Seguimento Litoral Centro - Setembro 2020

Estado
Fechado para novas mensagens.

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,028
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Células WSW a NW.
Frente em aproximação.
22,3°C
70%
15 Km/h W

Miradouro da Salvação, tudo ardido aqui e à volta.
986020a4756b8caed8b7edfcfeee4997.jpg
3a54fd12bda8d89f90b148cd8faf7eac.jpg
4f66a2be0bd15122f3254c1aa2191b6c.jpg
186c07f8995f0eb9fb40df48854b9210.jpg
e0b3fd0263007a22256ac91c9bbdf4ce.jpg
bab204c4a1863b2ba13a68e7c4340dd2.jpg


Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Por Leiria, dia com nuvens altas e temperatura agradável. Com a linha de instabilidade ao largo, o horizonte para oeste esteve sempre mais fechado e várias bigornas iam surgindo.
Umas fotos de hoje:
Dh8TNbR.jpg

LAc26zC.jpg

iz9TcVZ.jpg


Vamos ver o que nos reservam os próximos dias! :)
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Apesar do início de dia com céu muito nublado e um chuvisco que rendeu 0,3 mm, à tarde o céu limpou, no entanto por volta das sete da tarde todo o quadrante oeste estava nublado e bem escuro, sinal de que a tão prometida frente não anda muito longe.:rolleyes: Segundo o IPMA, deverá começar a chover por aqui entre as duas e as quatro da manhã, e o modelo ECMWF prevê entre 30 a 40 mm nos próximos 10 dias, o que é um valor bótimo para setembro. :viva:

Charneca da Caparica
Máx: 24,9°C
Mín: 17,7°C

Agora estão 18,9°C e céu limpo no quadrante leste e muito nublado no quadrante oeste. :D
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Boa noite,
Apesar do início de dia com céu muito nublado e um chuvisco que rendeu 0,3 mm, à tarde o céu limpou, no entanto por volta das sete da tarde todo o quadrante oeste estava nublado e bem escuro, sinal de que a tão prometida frente não anda muito longe.:rolleyes: Segundo o IPMA, deverá começar a chover por aqui entre as duas e as quatro da manhã, e o modelo ECMWF prevê entre 30 a 40 mm nos próximos 10 dias, o que é um valor bótimo para setembro. :viva:

Charneca da Caparica
Máx: 24,9°C
Mín: 17,7°C

Agora estão 18,9°C e céu limpo no quadrante leste e muito nublado no quadrante oeste. :D

A verificar-se esses acumulados a média de Setembro fica feita.

No passado Sábado estive pela tua zona. Moro na margem sul, mas raramente vou para a Caparica, acabo sempre por ir a outros sítios. :lmao:

A sensação térmica era horrível devido à humidade, parecia estar mais de 30ºC, todavia a temperatura praticamente não teve oscilações, sempre na casa dos 26ºC-27ºC. A praia estava bem composta.

Apenas uma nota curiosa que me apercebi durante o caminho para a Caparica. Fiz a viagem na A2 até Almada debaixo de bastante calor, após entrar no IC20, e ali para os lados da Sobreda, de repente, entrou uma frescura repentina (eu tinha a janela do carro aberta). Pensava eu que quando chegasse à praia iria desfrutar dessa mesma frescura, mas enganei-me. Ela tão depressa veio, como do nada desapareceu... :lol: Quando cheguei à Caparica já estava novamente o tempo abafado.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
A verificar-se esses acumulados a média de Setembro fica feita.

No passado Sábado estive pela tua zona. Moro na margem sul, mas raramente vou para a Caparica, acabo sempre por ir a outros sítios.

A sensação térmica era horrível devido à humidade, parecia estar mais de 30ºC, todavia a temperatura praticamente não teve oscilações, sempre na casa dos 26ºC-27ºC. A praia estava bem composta.

Apenas uma nota curiosa que me apercebi durante o caminho para a Caparica. Fiz a viagem na A2 até Almada debaixo de bastante calor, após entrar no IC20, e ali para os lados da Sobreda, de repente, entrou uma frescura repentina (eu tinha a janela do carro aberta). Pensava eu que quando chegasse à praia iria desfrutar dessa mesma frescura, mas enganei-me. Ela tão depressa veio, como do nada desapareceu... Quando cheguei à Caparica já estava novamente o tempo abafado.
Sim, a temperatura, apesar de não ser muito quente, devido à humidade por vezes fica insuportável. :calor:
Essa frescura provavelmente sentiste-a no vale do Pragal. Em certos vales o sol não aparece de setembro a março, e portanto por vezes ocorrem inversões térmicas mesmo em pleno dia no outono/inverno. Há um vale bem perto de casa onde isso acontece, fica ali na Quinta da Queimada. :cold:
 

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Céu cada vez mais nublado agora, núvens altas e cumulus, ainda sem chuva.
Vento fraco/nulo de SE, muita humidade e ambiente bem fresco! Apenas 19ºC :thumbsup:

Segundo o Lightning, as descargas estão cada vez mais próximas da costa! :) Neste momento, andam a cerca de 100 km a W/SW de Cascais :trovao:
Bandas de precipitação intensa também se aproximam, embora com deslocamento muito lento...

P.S.: Entretanto o aviso amarelo foi alargado aqui no distrito para o período entre as 6h e as 12h (UTC)
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Há pouco acordei com os cães todos a ladrar na vizinhança. Normalmente quando isso acontece é sinal de que eles ouviram um trovão longínquo e como nós, seres humanos, não temos uma audição tão apurada, não conseguimos ouvir esses trovões. Entretanto parece que a frente já chegou a terra, à zona oeste do concelho de Sintra. :rain:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,028
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Descargas mais intensas foram registadas ainda a 50 Km ao largo do Cabo da Roca.
Aqui na Póvoa foram visíveis relâmpagos destas células sobre o oceano, ténues reflectidos em nuvens do lado Leste.

A aproximação ao litoral Oeste é lenta, provavelmente só daqui a duas horas ou mais poderá mesmo entrar uma célula em terra:


Vento esteve em calma ou muito fraco de Oeste até às 3:15 aproximadamente. A partir dessa hora inverteu a direcção e passou a Leste até 12 Km/h.

18,4ºC agora depois de uma mínima de 17,7ºC à 1:25 (hora local).
81% e ponto de orvalho nos 14,9ºC.

n8MkSWQ.png


A frente tem ondulado e nesta altura para norte da latitude da Roca é um ramo quente com movimento para Oeste; para sul é um ramo frio com movimento para Norte e alguma deriva para Leste:

lR4vodk.gif


Na reflectividade do radar de Coruche, o perfil geral Oeste-Leste revela uma bigorna poderosa da massa de células associada à ondulação frontal:
Pv2azsf.jpg
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.