Seguimento Litoral Centro - Setembro 2020

Estado
Fechado para novas mensagens.

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Este foi o panorama de ontem vista pelas cumeadas da estrada militar de Ribas, entre o Cabeço de Montachique e a central de distribuição eléctrica de Fanhões, e feito isto a pé.
Ainda estava algum calor, mas húmido e a ameaça de aguaceiros com eventual trovoava não me deixou muito tranquilo apesar de ter as linhas de alta tensão por cima.















 


fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
886
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Quase 30 mm acumulados. A maior parte pelas 10H00.
88a3c6db9b1e390820c2f78867742caa.jpg
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras


Não sei bem a veracidade disso, mas fui ver as imagens de radar, apenas pelas 10:10h (9 UTC) há assinaturas no radar potencialmente compatíveis com um tornado na localização onde isso supostamente foi gravado, ainda assim não parece nada de muito intenso... :intrigante: Ainda com dúvidas quanto à veracidade do vídeo, mas é possível.

mOIDi1T.gif
O autor do vídeo diz que foi gravado às 10h19. E temos esta ocorrência no site Proteção Civil, mas mesmo assim o vídeo não me parece verídico...
yGFWAH0.png
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,178
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Posso confirmar que o vídeo foi gravado no local que é indicado na descrição do mesmo. Agora se foi gravado hoje, não sei, mas a mim parece-me credível.
Mais registos ajudariam a confirmar. Espero que os nossos amigos do IPMA nos ajudem :D
De qualquer forma, seja de hoje ou não, são imagens bastante inéditas na paisagem portuguesa. Belas :w00t: e assustadoras :scared:
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Primeiro dia oficial de Outono :winner:

Céu geralmente nublado e vento moderado de SW com rajadas. Contabilizo até agora, duas belas chuvadas durante a manhã que renderam o actual acumulado de 3 mm. De resto, a maior parte tem sido aguaceiros fracos na horizontal, o que faz com que a estação nem sempre acuse :(
Em termos de trovoada, apenas vi dois clarões a SW quando saí de casa pelas 5h30 da manhã.

A má noticia é que, segundo alguns relatos, parece que houve um tornado ali na zona das Lagameças/Poceirão :shocking: Não me apercebi de qualquer movimentação estranha nos arredores e espero que não tenho causado estragos.

T. Atual: 20,7ºC
HR: 90%
Vento: SW / 10,3 Km/h
 
Estado
Fechado para novas mensagens.