Seguimento Litoral Centro - Setembro 2017

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Boas noites,

Ora bem ontem meti-me então à estrada, volta dura mas interessante.
Saí de Alcabideche, mas só comecei a fotografar praticamente na fronteira entre Sintra e Mafra.
Registos fotográficos.

A caminho de Almorquim ( na vertente norte do vale do lizandro)

Junto ao rio lizandro entre Cheleiros e Carvalhal.
Este rio dificilmente seca, e ainda bem pois é graças a ele que nas margens do mesmo há grandes áreas agrícolas de reconhecida qualidade.

Na vila de Mafra, névoa e vento moderado a forte, estava frio.

Rumei então para a zona da Tapada de Mafra, vista cá de cima.

Uma paragem perto do rio sobral(seco) junto a aldeia do Codeçal.

A caminho do Sobral da Abelheira, ainda no mesmo vale do rio Sobral.

Ao sair do Sobral da Abelheira e perspectiva cá do alto da estrada que liga Mafra a Torres Vedras.

Finalizando, o mar.

Ribeira D´Ilhas

Foz do Lizandro

PS: Almoçei mesmo bem em casa de familiares, as uvas e figos deles foram ricas sobremesas, não fosse a zona saloia terra de uva/vinho. :D

Resumindo as condições atmosféricas da volta:

Saí de Alcabideche com vento moderado a forte, a chatear-me literalmente, e temperatura nos 15,1ºC.
Cheguei a Chão de Meninos(Entrada de Sintra), com céu nublado, alguma névoa e 13,7ºC.

Como o céu estava meio nublado e nevoa, felizmente não apanhei inversões em vales/pequenas covas onde passam linhas de água por onde passei e ainda bem.

Disse felizmente, pois em Novembro 2016, fiz uma volta mais ou menos idêntica e apanhei uma inversão brutal no vale do Cheleiros, a temperatura caiu dos 10ºC no topo para os 3ºC junto ao rio, apanhei tanto frio nas maos que até me senti mal com tanta dor nas mãos, situação complicada.

Adiante, em Mafra estava então névoa, mas com vento moderado e rajadas, sentia-se bem a névoa fria no lombo. No vale do Sobral deviam estar uns bons 17ºC/18ºC , não havia vento, estava à maneira. Por volta na hora de almoço aqueceu bem, no local onde almoçei (um vale em Monte Bom) deve ter idos aos 23ºC/24ºC.

Última edição:
Pessoal, não querem vento forte? Dava de boa vontade, isto tem estado do piorio, não acalma por nada.

Aqui estamos assim...se ali é o Pai do Vento, cá é o Avô do Vento, e Malveira da Serra é oTrisavô do Vento. lol

wow que vendaval, a estação registou uma rajada de 77 km/h!

Última edição:
@jonas_87 excelente reportagem, mais uma :thumbsup: Paisagens fantásticas mesmo aqui ao virar da esquina.
Só por curiosidade, tens ideia da distância que percorreste em todo esse trajecto?

Obrigado.:thumbsup:
Sim não partilhei os dados da volta, mas aqui vão:
  • 98,7 kms distância total
  • 1550 mts acumulados
  • 4:57 tempo total a pedalar
  • 279 mts cota máxima

Obrigado a todos. :thumbsup:
________

Eu bem digo que por cá quando menos se espera, acontecem surpresas.
Não é que a estação de referencia registou uma rajada máxima de 80,4 km/h, impressionante aceleração do vendaval, faço ideia noutros pontos do concelho...
Simplesmente um exagero esta nortada tão forte, quase em finais de Setembro,pouco comum mesmo.
Neste momento sopra a 35 km/h, e rajada de 75 km/h.

Bom dia, grandes fotos muito lindas as paisagens ai ainda, por cá não posso dizer o mesmo está tudo já com uma cor castanha e é para continuar pelo menos até ao fim deste mês, por agora estão 13,5ºC e céu pouco nublado, mais um dia de sol que se espera, e já lá vão 86 dias sem precipitação é muito triste.

• Gosto
Reactions: joselamego
Bom dia, grandes fotos muito lindas as paisagens ai ainda, por cá não posso dizer o mesmo está tudo já com uma cor castanha e é para continuar pelo menos até ao fim deste mês, por agora estão 13,5ºC e céu pouco nublado, mais um dia de sol que se espera, e já lá vão 86 dias sem precipitação é muito triste.

Pois é muito triste , é o setembro mais seco de que tenho memória , pode ser que outubro nos reserve algo , por agora estão 15.4 graus , mais um dia de sol .

• Gosto
Reactions: joselamego
Incrivel o que se passou por cá em termos de vento.
A estação de referencia registou velocidade maxima de vento de 56 km/h, e rajada maxima de 83,7 km/h.
Os bombeiros de Alcabideche tiveram uma ocorrência a escassos metros de casa, um placar enorme ficou todo divido aos bocados, as chapas voaram para a ciclovia e terreno envolvente.

Foto possivel .

A referida ocorrencia no site dos bombeiros.

@criz0r nem o Arpege conseguiu prever isto,alias esteve longe... impressionante vendaval.
Aqui devo ter tido 90 km/h de rajada...
Já vomito nortada porra

Última edição:
Bons dias,

@jonas_87 xiça! 98 km's é obra! Realmente concordo com o @Davidmpb, devias tentar rivalizar com o Froome :D

Por acaso ontem, quando estava a analisar os modelos verifiquei isto no Arpége:

arpegesp-11-3-0.png

Nada portanto que indicasse esses valores de rajada, a minha rajada máxima ontem por aqui foi de 28km/h e a estação mais próxima de 32km/h.

A terra do vento a ser subestimada pelos Modelos :p.

Bons dias,

@jonas_87 xiça! 98 km's é obra! Realmente concordo com o @Davidmpb, devias tentar rivalizar com o Froome :D

Por acaso ontem, quando estava a analisar os modelos verifiquei isto no Arpége:

Nada portanto que indicasse esses valores de rajada, a minha rajada máxima ontem por aqui foi de 28km/h e a estação mais próxima de 32km/h.

A terra do vento a ser subestimada pelos Modelos :p.

Provavelmente são fenómenos algo localizados e propiciados pela geografia do local, que por isso mesmo escapam à malha dos modelos globais. ;)