Seguimento Litoral Norte - Agosto 2012

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Bem foi uma chuvada e peras !!

E batida a vento entao ui :surprise:

E mais uma vez vê-se que nao ha avisos nem açao das camaras em limpar saneamentos , pois do estadio do dragao ate gondomar passei por umas 8 lagoas bem grandes , chegado a casa foi so abrir o capot e o motor cheio de folhas e mais folhas e agua ...

Uma zona critica de lagoas é na rotunda debaixo da vci na corujeira , 1 entrada e 2 saidas com lagoas grandes de modo a que a agua ate bate no para brisas

Boia de Leixões,*15 de Agosto
Data: 2012-08-14 23:50...
Direcção da ondulação SW *
Temperatura da água 18.6 °C
Hora Legal de Verão*(UTC +1)

Não esta mal, mas "agradável"... É um exagero!!!:rolleyes:
Posso afirmar convictamente que amanhã ao final do dia estará ainda mais quente...;)
Talvez meio grau ou eventualmente mais.
Mas 18,6ºC para os padrões da nossa costa é de facto AGRADÁVEL. Para temperaturas entre os 15 e os 17ºC habituais, tens de concordar que este valor já é bem interessante.
Há 1 mês atrás no Algarve banhava-me com 16ºC, num mar habitualmente com mais 3\4 graus por essa altura...;)
---------
Por agora bem mais calmo.
Vento fraco e 17,3ºC de Temperatura.

A frente aproxima-se agora de quase todo o litoral norte e tem um aspecto diluviano... Faz-me lembrar um dia de inverno em agosto de 2006.

Não seria 2004 ? Ou estás a referir-te aí ao Algarve ?
A nível de norte, encontrei umas sinópticas parecidas à actual que também deixaram bastante chuva em estações do noroeste.
Em 2004 foram 2 vezes seguidas, a 10 e a 18 de Agosto.

IOprk.gif

4qN54.gif

Outras que encontrei:

28 Agosto 1997

mfFLw.gif

7 Agosto 1999

nxHxd.gif

Há umas quantas outras, mas já um pouco diferentes, com cutoffs mais isoladas.

Tende a acalmar agora.
Já acumulei 11,4 mm desde as 00h. O rain rate máximo foi de 46 mm\h às 00.25h.
Pelas imagens de satélite\radar poderemos ter ainda mais alguma surpresa.;)
Por agora é tempo de descansar...

Boa noite:thumbsup:

Bom dia

Esse rain rate é para meninos :p
Na Davis do CESAM/UA chegou a valores >100mm/h :D

©CESAM/UA

O total acumulado desde a meia noite, nesta estação, foi de 17,2mm.

©CESAM/UA

A estação da Gafanha da Nazaré acumulou 14,5mm, desde a meia noite também. Com o grosso a cair entre as 0000 e as 0200 horas locais.
A estação do IM na UA também acumulou bem. Pelos gráficos diria que ≈17mm. Espero que tenha lavado os cocós dos passarinhos. :lol:

20120815tempinshhregpt7.png

©2008 IM
20120815precacuhhregpt7.png

©2008 IM

Pode-se observar bem a recuperação da pressão atmosférica hoje.

©CESAM/UA

©Weather Ungerground®

Agora o céu está quase limpo, apenas alguma nebulosidade (cumulus) no horizonte e alguma nebulosidade alta também.

23,3°C @ 65%
S @ 0 G 4,7km/h
1011hPa

Bom Dia!!

Na minha davis Vantage Vue o meu rain rate máximo de hoje foi de 91,4 mm/hr.

Hoje acumulei 12,4 mm, ontem 10,0 mm e nos outros dias do mes de agosto acumulei 0,6 mm que faz com que este mês até ao momento tenha um acumulado de 23,0 mm de precipitação.

Dados actuais:

Temperatura: 20,9ºC
Humidade Relativa: 70%
Pressão Atmosférica: 1014,3 hPa
Vento: SW a 10 km/h

A temperatura da água do mar está mesmo boa na bóia de Leixões, a 18,6ºC. Já na segunda feira quando fui ao mar a água estava quente e fez com que toda a gente fosse para o mar.

Bom dia

.....

Pode-se observar bem a recuperação da pressão atmosférica hoje.

©CESAM/UA

©Weather Ungerground®

É verdade se ontem (a minha PCE:lol:) registou uma queda na pressão atmosferica de 1013.5 para 1006.5, hoje começou de 1008.0 para os 1015.6;) com ventos moderados e predominantes de S e SE;)

Bom dia
Esse rain rate é para meninos
Na Davis do CESAM/UA chegou a valores >100mm/h

Boa tarde;)

As estações meteorológicas da Davis (e já agora de outras marcas) que tem uma resolução de 0,2 mm, eventualmente de valores inferiores a 0,5 mm, dão SEMPRE valores de rain rate superiores aos obtidos com estações de resoluções inferiores, neste meu caso 1,0 mm (Oregon), no caso da intensidade de precipitação ser igual.
E isto porque o intervalo de tempo necessário para medir o rain rate (instantâneo) é menor. Não se está a avaliar a precipitação horária mas sim a determinado instante de contabilização. É sempre diferente medir a precipitação contabilizada de 0,2 em 0,2 mm (Davis) ou a precipitação contabilizada de 1 em 1 mm.
Isto é: se há um pico de intensidade de precipitação que dure 30 segundos, naturalmente que uma estação como a Davis contabiliza 0,2 mm como rain rate elevado; no caso da Oregon, ainda que contabilize a precipitação desse instante será sempre num período mais alargado (fora desses 30 segundos) que medirá 1mm e necessariamente o rain rate será mais baixo.
Parece confuso mas não é assim...:)

