Seguimento Litoral Norte - Agosto 2015

Bom fim de tarde.

Mantêm-se os períodos de chuva fraca\chuvisco - não acumulei mais nada no pluviómetro da Oregon (2,0 mm), mas consultando o Udómetro Hellmann o acumulado é de 3,1 mm.
O céu tem alternado entre o muito nublado a encoberto.
O vento continua a soprar fraco a moderado de ONO.
Uma nota para a amplitude térmica de hoje: apenas 2,3ºC! :hmm:

Tmín: 15,0ºC
Tmáx: 17,3ºC

Tatual: 15,8ºC
Hr: 86%

Acumulados horários nas estações IPMA que registaram precipitação nos últimos dois dias até às 15:00 utc de hoje. Os valores de Braga e Cabril de dia 12 substituem os que constam no resumo diário, por erro e por omissão, respectivamente.
Estações ordenadas pelo total acumulado dos dois dias.

PbAtecA.gif

A estação de Castro Laboreiro acumulou um pouco mais, 15,8 mm nos dois dias, com 14 mm hoje. Ver aqui. :rain:

Boa noite,

por aqui 3.6 mm acumulados, já deu uma pequena rega:rain:

A noite está algo fresca, sigo com 15.2 ºc que é a mínima do dia.

• Gosto
Reactions: Névoa e StormRic
A estação de Castro Laboreiro acumulou um pouco mais, 15,8 mm nos dois dias, com 14 mm hoje. Ver aqui. :rain:

Interessante, pela distribuição parece haver uma tendência para ter caído mais nas montanhas. Faltam-nos precisamente estações nessa zona.
Outro pólo terá sido a zona do Grande Porto.
Valores muito bons para consolidar o rescaldo dos incêndios. Apenas cerca de uma dezena de ocorrências hoje em toda a região Litoral Norte e pouco significativas.

A partir de hoje e até ao dia 25, estou a reportar da Ribeira, Ponte de Lima! :)
Agora o meu termómetro marca 14,9°C. Céu nublado! A máxima ficou-se pelos 20,3°C.

Temperaturas bem abaixo da média para a época e contraste interessante com o resto da Europa. Bem diferente do que seria normal.

Bom para mim, bom para os bombeiros e mau para quem está de férias.

Só faz falta mais um pouco de precipitação para que o ditado da minha avó batesse certo: "1º dia de Agosto, 1º dia de Inverno"!

Sem_T_tulo.png

• Gosto
Reactions: StormRic
Temperaturas bem abaixo da média para a época e contraste interessante com o resto da Europa. Bem diferente do que seria normal.

Bom para mim, bom para os bombeiros e mau para quem está de férias.

Só faz falta mais um pouco de precipitação para que o ditado da minha avó batesse certo: "1º dia de Agosto, 1º dia de Inverno"!

Sem_T_tulo.png
Este mapa é muito mais comum que cá nos pensamos. Os mapas de ttemperatura do GFS são claros o Noroeste penisular tem durante o Verão periodos com minimas bem baixinhas e máximas não muito elevadas basta o anticiclone afastar se e ja esta minimas perto dos dez graus em pleno Verão no Noroeste. Alias se analisarmos, as medias e as normas demonstram isso, o Litoral Norte tem medias no Verão identicas à Europa Central continental. Braga ou Viena de Áustria tem médias identicas no Verão. A grande diferença da se é no Inverno onde nao temos frio continental. O nosso Verão no Litoral não é um Verão tão quente como se pode julgar a primeira vista.
Já agora a Europa Central anda com calor já há meses não foi só agora nesta última semana que se registaram temperaturas muito elevadas.

Última edição:
No aeroporto chuva fraca e persistente neste momento :rain:

Chove certinho já com acumulação, sigo com 0.5 mm :rain:

Rain rate actual
5.2 mm/h.

17.6 ºc actuais e 96% de HR

• Gosto
Reactions: Ruipedroo
Boas,
De volta ao nosso litoral após umas férias pela costa vicentina.
Céu com períodos de muita neblusidade, o sol vai dando ares de sua graça de vez em quando.
Está agradável e a temperatura encontra se nos 21 graus centígrados.
Vento fraco com algumas rajadas moderadas.
Umas excelentes férias para quem se encontra :thumbsup:

• Gosto
Reactions: StormRic