Seguimento Litoral Centro - Setembro 2014

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
Bom dia,
Aqui no Marquês manhã agradável com céu pouco nublado, pouco vento e 18º. Ontem dia fantástico na Ericeira com a temperatura do ar e da água como nunca esteve no Verão. As ondas, certinhas, estavam tipo coca-cola. Que fim de semana tão agradável.


Tinha o iphone a carregar no meu carro que estava do lado oposto da auto-caravana e a chuva era diluviana. Mesmo assim não sei se teria coragem de me por a tirar fotos. É que gosto de meteorologia e tenho aprendido imenso aqui no Forum mas nunca vou ser um meteolouco (e naquela tarde em Ribeira tinha de se ser o mais louco dos meteoloucos para filmar ou fotografar). Aquilo metia respeito pois os relâmpagos rasgavam o céu cinzento chumbo (tanto do lado do mar como do vale de Stº. Isidoro) e logo escassos segundos depois estalava a bomba. Passou-se bem o tempo pois na pequena salinha estavam só amigos (rapazes sem medo) em amena cavaqueira por entre a colecção de pranchas retro empilhadas no "corredor". Disseram-me que não havia nenhum problema pois as rodas são de borracha - escolhi acreditar !!!
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
O dia hoje acordou com um nevoeiro cerrado, mas depressa se dissipou, dando lugar a um bom dia de sol, com a temperatura a rondar os 30ºC.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom dia,
Aqui no Marquês manhã agradável com céu pouco nublado, pouco vento e 18º. Ontem dia fantástico na Ericeira com a temperatura do ar e da água como nunca esteve no Verão. As ondas, certinhas, estavam tipo coca-cola. Que fim de semana tão agradável.



Tinha o iphone a carregar no meu carro que estava do lado oposto da auto-caravana e a chuva era diluviana. Mesmo assim não sei se teria coragem de me por a tirar fotos. É que gosto de meteorologia e tenho aprendido imenso aqui no Forum mas nunca vou ser um meteolouco (e naquela tarde em Ribeira tinha de se ser o mais louco dos meteoloucos para filmar ou fotografar). Aquilo metia respeito pois os relâmpagos rasgavam o céu cinzento chumbo (tanto do lado do mar como do vale de Stº. Isidoro) e logo escassos segundos depois estalava a bomba. Passou-se bem o tempo pois na pequena salinha estavam só amigos (rapazes sem medo) em amena cavaqueira por entre a colecção de pranchas retro empilhadas no "corredor". Disseram-me que não havia nenhum problema pois as rodas são de borracha - escolhi acreditar !!!

Os veículos com habitáculo metálico, automóveis, caravanas, etc proporcionam uma protecção contra as descargas eléctricas e não é por terem rodas de borracha mas sim devido a um efeito chamado de "gaiola de Faraday" que faz as cargas eléctricas distribuirem-se pelo exterior da "gaiola", não entrando no seu interior e portanto não atingindo quem lá estiver. No entanto é mesmo necessário que o material que forma o habitáculo seja metálico. Se fôr fibra de vidro o efeito não existe pois aquela é um fraco condutor eléctrico. As rodas de borracha nada protegem, basta perceber que um raio foi capaz de atravessar centenas de metros pelo ar até chegar ao impacto e não serão os poucos centímetros de distância ao solo proporcionados pelas rodas que o impedirão de chegar à terra usando o veículo como parte do seu percurso! Mesmo assim a protecção dada pelo efeito de "gaiola" necessita que não haja janelas abertas e que quem estiver no interior não esteja a tocar nas partes do veículo que constituem o invólucro, nem em dispositivos com conductividade elevada ligados ao veículo (dispositivos com fio, volante, fechos de portas, etc).
A atitude de resguardo é muito recomendável, e nem mesmo os "meteoloucos" se expôem a riscos como se possa pensar, até porque são normalmente bons conhecedores desses riscos e perigos, talvez mais do que a maioria das pessoas. :)
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
indíviduos, com tendências claramente suicidas, se foram colocar no terraço do IPMA

