Seguimento Litoral Centro - Setembro 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Apareceram umas nuvens deveras interessantes, agora.

São cumulus humilis, no máximo largam uns chuviscos, ou nem isso. Podem ter aspecto escurecido na base mas há que ver o volume que têm por cima. Na segunda foto é possível chuviscar.
Boas fotos! (conheço muito bem essa zona)
off-topic: vejo que estreaste o Photobucket. Em tempos (há anos) tinha lá uma extensa colecção mas a qualidade do site era má e desisti. Agora parece terem melhorado bastante.
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui avizinha-se mais uma noite fresca, desde o meio da tarde que está vento moderado, o que me fez trocar logo os calçoes, pelas calças.
Sigo com 21ºC.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas noites,

Mais um dia fresco, máxima de apenas 20,8ºC, as máximas frescas vão continuar pelo menos até Sabado.
T.minima: 16,8ºC
T.actual: 17,7ºC
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
São cumulus humilis, no máximo largam uns chuviscos, ou nem isso. Podem ter aspecto escurecido na base mas há que ver o volume que têm por cima. Na segunda foto é possível chuviscar.
Boas fotos! (conheço muito bem essa zona)
off-topic: vejo que estreaste o Photobucket. Em tempos (há anos) tinha lá uma extensa colecção mas a qualidade do site era má e desisti. Agora parece terem melhorado bastante.
Pois... eu sei que estas nuvens não são nada demais. Achei estranho quando vi a base mas depois reparei que não tinham volume nenhum. Enfim...qualquer nuvem pra mim é interessante agora :D
Onde tem o guindaste estão a construir um centro de saúde. Vai estragar a paisagem mas pronto...
Eu só comecei a usar o photobucket para publicar fotos aqui :lol:
 

Aspvl

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
505
Local
Lisboa, Arronches
Sim, mesmo em São Pedro!
Mas foi muito breve...

Interessante, em S.Pedro de Moel mesmo? Há uma área de nuvens baixas suficientemente espessa nessa zona para produzir alguma precipitação fraca, prevista aliás.

VlmCYa5.jpg


Aqui em Carcavelos têm predominado cumulus humilis e fractocumlus com alguns cirrrus, tudo não excedendo os 2/8 de cobertura do céu mas produzindo sombra intermitente. A sensação térmica é bastante variável conforme o sol descobre ou se oculta, aliado à nortada moderada com rajadas quase fortes. Poeira levantada ocasionalmente, mar picado em algumas áreas.

A mínima ontem acabou por ser atingida pouco antes da meia noite, 18,9ºC ou 18,7ºC conforme se prefira o dia a acabar às 24:00 hora legal (utc+1) ou mesmo às 0:00 utc (1:00 legal de hoje). Esta dualidade torna a indicação das temperaturas extremas diárias bastante confusa. Sou da opinião que aqui para o fórum se devia usar sempre a hora do fuso, UTC, para evitar ambiguidades. Percebo que é mais fácil olhar para o relógio e que as estações amadoras reiniciam às 0h legais (mas nem todas, o que torna a uniformização ainda mais complicada).

Ao amanhecer de hoje a temperatura desceu aos 17,8ºC à volta das 7h (legais). A humidade relativa foi máxima pouco antes das 4h da madrugada, 80%.

Máxima ainda mais fresca do que ontem, 22,3ºC, pouco antes das 16h30 com 57% de HR.

Céu a ficar mais nublado, há um véu de cirrus e cirrostratus finos a cobrir os cumulus humilis (quase mediocris).

Bruma sobre terra e fumo espesso de incêndio na direcção Leste, Costa da Caparica talvez.
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Ora a mínima da noite passada foi de uns frescos 16,1º C, por agora já vai nuns 16,6º C e 78% Hr,
e quando vinha a caminho de casa a descer a serra da Luz para Odivelas pelas 19:50h começou cair uns pingos, uns 20 ou 30 no pára-brisas no total, portanto um acontecimento relevante :lmao::lol:, ( isto é o que faz já não ver chuva a algum tempo, entramos numa espécie de "dependência" ( não sei se é este o termo ) e entra-se em delírio :D ),

ainda assim +- pelas 20:15h ainda comecei a ver o céu bem escuro.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Estou mesmo farto!! Quando chove, é só no norte ou então às vezes aparecem umas células no sul... e agora é nos Açores que chove imenso!! Nunca nos calha um aguaceiro mais para o forte. No máximo são chuviscos...
Mete raiva ver tudo seco por aqui, principalmente a serra de Carnaxide porque é muito mau ver uma serra que antes era verdinha e agora só tem plantas secas e pó...
Pronto desabafei! :D