Seguimento Litoral Centro - Setembro 2019



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Por Leiria, nuvens baixas pela manhã e durante a tarde estiveram sempre presentes algumas dispersas. Ao final da tarde, foi ficando cada vez mais nublado novamente e na vinda para o Alentejo, era bem visível um capacete sobre a serra de aire e candeeiros.
Típico regime de nortada, ou seja, de estabilidade com temperaturas a ultrapassar os 30 em alguns locais do interior.
E disto não passamos! :sono:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Ontem foi um dia igual aos anteriores, mas sem nevoeiro. Foi um dia fresco de noite e quente de dia, com uma brisa marítima fresca e céu bastante limpo.
O dia de hoje foi exatamente igual ao de ontem: noites frescas, dias quentes, pouco vento... Enfim, dias típicos de setembro!

Dados de ontem:

Charneca da Caparica
Máx: 26,8°C
Mín: 15,0°C

Corroios
Máx: 27,3°C
Mín: 14,4°C
_________________________
Dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 27,5°C
Mín: 13,3°C

Corroios
Máx: 27,9°C
Mín: 12,7°C

Agora estão 18,2°C e céu limpo. :)
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boa tarde,
Hoje a manhã acordou com nevoeiro cerrado, mas o sol nasceu e logo começou por dissipá-lo, ficando apenas acumulado em zona de vale até mais tarde.
E como diz o ditado popular "manhã de nevoeiro, tarde de soalheiro,", e hoje aplica-se perfeitamente.
E depois da "chuvinha", da semana passada as primeiras ervas começam já a despontar, e em locais que permanecem á sombra durante todo o dia, forma até já um belo tapete.

Esta era a vista do "romper" do sol, ás 8 da manhã.


 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Hoje foi mais um dia quente de dia e fresco de noite, tal como os anteriores.

Ao contrário do que acontece no Oeste, por aqui a erva continua morta, os campos totalmente secos, a vala aqui ao lado não corre desde o fim de dezembro... Se aqui está assim, não imagino como estará no Alentejo Interior ou no Algarve, onde pouco choveu no inverno/primavera passados. :rain: :(

Dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 25,1°C
Mín: 14,0°C

Corroios
Máx: 26,7°C
Mín: 13,4°C

A temperatura está, literalmente, em queda livre! A estas horas já vai nos 15,3°C!!! :cold: Não corre sequer uma brisa lá fora.
Corroios seguia há pouco nos 14,2°C. Esta noite vai ser interessante ao nível das temperaturas. :D:eek:
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boas noites,

Tenho andado sem tempo, mas agora já deverei ter mais tempo para participar de novo, as coisas já estão mais calmas.

Bem, sempre que vem dias de mais calor, é uma ventania do catano... Rajada de 32 km/h há pouco esta noite acordei com os estores todos a abanar, apesar do vento a temperatura desce a pique, sempre que se instala este padrão, quem manda é o vento ONO/NO.

c9810b503058ad6181bebcf5cfe2cf87.jpg
fcc9f2df74a49d3a7cf9106452505524.jpg


Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boas,

Muita nortada esta manhã na zona noroeste do concelho, arrisco me a dizer quase extrema na zona alta das Almoinhas Velhas. Só visto mesmo.

18,8 graus.

@Ricardo Carvalho ontem estive no teu concelho, visitei um paraíso daqueles, a praia da Baleeira.
Já agora obrigado pelas dicas @Jorge_scp.
Grande spot João, reza a história que em tempos foi um grande ponto de apoio ao trabalho dos pescadores, e o que resta das edificações lá presentes pode muito bem ser disso, contudo não deixa de ser estranho dada a distância da mesma até Sesimbra! Para quem não conhece é a última praia antes do Cabo Espichel Por Azeitão manhã de Outono, tarde de Verão! Máxima de 28.2°c, e neste momento contínua a descer bem com uns atuais 15.5°c, fruto da ausência de vento! 81% de HR.


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Bom dia pessoal,

Mínima mais baixa dos últimos meses por cá, 12.6°c ! Ao final da madrugada entrou lestada , e a temperatura subiu a pique, neste momento 18.6°c, e 76% de HR! Hoje vai aquecer mais que ontem!



Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Grande spot João, reza a história que em tempos foi um grande ponto de apoio ao trabalho dos pescadores, e o que resta das edificações lá presentes pode muito bem ser disso, contudo não deixa de ser estranho dada a distância da mesma até Sesimbra! Para quem não conhece é a última praia antes do Cabo Espichel Por Azeitão manhã de Outono, tarde de Verão! Máxima de 28.2°c, e neste momento contínua a descer bem com uns atuais 15.5°c, fruto da ausência de vento! 81% de HR.


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Boas Ricardo fica uma foto então da passada quinta-feira no dito paraíso.


Relativamente a situação que descreves até nem acho muito estranho, imagina que as embarcações vinham do lado do Espichel, tinham logo aquele primeiro ponto para entrar com a embarcação fruto ser tremendamente abrigado. Na minha zona há um sitio com algumas semelhanças, trata-se de uma pequena enseada a norte do Abano.
----
Pois é as noites já andam um pouco frias, a minha zona tem andado com bastante vento, o que torna o ambiente nocturno bem mais agreste.
Impressionante a mínima horaria da estação da Praia Rainha(Almada) com uns gélidos 5,1 graus.

Em Alcabideche a mínima foi de 14,5 graus.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Boa Tarde,
Assinalável diferença de temperatura entre o Alentejo e a zona de Leiria como é normal. :D
Aqui por Leiria, o céu ainda está limpo, mas no caminho para cá era visível um manto de nuvens para Oeste.
Máxima a rondar os 23/24ºC.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Nada de especial a relatar sobre os últimos dias, o tempo continua soalheiro e ameno. Siga o marasmo :buh:
Boa Noite

" " " " " " " " " " " " " " " " " " " " " "
O único ponto a destacar é a mínima de hoje 11,2ºC :cold:

Sexta: 13,0ºC / 25,7ºC
Sábado: 14,1ºC / 25,8ºC
Domingo: 11,2ºC / 26,2ºC

T. Atual: 20,3ºC
HR: 73%
Vento: N / 7,6 Km/h