Seguimento Litoral Centro - Setembro 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

Amanhecer bastante fresco com 15,9ºC e 80% de humidade ao nascer do sol.
Céu pouco nublado, alguns fractocumulus e também cirrus a sul e sudoeste, longe no horizonte, estes últimos já relacionados com a actividade convectiva que se registou no arquipélago da Madeira.

Nortada variável, como ontem.

Máxima suave de 22,9ºC das 16h às 17H, a humidade sem descer abaixo dos 56%.

Bruma sobre terra, misturada com algum fumo, neblina brilhante no horizonte marítimo.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Temperatura a descer rapidamente como ontem, mesmo assim, algumas décimas acima da registada à mesma hora do dia anterior:

18,7ºC nesta altura.

Diferença em relação à humidade, mais húmido hoje do que ontem, 71% neste momento.

Os cirrus mantiveram-se muito longe no horizonte. As nuvens baixas ao largo de Cascais também, foi atrás delas que o sol se ocultou, mas correm bem depressa na nortada que tem estado moderada com rajadas. Muito pouco habitual para Setembro esta continuação da nortada que tem sido uma característica mais dominante do que o normal ao longo de tantos meses que já dura o verão meteorológico.

A água do mar está a arrefecer e nota-se bem, mesmo eu noto.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Fecho o dia com uma tragédia, Monte Abraão arde toda... zona de mato perto da anta.
Zonas de Queluz e Amadora devem estar sob cheiro de fumo intenso, vento de NO quase forte não ajuda :(

c55vkcX.jpg

hxzdGjD.jpg
Já morei em Monte Abraão e é tão improvável que haja incêndios na anta...
Não há vegetação nenhuma!!
Não percebo o pessoal que tem prazer em foguear tudo, a sério...
Sinto o cheiro aqui em Carnaxide :(
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Nortada bem forte e capacete na serra.
Brutal a ventania na localidade do Cabreiro, arredores de Alcabideche, passei por lá às 19 horas, os caixotes do lixo estavam todos tombados.
Hoje,até em áreas de vale havia muito vento, impressionante.

Máxima fresca, 20,2ºC
Sigo com 16,0ºC e vento moderado a forte.

Ha pouco rajada de 72 km/h.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
16.0ºC estaveis.

@StormRic esqueci-me de contar que o fio de agua da ribeira dos Marmeleiros deixou de correr ha coisa de 1 mes atras, neste momento, passei por la hoje, aquela pequena represa já secou bastante, algo incomum de se ver, nem o estreitamento do vale e respectiva sombra safam a coisa, seca terrivel esta.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
esqueci-me de contar que o fio de agua da ribeira dos Marmeleiros deixou de correr ha coisa de 1 mes atras, neste momento, passei por la hoje, aquela pequena represa já secou bastante, algo incomum de se ver, nem o estreitamento do vale e respectiva sombra safam a coisa, seca terrivel esta.

Está tudo no limite, a partir de agora muitas árvores podem começar a morrer. Ainda não confirmei, mas parece que a Mula desceu imenso nas últimas semanas.

17,0ºC aqui.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Ainda não confirmei, mas parece que a Mula desceu imenso nas últimas semanas.

Acredito, vou tentar passar lá nos próximos dias.
Eu nas minhas voltas de bike, noto os trilhos cada vez mais secos/duros, parece cimento, apenas mais uma nota da seca que atravessamos.
__________________

Cascais segue nos 19,5ºC.
Céu limpo e vento fraco.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e bpereira