:huhlmao: no entanto se o terraço estiver rodeado de postes ou antenas altas, logicamente com pára-raios instalados, eles podiam estar na zona de protecção. A propósito, essa zona não é definida por um cone de eixo no pára-raios e de geratriz rectilínea, como muitas vezes já vi descrita, mas sim uma geratriz em arco com concavidade voltada para cima, ou seja, a protecção é na verdade mais restrita do que a do cone tradicional.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Tendências suicidas?:D Não diria tanto...:cool:
As descargas eléctricas estavam ainda muito longe e com pouca frequência (até se custavam a filmar:D), a shelf evoluía relativamente devagar e com maior actividade na margem Sul, na zona de Montijo, Moita, etc...... digamos que era um "perigo" (se é que alguém esteve em perigo) relativamente controlado... se as condições fossem mais agressivas, aí sim, as coisas poderiam ser mais complicadas... o que não foi, de longe, o caso. ;)

Aí é que se engana. :D Eu bem vi o que se passou no passado Sábado, com uma trovoada a poucos km e uns indíviduos, com tendências claramente suicidas, se foram colocar no terraço do IPMA para fazer uns excelentes apanhados da supercélula que estava em aproximação. :maluco::p

B....
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas tardes,

Resumo de hoje (dados do datalogger)

2s0e2o5.jpg
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Hoje foi um dia calmo, poucas nuvens, Amadora a chegar aos 26ºC e o ínicio de Outubro promete bom tempo e com temperaturas consideravelmente altas para o dia 1 de Outubro!

31v9IyK.png


Amadora chega aos 30ºC dia 1, e pelo que vi Beja vai chegar aos 34ºC! Imagino ainda mais no interior...
Pelos vistos só dia 8 volta a chuva em todo o país...
Sinceramente já estou um bocado farto de calor, queria aquele sol de Inverno a aquecer quando está frio :)
 
  • Gosto
Reactions: JoãoLuísAguiar
Registo
17 Ago 2012
Mensagens
116
Local
Mafra
Por aqui, noite fresca mas agradável :)

Parece que a partir da próxima semana a instabilidade regressa, por isso é de aproveitar estes diazitos!

Dados actuais (Mafra - 23h50):

T= 18,5ºC
Humidade 83%
Cobertura de nuvens: 0%
Probabilidade de precipitação para as próximas 8 horas: < 10%
Precipitação actual (mm): -.-
Precipitação (mm/últimas 3h)= -.-

Visibilidade de 10 km
Índice de UV = baixo: 0

Vento= N - 12,9 km/h
PA= 1024,1 mBar
__________________

30/09:
Nascer do Sol: 07h32
Pôr do Sol: 19h21
Lua: Quarto crescente, idade de 5.8 dias e luminosidade de 30,6%.
Solstício de Inverno: 21/12 - 23h03 (UTC)
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O dia de ontem aqui em Carcavelos descrito em imagens:

Na culminação, sol muito forte, calor de verão
7gN3MU6.jpg


Para a tarde, alguns cumulus inofensivos para SE
nTMFT9U.jpg


Ao pôr-do-sol apareceram no horizonte nuvens altas bastante espessas, a cerca de duas centenas de quilómetros, em deslocamento de ONO para ESE
XIoMC3f.jpg

QtYJoVb.jpg


Imagens de satélite enquadrando a hora do ocaso, mostravam essas nuvens, bem longe da costa
phAfAjO.jpg
2bcJGu4.jpg


01:00 Neste momento essas nuvens altas já chegaram:
lRhMssZ.jpg


Nas três imagens, destaque para as células no Mediterrâneo, a afectar o sul de França:
http://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-europa-2014.7465/page-71#post-447544
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Uma manhã calma, céu sempre acompanhado de cirrus e calor a aumentar, um céu tão azul como no Verão que dá vontade de ir à praia! As nuvens cirrus estão já a desvanecer e provavelmente não deve haver nuvens à tarde.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic