Seguimento Litoral Centro - Setembro 2015



bpereira

Cumulus
Registo
28 Dez 2010
Mensagens
139
Local
Brenha - Figueira da Foz 125 Mts.
Por aqui já vi 2 trovões, não estava à espera de trovoada hoje!!

O meu Rain Alarm já me deu aviso de chuva.
meteo_brenha_2015_0121.jpg


Fui até a Serra da Boa Viagem e deparei-me com este cenário para esses lados.
meteo_brenha_2015_0122.jpg


meteo_brenha_2015_0123.jpg
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boa noite.

Dia solarengo, com vento fraco/nulo na maior parte do tempo, possibilitando extremos mais díspares: 13,2ºC / 25,3ºC.
Céu em geral pouco nublado por nuvens médias / altas.

De momento sigo com 20,5ºC e 47% de humidade. Pressão nos 1016 hPa.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Sigo com 22°C
Muita nebulosidade a entrar por Portalegre e Évora e parece que evoluiu uma linha de precipitação em Santarém, porém deve ser só ser virga, por enquanto
Tudo com movimento Este -> Oeste
Vamos lá ver se teremos alguma coisa :D
talvez não, as manchas azuis que por aqui estão a passar de vez em quando deixam uns pingos
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Sigo com 20,9ºC.
Notavel o frio instalado no Pisão, passei de la ha pouco de carro, marcava 13ºC, certamente que devia estar mais frio, pois não parei para a temperatura estabilizar, e no terreno onde instalo o sensor é 1,5/2ºC mais frio em relação à ponte.

Extremos de hoje: 14,5ºC / 25,0ºC
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Estamos em 2015 o ano dos não eventos...

A quem o dizes...
Este ano foi para esquecer, meteorologicamente e astronomicamente falando...

off-topic: :nono: desculpem-me discordar totalmente :D! Este foi um ano de fenómenos e situações incomuns, quando tiver tempo faço uma lista. Aliás penso que devia haver um tópico só de simples calendário com um resumo de poucas palavras por cada dia a relembrar os eventos principais diários ou acumulados.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O stormric do seu spot, deve conseguir uma qualidade bastante superior! Eheh

:facepalm: para a desilusão que foi... até tive que ir ver outra coisa bem mais empolgante. Estes altocumulus castellanus borbulharam durante cerca de duas horas e depois dissiparam-se.

Gosto muito dessa composição tirada na praia.

Fui até a Serra da Boa Viagem e deparei-me com este cenário para esses lados.
:cool: Que linda essa Cumulonimbus!

O poente de anteontem, 27, foi muito semelhante ao dos dias anteriores, mas as nuvens baixas corriam mais depressa ao sabor da nortada ao largo da costa. O vídeo está acelerado 4x, se visualizarem em velocidade 0,25x vêem o movimento com velocidade real:



Ontem, 28, aqui em Carcavelos, mínima de 15,9ºC depois de nascer o sol mas outra estação no bairro marcou 19,2ºC, que por acaso até coincide com o que observei na varanda. Portanto já estou na dúvida quanto às duas estações do bairro.
Dia menos húmido, só chegou aos 75% ao amanhecer.
Máxima de 24,5ºC às 16h e a humidade desceu aos 48%.

Avistaram-se ao longe de Este a SSE os topos de várias células sobre o Alentejo, nomeadamente a grande célula de Odemira, mas tudo muito enfarruscado pela bruma.

A promessa de instabilidade na área de Lisboa ficou-se por estes belos altocumulus ou mesmo cumulus de base alta (ver na máxima resolução possível pois são bem didácticos):


17,8ºC e 67% neste momento e uns fractocumulus altos e dispersos, típicos de instabilidade.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Há pouco vislumbravam-se uns belos Mammatus aqui em Sintra. Davam um excelente enquadramento com o Palácio da Pena! Brutal!
Pena não ter comigo a máquina.