar a fechar as escotilhas. :rain:



Eu adoro o barco, e quanto mais o cacilheiro é abanado pelas ondas mais sono tenho. Não é a primeira nem segunda vez que nos dias de mar alterado adormeço e só sou acordado com a "pancada" ao atracar no Cais do Sodré. :D

A propósito disso, e peço desculpa aos moderadores pelo off-topic mas é uma questão algo importante para quem vive na margem sul, nas alturas de mau tempo a Transtejo mandava parar os cacilheiros, que são mais ligeiros, e só passavam a funcionar entre as duas margens os ferries, mas sem viaturas; agora que desde o final de Abril os ferry-boats foram fazer o circuito Trafaria-Porto Brandão-Belém quererá isso dizer que o almadense que queira ir para a capital em dias de temporal só o poderá fazer se apanhar o autocarro para a Trafaria e daí seguir para Belém? :huh:

boas vizinho.ate a data lembro me de apenas 2 grandes temporais que realmente obrigaram ao cancelamento da travessia Cacilhas-C.Sodre.Ja na trafaria é diferente.um pouco de ondulação e vento e interrompem-se logo as ligações.Mas tambem partilho a opiniao contra a retirada dos ferrys.Ao menos deixavam o eborense a fazer umas viagens em cacilhas.desculpem o off topic.
 
  • Gosto
Reactions: Microburst e Rachie