Seguimento Litoral Norte - Agosto 2010

sim é realmente significativa a diferença
deve ser por ser um vale rodeado de montanhas LOL
mas não sei

Embora não te saiba explicar muito bem o fenómeno, mas a humidade alta de Ponte Lima, aliada a encontrar-se praticamente rodeada por montanhas...ajudou a que a precipitação fosse favorável hoje...

Sei-te dizer que quanto mais alta a humidade, menor a capacidade de ser retido o vapor de água até que chova....ou seja...mais facilmente na presença de nuvens pode ocorrer precipitação...
Encontrando-se num vale rodeado por montanhas, o ar quente subirá em direcção ao cume, arrastando consigo a humidade...que depois juntamente com a nebulosidade já formada favorece a fenómenos como os de hoje...

Embora não te saiba explicar muito bem o fenómeno, mas a humidade alta de Ponte Lima, aliada a encontrar-se praticamente rodeada por montanhas...ajudou a que a precipitação fosse favorável hoje...

Sei-te dizer que quanto mais alta a humidade, menor a capacidade de ser retido o vapor de água até que chova....ou seja...mais facilmente na presença de nuvens pode ocorrer precipitação...
Encontrando-se num vale rodeado por montanhas, o ar quente subirá em direcção ao cume, arrastando consigo a humidade...que depois juntamente com a nebulosidade já formada favorece a fenómenos como os de hoje...

sim penso que sera isso
porque em localidades a menos de 20 km daqui nem chegou aos calcanhares do que caiu aqui e como se sabe não era fenomeno localizado
a adicionar mais 0.8mm da proxima hora que da 13.8mm em 3 horas :rain:

sim penso que sera isso
porque em localidades a menos de 20 km daqui nem chegou aos calcanhares do que caiu aqui e como se sabe não era fenomeno localizado
a adicionar mais 0.8mm da proxima hora que da 13.8mm em 3 horas :rain:

Por exemplo Viana do Castelo, terra apelidada por muitos como a mais chuvosa do país, apenas registou 1mm...
Até o próprio Cabril no Gerês apenas se ficou pelos 3mm...

se dissessem o distrito de Viana do Castelo é o mais chovoso estava correcto.
mas se disserem que é so a cidade ja ta mal xD

Até aqui no chamado "Grande Porto" temos grande variação em alguns caracteres...por isso imagino ai...

Boa tarde! Início de tarde em tudo idêntica à de ontem, embora a temperatura esteja um pouco mais baixa que ontem à mesma hora...Céu limpo e hoje não há ameaças de precipitação para mais logo;)

Dados actuais

Temperatura: 23,1ºC
Pressão: 1019,0hPa
Humidade relativa: 63%
Vento: fraco de NW, rajada de 10km/h

O dia de ontem...em especial a madrugada espantou-me pelos 14,9ºC de mínima...durante o dia foi aquilo que já sabemos, céu limpo e algum calor...mas nada de especial...

Céu limpo, tempo bastante quente mas ao contrário do que tinha sido previsto pelo GFS há uns dias atrás (agora as previsões são outras:lol:) não está nada de muito exagerado...

Dados actuais:

Temperatura: 28,8ºC
Pressão: 1015,9hPa
Humidade relativa: 48%
Vento: predominantemente de este, muito fraco

Boas noites,

dia quente com céu geralmente limpo e ambiente com algum fumo de incêndios...

Dados actuais

temp: 24.9 ºc ( mínima 18.9ºc ) ( máxima 30.0 ºc )

Vento Nulo.

Humidade:38%

Pressão:1015.3 hpa

Bom dia,

dia de calor em perspectiva, o IM prevê para o Porto uma máxima de 35 graus , http://www.meteo.pt/pt/ francamente excessiva a meu ver, temos algum vento Leste em geral fraco ou nulo e a brisa marítima não deverá tardar a tomar conta da situação...

Dados actuais

temp: 26.1 ºc ( mínima 19.8ºc )

Vento ENE : 6 Km/h

Humidade: 39 %

Pressão: 1014.3 hpa

Vamos mas é ver se chegam cá as trovoadas e aguaceiros previstos pelo IM ...já a partir de amanhã.....:assobio: