Seguimento Litoral Norte - Abril 2024



Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,725
Local
Espinho, Aveiro
Às 11h foi quando o eco roxo de precipitação passou por São Félix da Marinha, Vila Nova de Gaia. A 3 kms a norte de Espinho.

1711971019305.png
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,466
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa tarde,
litoral norte com vento muito forte.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
12,048
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boa tarde,

Pelo Porto tempo chuvoso e muito ventoso, as rajadas atingem por vezes os 65 a 72 Km/h.

Sigo com 12.8ºc, vento moderado a forte por vezes muito forte de SW/SSW e 93%HR.

9 mm até ao momento.

Março/2024 terminou com 227.6 mm acumulados e o ano hidrológico já leva 1429,9 mm desde 01/10/2023, ou seja em 6 meses :rain:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
7,049
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Efectivamente temos vento moderado, com rajadas por vezes fortes aqui na zona.
Está a chover, por vezes moderada.
O acumulado vai em 7,6 mm. Ontem o acumulado ficou em 8,8 mm.

Tactual: 12,4ºC
Hr: 94%
P.Orvalho: 12,0ºC
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
936
Local
Entre BRG e GMR
Mais uma tarde de inverno horrível.

Tudo cinzento, vento e chuva persistente.

17mm até agora. O ano hidrológico já ultrapassa os 2100 por estas bandas e para vos dizer a verdade, já começo a ficar farto de tanta chuva.

Temos aqui na aldeia um casal de Expats Irlandeses que compraram uma quinta no monte para viver a reforma tranquilos e já me disseram que estão pelos cabelos com tanta chuva pesada e que não imaginavam isso ser possível em Portugal.

Lá tive de os acalmar dizendo que esse estava um ano acima da média em precipitação e que não tarda viriam meses a fio de sol e calor insuportável que há de os por a desejar chuva para lhes apagar os incêndios à porta da casa.
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,864
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Mais uma tarde de inverno horrível.

Tudo cinzento, vento e chuva persistente.

17mm até agora. O ano hidrológico já ultrapassa os 2100 por estas bandas e para vos dizer a verdade, já começo a ficar farto de tanta chuva.

Temos aqui na aldeia um casal de Expats Irlandeses que compraram uma quinta no monte para viver a reforma tranquilos e já me disseram que estão pelos cabelos com tanta chuva pesada e que não imaginavam isso ser possível em Portugal.

Lá tive de os acalmar dizendo que esse estava um ano acima da média em precipitação e que não tarda viriam meses a fio de sol e calor insuportável que há de os por a desejar chuva para lhes apagar os incêndios à porta da casa.
Em 2019 uma Irlandesa queixava-se do mesmo em Viseu...

 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,193
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
17mm até agora. O ano hidrológico já ultrapassa os 2100 por estas bandas e para vos dizer a verdade, já começo a ficar farto de tanta chuva.

Temos aqui na aldeia um casal de Expats Irlandeses que compraram uma quinta no monte para viver a reforma tranquilos e já me disseram que estão pelos cabelos com tanta chuva pesada e que não imaginavam isso ser possível em Portugal.

Lá tive de os acalmar dizendo que esse estava um ano acima da média em precipitação e que não tarda viriam meses a fio de sol e calor insuportável que há de os por a desejar chuva para lhes apagar os incêndios à porta da casa.
Anos hidrológicos nas serras do Litoral Norte com precipitação anual superior a 2000 são absolutamente normais, eu sinceramente não sei qual é o problema. É a realidade climática da região, é lidar... :D

Quanto ao casal de irlandeses, eu sinceramente parto-me a rir com a ignorância deste pessoal. Se queriam tanto o sol por que raio é que se mudaram para uma das regiões mais chuvosas da Europa, onde é normal chover a cântaro durante 8 a 9 meses do ano, com bastante intensidade e por vezes durante dias ou até semanas seguidas? Se se vão mudar para um determinado sítio pelo menos deveriam saber como é que é o clima desse sítio, não é?! :maluco: :wacko:
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,188
Local
Baião
Este ano ate no Algarve os turistas se queixam da chuva...mas isto não é um ano normal, mesmo no LN...e esses 2000mm que por vezes ocorrem são muito concentrados no tempo...