Seguimento Litoral Centro - Setembro 2015

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,729
Local
Loures
Choveu bem em Mafra( vila mesmo), é uma pena não termos dados de lá, sei de pelos menos duas estações amadoras em que os dados não estão disponíveis ao publico, falo da estação instalada no edificio da proteccao civil de Mafra, e na escola secundaria Jose Saramago. Poças enormes, havia inclusive nevoa em redor das torres do convento, dava uma foto espectacular. O factor altitude naquela zona é bem marcante, e mais acima na Carapinheira (cota 275m) acentua-se.

Digo o mesmo por aqui... Choveu bastante ainda, por mais de 2h. Onde vivo a altitude é baixa (cerca de 20m), mas a serra aqui em frente (325m) costuma sempre ter bons acumulados, é uma pena a estação do MeteoCaneças estar off já há bastante tempo :hmm:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e bpereira


bpereira

Cumulus
Registo
28 Dez 2010
Mensagens
139
Local
Brenha - Figueira da Foz 125 Mts.
Registo diário.

Máxima de 23,9º - 15:46
Mínima de 15,5º - 07:16
actual de 18,2º - 22:30
Acumulado diário de 12,19 mm

Foto do nevoeiro que se instalou na hora de almoço,

meteo_brenha_2015_0112.jpg

 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Dia de "chuva" :lol:, chuvíscos que pouco mais que molharam o chão, a terra pouco molhou tendo secado pouco tempo depois, o "diluvio" :D deve ter começado pelas 18:00h e deve ter durado pouco mais de meia hora, e pronto foi o dia de chuva hahaha, bem, mas já quase dá para sentir o cheiro a inverno, mais notório foi a temperatura que não deve ter ido a mais dos 20º - 21º C,

actualmente já está 16,8º C e 89% Hr e uma notória sensação de inverno, vamos ver se o mau tempo que se avizinha vai trazer alguma coisinha para aqui ( mas não sei porquê, acho que pouco se vai manifestar ).
 

bpereira

Cumulus
Registo
28 Dez 2010
Mensagens
139
Local
Brenha - Figueira da Foz 125 Mts.
Quando olhei para este quadro achei um pouco estranho na Figueira não ter acumulado nada, porque ainda tinha chovido bem um pouco durante a tarde..
Fui verificar e numa estação do WunderMap realmente não tinha acumulado.
meteo_brenha_2015_0113.jpg


Na Figueira da Foz afinal também choveu um pouco como se pode ver na estação da Protecção Civil.
meteo_brenha_2015_0115.jpg

meteo_brenha_2015_0114.jpg



Até às 19:00 utc choveu isto na região Litoral Centro:

f6Qt6z1.gif


19,1ºC e 85% neste momento.

Bastante húmido para um pós-frontal. Aguaceiro intenso em Coimbra. Bencanta deve ter o pluviómetro avariado, assim como Leiria.
 

PapoilaVerde

Cumulus
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
247
Local
Almada
Precipitação forte e vento intenso a norte do Mondego nos dias 15 e 16 de setembro de 2015
Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2015-09-14 12:23 e 2015-09-16 23:59 Precipitação forte e vento intenso a norte do Mondego nos dias 15 e 16 de setembro de 2015 Uma depressão com origem no ex-ciclone tropical Henri, centrada no início do dia de hoje, 14 de setembro 2015, a norte dos Açores, irá aproximar-se da Corunha na madrugada do dia 15, dirigindo-se para o Golfo da Biscaia durante a tarde. Neste trajeto irá verificar-se uma descida acentuada dos valores da pressão, atingindo o valor mais baixo, inferior a 980 hPa, no Golfo da Biscaia no início da tarde do dia 15.Os efeitos desta depressão no território do Continente irão prolongar-se até ao final do dia 16, originando precipitação forte e vento intenso as regiões a norte do Mondego.As maiores quantidades de precipitação irão ocorrer no Minho, Douro Litoral e Beira Litoral, na tarde de 15 e noite de 16, onde poderão ultrapassar 100mm em 24 horas.O ve nto forte começará por atingir as regiões do litoral Norte, na manhã do dia 15, e depois as regiões do interior Norte e Centro, prolongando-se até ao final da manhã do dia 16, afetando com menor intensidade a região Sul. Rajadas de vento da ordem de 90km/h atingirão a generalidade das regiões a norte do Mondego, prevendo-se rajadas superiores a 110 km/ nas terras altas.Esta depressão irá causar agitação marítima forte na costa ocidental portuguesa a norte do Cabo Raso.Para mais informações consultar os avisos meteorológicos emitidos pelo IPMA:https://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/ Seg, 14 Set 2015 12:23:58
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Vem por aí mau tempo. Será que este fenómeno chegará a atingir a grande Lisboa de forma a poder causar estragos?

Não, em Lisboa e arredores a única coisa mais relevante será o vento no final do dia de terça e madrugada de Quarta, mas não devendo passar os 70 a 80km/h... A chuva não será nada de especial! talvez em torno dos 10mm...
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Boas,
Apresento-vos, aquilo a que os antigos chamavam, um Pé de Pinheiro!
Já alguns me devem ter visto falar disto. Antigamente os homens do mar regulavam-se pelos sinais do céu, havendo alguns que eram prenúncio de mau tempo. O mais temido era o Pé de Pinheiro. Desde pequena que aprendi a conhecer esses sinais através do meu pai, filho de um mestre de um barco. O meu pai aprendeu em criança, nos anos 30.
Hoje olhei para o céu, a sul, e vi o que me pareceu ser um Pé de Pinheiro. Ainda em dúvida chamei a minha mãe que me confirmou isso mesmo. Tenho pena de não o ter apanhado todo. Já estava a desvanecer e não consegui apanhar-lhe o "pé". No entanto dá para ver perfeitamente a formação. Quando visto no seu auge e totalidade, esta formação é semelhante a um pé de pinheiro com as suas ramificações, daí o nome que lhe davam.
Todos sabemos a previsão meteorológica para os próximos dias... hoje vi isto! Já há alguns anos que não via um tão grande!

f705f2c47ae1c7bb11cd6596a0500d22.jpg

e68251303812512b835c5ef0d8c5684b.jpg
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
941
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Bonito relato Candy, desconhecia em absoluto. Pessoalmente obrigado pela partilha, algo que não fazia mesmo sendo eu oriundo de uma família com longa tradição na Armada. ;)