Seguimento Litoral Centro - Setembro 2020

Estado
Fechado para novas mensagens.

AndréGM22

Cumulus
Registo
6 Set 2014
Mensagens
155
Local
Alhandra


Esta situações só mostram o quão pouco estamos preparados para tempestades mais severas. A Alpha foi fraca comparada com aquilo que aparece por este mundo fora, mas para Portugal foi significativa e não sabemos o que nos espera no futuro. No espaço de 2 anos, duas tempestades com caraterísticas tropicais chegaram até cá, portanto não restam dúvidas de que vai sendo mais frequente.


No caso da frente ribeirinha de Vila Franca de Xira, o que aconteceu não foi novidade nenhuma, aliás, com uma preia-mar de 4.20 metros essa zona teria sempre agua, de qualquer forma o que potenciou um pouco mais a preia-mar de ontem foi o forte vento de Sul, que na altura nem era nada de especial. Se tivesse chovido com intensidade nessa altura, estariam reunidos os ingredientes para uma situação bem mais gravosa
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Ainda sobre o tornado de ontem na zona de Palmela:
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Hoje foi um dia simpático de outono, bem mais calmo que ontem :)
O céu apresentou-se nublado e com abertas de sol. Apenas caiu um aguaceiro disperso a meio da manhã, que não durou mais que 20 segundos :o A maior parte das células têm passado a NW.
O vento tem soprado fraco a moderado de W/SW.

Apesar dos estragos do temporal de ontem, este acabou por trazer o beneficio de dar inicio à atividade outonal ;) Durante a minha habitual caminhada, já vi os animais a trabalhar no seu esplendor, inclusive até vi um louva-a-deus, espécie que já não avistava há algum tempo :w00t: A continuar assim, não tarda as formigas de asa entram em ação :D

O mês segue então com 6,9 mm, melhor que nada :thumbsup:

Mínima: 17,1ºC
Máxima: 24,4ºC

T. Atual: 22,3ºC
HR: 73%
Vento: W/SW - 5,4 Km/h
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Durante a minha caminhada desta tarde apanhei com períodos de aguaceiros fracos, bem como o vento que soprava, com intensidade, sempre que estes se aproximavam, mas mesmo assim a temperatura continua agradável.

Esta chuva veio dar uma lufada de ar fresco, como se costuma dizer, principalmente ás aves, e aos muitos insectos, como libélulas, que andam muito entisiasmados.

 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Por aqui hoje não choveu nada, embora durante a tarde o céu tenha estado nublado e há registos de que na zona da Quinta do Conde/Fernão Ferro choveu bem, a apenas 6 km daqui, demonstrando mais uma vez o caráter localizado deste tipo de eventos. Foi também um dia ameno e com algum sol e vento moderado. :w00t:

Charneca da Caparica
Máx: 22,7°C
Mín: 18,2°C

Agora estão 20,6°C e vento fraco de sudoeste. :)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.