.........
Por cá temos um dia muito agradável, com o sol a mostrar o seu "encanto", num céu muito nublado mas com boas abertas.
O vento sopra fraco a moderado de SO.
A temperatura é amena.
A precipitação acumulada desde as 00h é de 14,5 mm o que, junto com os 32,8 mm contabilizados ontem, perfaz um total de 47,2 mm em 2 dias. Nada mau...:thumbsup:

Atual
T: 21,7ºC
Hr: 39%
P.Orvalho: 7,0ºC
Pressão: 1015,0 hPa
Vento médio: 6,8 km\h de SO
Rajada: 16,6 km\h de SSO​

Boa tarde;)

As estações meteorológicas da Davis (e já agora de outras marcas) que tem uma resolução de 0,2 mm, eventualmente de valores inferiores a 0,5 mm, dão SEMPRE valores de rain rate superiores aos obtidos com estações de resoluções inferiores, neste meu caso 1,0 mm (Oregon), no caso da intensidade de precipitação ser igual.
E isto porque o intervalo de tempo necessário para medir o rain rate (instantâneo) é menor. Não se está a avaliar a precipitação horária mas sim a determinado instante de contabilização. É sempre diferente medir a precipitação contabilizada de 0,2 em 0,2 mm (Davis) ou a precipitação contabilizada de 1 em 1 mm.
Isto é: se há um pico de intensidade de precipitação que dure 30 segundos, naturalmente que uma estação como a Davis contabiliza 0,2 mm como rain rate elevado; no caso da Oregon, ainda que contabilize a precipitação desse instante será sempre num período mais alargado (fora desses 30 segundos) que medirá 1mm e necessariamente o rain rate será mais baixo.
Parece confuso mas não é assim...:)

Já embrulhei :D (Toma, embrulha!)
Obrigado pela excelente explicação. :thumbsup: Assim já fiquei esclarecido e para a próxima já sei ;)

25,2°C @ 53%
SSO @ 2,1 G 12,2 km/h
1012hPa

Acumulado das Estações do Instituto de Meteorologia:
[Dia 14-Agosto-2012]

Viana Do Castelo, Chafé : 67.3 mm
Braga, Merelim: 62.2 mm
Viana Do Castelo, Cidade: 58.8 mm
Porto, Aeroporto: 57.2 mm
Cabril: 49 mm
Monção, Valinha: 29.2 mm
Aveiro, Universidade: 14.9 mm

(Outra estação com > 10 mm, foi Figueira da Foz, Vila Verde : 15.4 mm)

Já embrulhei (Toma, embrulha!)
Obrigado pela excelente explicação.« Assim já fiquei esclarecido e para a próxima já sei

CptRena, de nada...:D
Eu aqui há tempos também andava intrigado. Com tanta precipitação que habitualmente tenho ao longo do ano, com episódios por vezes bem marcados, como é que tinha sempre "rain rate" bem abaixo de outras estações. Não me refiro a episódios convectivos, pois nesses é natural grandes discrepâncias.
Lembrei-me da resolução diferente entre as várias estações, sendo que o padrão de "rain rate" elevados era frequentemente relatado pelos colegas com as estações com maiores resoluções - Davis, PCE, etc.
Mas atenção: poderá haver alguém que tenha uma melhor explicação...
---

Por agora mantenho condições semelhantes relatadas há bocado.

Atual
T: 22,6ºC
Hr: 34%
P.Orvalho: 6,0ºC
Pressão: 1015,0 hPa
Vento médio: 9,0 km\h de SO
Rajada: 21,2 km\h de SO​

João Soares, pelo que vejo, o grosso da precipitação deu-se na faixa litoral entre a foz do Douro e a Foz do Lima, entrando terra dentro em direcção à zona da Serra do Gerês (nada de admirar o Gerês ter altos níveis de precipitação).
Para um episódio de Agosto foi muito, muito bom!:thumbsup:

Boas noites,

Extremos de hoje

tempª mínima: 15.4 ºc

tempª máxima: 21.7 ºc

Precipitação acumulada: 8 mm

Actual

tempª: 17.3 ºc

Vento: WSW : 7 Km/h

Pressão: 1016.5 hpa

Humidade: 85%

Este evento rendeu por aqui 42.3 mm , nada mau para uma frente em pleno mês de Agosto..:rain::thumbsup:

Não seria 2004 ? Ou estás a referir-te aí ao Algarve ?
A nível de norte, encontrei umas sinópticas parecidas à actual que também deixaram bastante chuva em estações do noroeste.
Em 2004 foram 2 vezes seguidas, a 10 e a 18 de Agosto.

Outras que encontrei:

28 Agosto 1997

7 Agosto 1999

Há umas quantas outras, mas já um pouco diferentes, com cutoffs mais isoladas.

Não vou estafar o tópico com isto mas Vince, acede ao relatório do IM de agosto de 2006. O IM classificou esse mês como chuvoso ou extremamente chuvoso e colocaram esta tabela. Eu tinha ideia que tinha sido no dia 20 de agosto que tinha chovido muito mas realmente foi no dia 17. Caíram nesse dia entre 20 e 30 mm na generalidade do Algarve quando a média mensal não chega a 5 mm.

chuvadeagosto2006.gif

Não vou estafar o tópico com isto mas Vince, acede ao relatório do IM de agosto de 2006. O IM classificou esse mês como chuvoso ou extremamente chuvoso e colocaram esta tabela. Eu tinha ideia que tinha sido no dia 20 de agosto que tinha chovido muito mas realmente foi no dia 17. Caíram nesse dia entre 20 e 30 mm na generalidade do Algarve quando a média mensal não chega a 5 mm.

chuvadeagosto2006.gif

Onde é que encontraste essa tabela com a média mensais nessas regiões?