Seguimento Litoral Centro - Setembro 2015



Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Ja cheguei a casa e já posso mostrar as fotos que tirei da célula que passou a E da serra de aire.

Tinha subido ao miradouro da pedra do altar para tentar fotografar a trovoada sobre tomar, mas era ainda muito claro para apanhar os raios, e a célula já estava a afastar-se pelo que decidi ir ate ao miradouro de santa marta, local habitual para mim .. :)

Quando a trovoada estava sobre torres novas :

IMG_9475.jpg


No miradouro de santa marta, ao por do sol,



IMG_9622.jpg


IMG_9626.jpg


IMG_9639.jpg


IMG_9666.jpg


IMG_9693.jpg


IMG_9695.jpg


Quando me mudei para o miradouro da estrada de minde para a serra de sto. antonio perdi alguns, mas paciência ...

IMG_9710.jpg


IMG_9715.jpg



Espero que gostem... :)

Que maravilha! :w00t:
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Era a isto que eu estava a assistir. A célula que passou a leste de Óbidos tinha descargas bem fortes, para serem visíveis desta forma, em Peniche. As descargas tinham pouco tempo de intervalo, entre 2 a 4 minutos de espera entre cada flash. Só numa das descargas consegui ouvir um ronco ao longe.

Aos 15 segundos.
Filmei vários tentando carregar logo para o forum, mas a net móvel não tinha mt rede junto ao mar. Tive de gravar para o cartão. Fica este, ilustrativo ;)

Descarga às 20h27

 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Bem estive em Lisboa entre as 19h e 22h e parecia estar noutro país... :lmao:
Cores do pôr do sol lindíssimas, então com as bigornas e cumulus à mistura é mesmo perfeição (espero que alguém tenha tirado fotos).
Nascer da lua também lindo, muito amarelada a lua.
Na rua estavam uns belos 23ºC às 22h e nem o vento assobiava... Queremos as noites assim! :uau: Nem casaco preciso :D

Gráfico do vento não ultrapassou os 25 km/h, algo que nunca tinha visto!
Concluindo: Dos melhores dias de "Verão".
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e TiagoLC

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Este Flash foi às 20h09. Não é visível o raio, mas mostra bem a forma da célula que passava.

Os outros, vídeos, como estava a tentar inserir directo no forum, não ficaram gravados no cartão do tlm :( E era com cada flash... :angry:

 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Mostra os outros! :pray:
O IPMA falhou o registo deste, nada tem às 19:27 utc :facepalm:

Consegues extrair frames do vídeo? Se quiseres posso fazê-lo :hehe:.

Extrai os frames StormRic
EU neste portátil ainda não tenho os programas para isso! Tinha no outro que pifou!
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
mostra bem a forma da célula que passava

:D perfeita, a torre com a chuva por baixo! Que belo ponto de vista para a composição que ficou óptima nestes vídeos!

não ficaram gravados no cartão do tlm :( E era com cada flash...
:nugget:

de certeza que não ficaram? Talvez estejam numa pasta escondida, temporária ou assim.
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Dia de aparente festa por Lisboa, mas tudo ao lado, durante a manhã foi-se "montando" o festival de luz e som, ainda tirei umas fotos, mas não ficaram nada de especial pelo que não vale a pena publicar, ainda PINGOU :lmao:, mas a miséria é tanta que nem molhou o chão, isto +- pelas 10:00h, um pouco fresco pela manhã para compensar o calor que tem estado, nas ultimas noites tenho tido temperaturas na casa dos 22º - 23º e humidade na casa dos 35%, isto pelas 23:00 - 00:00h bem quente,

tive pena de não me ter apercebido do que estava a acontecer, se não tinha-me pirado mais cedo do bules ( não estava infelizmente a fazer nada ) e tinha pegado na jipose e máquina fotográfica e rumava a um dos pontos de observação por traz de Montemor para uma eventual caçada,

presentemente tenho 18,9º C e 66% Hr.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
O IPMA falhou o registo deste, nada tem às 19:27 utc :facepalm:

Desculpa digitei mal!!! A descarga foi às 20h17, portanto 19h17 UTC. Esse é o registo da hora do telemóvel, nos detalhes do video, e o tlm tem a hora automática. Está certinho.
Será esta descarga, registada pelo ipma? Tem 1 minuto de diferença, mas é a mais próxima em termos de tempo.

19:18:03

Amp: -60.7
Lat: 39.3234, Long: -8.8664
 
  • Gosto
Reactions: StormRic