Seguimento Litoral Norte - Agosto 2016

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Hoje obtive a TMax desde que tenho a estação (2011): 38,7°C!

Muito, muito calor neste nosso litoral norte.
O cenário é desolador aqui à volta. Temos um CINTURÃO DE FOGO!
São 10 incêndios que visualisei há bocado. Uma perfeita loucura... :(

Enviado do meu XT1032 através de Tapatalk
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boa noite.

Por aqui, a temperatura chegou aos 38.7 graus, quase foi aos 39... :calor:

A esta hora ainda estão 28 graus...

Aqui à volta, 3 gigantescos incêndios. Viana, Ponte de Lima e Barcelos ( este é monstruoso, tenho informação que a nacional Barcelos - Viana está cortada). Se a Lestada regressar esta noite, nem é bom pensar na " energia " que poderão dar aos incêndios...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
E para o nosso distrito do Porto um avisinho amarelo...Felicidade!!! :D
Estive hoje na praia de Vila Chá, Vila do Conde, e de manhã o calor era marcado.
Pelas 12.55h o vento rodou para NO e lá refrescou um bocado, instalando-se a famosa NORTADA.

Tatual: 23,9°C
Hr: 38%

Noite abafada...;)


Enviado do meu XT1032 através de Tapatalk
 

meteoamador

Cumulus
Registo
6 Jan 2014
Mensagens
237
Local
Vila Verde ( 310m)
Boas

Máxima hoje de 43.2 ºC:shocking: atualmente estão 32.4ºC

Aqui pelo concelho não se registou nada de de grave relativamente aos incêndios mas ao longe para-se que tudo está relativamente a arder, vêm-se enormes colunas de fumo negro um cenário muito desolador :disgust:
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Boa tarde,

Onde posso encontrar os dados relativos a essa estação?
Tenho um pressentimento que fica na Escola Básica do Bom Sucesso ou o Infantário atrás da própria Junta…

http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie/obsHorariosSup.jsp?selEstacao=903&idEstacao=903

Aqui tens a tabeka horária. Há um tempo atrás estava a ver o mapa das estações que figura algures no site do ipma (depois deixo cá o link, quando der de novo com aquilo, não é uma opção muito visível) e vi que ficaria na Campo Alegre, próxima da junta. Ora... há lá uma quinta enorme, cujas traseiras dão para a Flup, que é uma Direcção Regional. Penso que a estação situa-se lá, pois seria a região ideal, e assim como S. Gens, ficaria numa área verde pertencente a uma Direcção. Faz todo o sentido, custa-me acreditar que esteja num espaço reduzido ou fechado, o que não fazria sentido para qualquer estação.
 
  • Gosto
Reactions: Paelagius

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
33,1ºC a esta hora ainda por aqui.

Ao final da tarde tive de sair e estava a VCI praticamente a arder junto ao Nó do Mercado Abastecedor, via-se mesmo labaredas.

Fui à Foz e as nuvens de fumo acumulavam-se com um sol vermelho vivo

DSC03068_zpsn7banzvq.jpg
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Boa tarde,

Onde posso encontrar os dados relativos a essa estação?
Tenho um pressentimento que fica na Escola Básica do Bom Sucesso ou o Infantário atrás da própria Junta…

http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie/index-map-dia-chart.jsp#Porto,Massarelos


Não sei se foi este o mapa que consultei, mas também dá para ter uma ideia apesar da falta de resolução. Com o tablet, consigo ampliar de forma a ver a Rotunda da Boavista e Agramonte acima da estação, depois é só acompanhar a rua que desce do Bom Sucesso até que cruze com a Campo Alegre. Lá encontramos, no mapa, a estação, que coincide com o local que referi no post anterior.

Edit. O link não abre muito bem, então na mapa deve-se escolher a opção OSM para que as ruas fiquem mais visíveis.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

RamalhoMR

Cumulus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
123
Local
Braga - Gualtar.
Boa noite

Bom....acho que pelos comentários dos outros membros deu-se para perceber o Inferno que se instalou aqui pelo o Norte. E Terrível para trabalhar ( como o meu caso ).
Hoje de manha a caminho da estação de comboios, a ventania que se levantou em conjunto com o fumo proveniente do incêndio que deflagrou por detrás do Bom Jesus ( julgo que tenha sido o começo de o de S.Mamede ) fez com que a situação fosse algo bizarra, parecia um filme. Braga estava completamente fosca com a quantidade de fumo, e o ar insuportável de se respirar. No entanto e isto em Guimarães vejo que se tinha instalado o caos. Incêndios atrás de incêndios , Focos ora a Norte, ora a sul a Oeste.
Ja a caminho para a casa, entre Pereirinhas -Cuca- Lordelo - Santo Tirso, reparei no cenário desolador.Mais focos de incêndios por tudo o quanto era sitio.....e em Lousado deu para a ver o enorme fogo que deflagrava em Barcelos.:(:(
E o calor esse, sem comentários. Nunca pensei que aqui no Norte, pudesse chegar aos valores registados. E obra.:confused:

Por agora, continua o ambiente quente, e muito fumo do incêndio que ainda deflagra por detrás da minha área de residência....

E a noite promete ser complicada para dormir também...

Abraço.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Bem visíveis as colunas que começaram de tarde no distrito de Viana do Castelo
YzF1tzq.gif


A coluna mais grossa mais a norte era do Paredes de Coura:

Vista de longe (Serra D'arga) onde tinha ardido também no ano passado do "Incêndio de Cerveira 2015"
7sUuqd3.jpg


De perto 2 frentes
EmVm0n2.jpg

Este parece pequeno mas já era enorme, eu é que estava na frente que estava a ir para as casas.

Nascia então 3 focos em menos 10 minutos a 2 Km dali
j24nHM1.jpg


Vista em 360º
(Podem fazer download e aumentar ao tamanho do ecrã)
NXQ9RLX.jpg


As TV's não falaram e não sei porquê deste gigantesco incêndio que ameaçou casas e segundo um popular parece ter ardido uma.

A vista na N13 do Camarido ao olharem até ao fundo no céu, é como estivessem a ver o céu até Viana (completamente cerrado pelo fumo...)
K7D0Qbm.jpg


Esta era a vista ou não vista dos mais de 20 focos de incêndio dos 5 concelhos em chamas.
a2gLyOl.jpg

Vista em 360º
(Façam download e aumentem ao tamanho do ecrã)

Vídeos
Paredes de Coura



O

Impressionante! :shocking::(
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

FSantos

Nimbostratus
Registo
16 Ago 2006
Mensagens
688
Local
Gondomar (115m)
Ou se investiga seriamente quem tem interesse nestes incêndios ou para o ano estaremos todos a repetir as mesmas frases. É fundamental criar leis que impeçam seja quem for de lucrar um cêntimo com isto. O simples facto de todos os anos se perderem riquezas incalculáveis, podendo a maior delas ser a vida humana, deveria gerar nos nossos governantes um ímpeto tal que só terminasse no dia em que nunca mais houvesse um incêndio provocado por mãos criminosas. Até lá tudo não passa de aflição, noticia de telejornal e deixar mato crescer, até voltar a acontecer.