Seguimento Litoral Centro - Setembro 2021

Que estrondos :eek::eek:

fwuPNF7.jpg

por aqui parece que acalmou a trovoada, de vez em quando ainda oiço uma coisa fraca mais ao longe, a chuva ainda continua, mas não passa de fraca a moderada, melhor que nada :rain: , mas se continuar só assim vai acumular pouca coisa, preciso deitar, tenho levantar 9.30 no máximo, deitar a ouvir chuva no telhado

entretanto parece vir trovoada na zona de Pegões a vir nesta direção, se por acaso ainda não tiver adormecido ou me acordar com trovoada virei relatar pelo telemóvel

Há uma forte actividade para o interior que lança uma enorme capa de bigornas para Oeste passando sobre Peniche.
A actividade eléctrica continua e possivelmente há muitas descargas nuvem-nuvem que percorrem essas bigornas, o efeito deve ser feérico.
E tem sido!
Eu estive numa sessão de esclarecimento para as autárquicas e não pude registar nada. Mas estava incrível. Via clarões e relâmpagos por todo o lado. Sabes aquele ruído que vem antes de um tremor de terra? Parecido!
Entretanto choveu bem, e veio acompanhada de rajadas fortes.
Agora acalmou... mas vejo no radar as células a parecer começar a girar aqui por cima. Vamos ver...

A célula parece ter acertado em cheio no Cartaxo.

Se conseguíssemos armazenar esta energia!!! Era bom era!
Nas Baleares ainda está melhor.

Última edição:
Trovoada forte na Azambuja e começa a chover.

Quatro fotos obtidas no Miradouro da Salvação, em Santa Iria de Azóia, sem tripé, sob chuva e vento moderados, pouco antes da meia-noite de ontem.

NE 22:23:41 utc
zHEuL4v.jpg

SE 22:27:44 utc
bGEFyN3.jpg

SE 22:30:16 utc
8xYAJNp.jpg

SE 22:33:55 utc
3qTqhVb.jpg

Durante a aproximação desta célula:
eqwecDJ.jpg

4Yzupx3.jpg

Foi a única ocasião em que o trabalho e as condições atmosféricas permitiram alguns registos. :hehe:

Acumulados desta noite (antes e depois da meia-noite) nesta zona:

Meteo Santa iria: 1,2 + 5,7 = 6,9 mm
Estacal (Santa Iria): 0,8 + 7,8 = 8,6 mm
Vialonga: 1,0 + 3,1 = 4,1 mm

Última edição:
Uma noite com actividade eléctrica para ficar na memória. Acumulados pela zona do Alto Concelho de Alenquer andam nos 24 mm (entre o final do dia de ontem e a madrugada de hoje) . Em Sintra, pelos vistos não choveu, aliás pelo radar, parece que a Serra fez mesmo um efeito de protecção, tendo passado tudo a Norte.