Regressei a Lisboa na segunda-feira e ainda tenho algumas fotografias por postar. O regresso à rotina trama-me sempre e deixo estas coisas pendentes. Também porque queria meter aqui animações de radar e durante grande parte do fim-de-semana o radar de Arouca esteve off, o que me impossibilitou.
Começo por fazer o meu relato da tal trovoada que tanta gente acordou às 5h da manhã de sábado. Também eu acordei, e muitos amigos meus também acabaram por me contar que acordaram. Os relâmpagos eram bem visíveis através das frestas do estore e os trovões bem potentes. Acabei por não me levantar, mas o espectáculo lá fora foi certamente fabuloso.
Antes, pelas 2h30, acordei com o barulho uma forte granizada.
--
Deixo aqui então as fotografias que ficaram por postar, todas desde Rio Tinto.
Sexta-feira pelas 19h30, para NW.

20190405_183247-01by
duarthe_sousa, no Flickr
Queda de granizo no Sábado pelas 14h15. A quantidade de granizo não foi muita, mas o diâmetro era bem considerável.

20190406_131743-01by
duarthe_sousa, no Flickr
Pouco depois da célula passar, para NE.

20190406_132228-01by
duarthe_sousa, no Flickr
Ainda Sábado, mas já pelas 19h30. Panrâmica NE - SE.

20190406_182456-01by
duarthe_sousa, no Flickr
Meia hora depois, mais uma escuridão no horizonte. Panorâmica W - N.

20190406_185727-01by
duarthe_sousa, no Flickr
As fotos foram tiradas pelo telemóvel, pelo que a qualidade pode não ser a melhor. Nas fotografias panorâmicas é normal a exposição não estar equilibrada em certas regiões da foto, pois o telemóvel fazia a medição da luz no ponto inicial e mantinha-o até ao fim da panorâmica.