Seguimento Litoral Norte - Agosto 2016

ruka

Cumulus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
325
Local
Porto (Boavista)
temperaturas mínimas previstas para esta madrugada pela AEMET
2016080712+036_ww_btmnp236.png


e pelo AROME para as 7h da manhã

00003_20160807_12_018.gif
 
Última edição:


CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Aí para o Norte é só calor. Aqui na Gafanha está nos 19,0°C, na minha varanda, e 18,6°C numa PCE na outra Gafanha (da Nazaré). Quando chegar a lestada a meio da madrugada já deverá subir isto.


@CptRena: Massarelos está numa escola? Pelo mapa, e pelos meus cálculos, é vizinha de uma faculdade, mas não compartilha desta área.

Edit. Já estou a ver de quescola fala, esta seria na Galiza... eu acho que a estação se localiza num espaço perto da Junta de Massarelos, ou seja, mais para cima, isso também porque a situação seria então semelhante à de S. Gens. Claro, posso estar enganada.

De qualquer das formas, continua a ser uma zona quentíssima.

Boa tarde,

Onde posso encontrar os dados relativos a essa estação?
Tenho um pressentimento que fica na Escola Básica do Bom Sucesso ou o Infantário atrás da própria Junta…

http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie/obsHorariosSup.jsp?selEstacao=903&idEstacao=903

Aqui tens a tabeka horária. Há um tempo atrás estava a ver o mapa das estações que figura algures no site do ipma (depois deixo cá o link, quando der de novo com aquilo, não é uma opção muito visível) e vi que ficaria na Campo Alegre, próxima da junta. Ora... há lá uma quinta enorme, cujas traseiras dão para a Flup, que é uma Direcção Regional. Penso que a estação situa-se lá, pois seria a região ideal, e assim como S. Gens, ficaria numa área verde pertencente a uma Direcção. Faz todo o sentido, custa-me acreditar que esteja num espaço reduzido ou fechado, o que não fazria sentido para qualquer estação.

http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie/index-map-dia-chart.jsp#Porto,Massarelos


Não sei se foi este o mapa que consultei, mas também dá para ter uma ideia apesar da falta de resolução. Com o tablet, consigo ampliar de forma a ver a Rotunda da Boavista e Agramonte acima da estação, depois é só acompanhar a rua que desce do Bom Sucesso até que cruze com a Campo Alegre. Lá encontramos, no mapa, a estação, que coincide com o local que referi no post anterior.

Edit. O link não abre muito bem, então na mapa deve-se escolher a opção OSM para que as ruas fiquem mais visíveis.

Inside info: Escola Sec Inf D Henrique.


33,1ºC a esta hora ainda por aqui.

Ao final da tarde tive de sair e estava a VCI praticamente a arder junto ao Nó do Mercado Abastecedor, via-se mesmo labaredas.

Fui à Foz e as nuvens de fumo acumulavam-se com um sol vermelho vivo

DSC03068_zpsn7banzvq.jpg

O meu telemóvel é que é foleiro por que a cor do sol estava rosa choque, foi algo que nunca vi mesmo.
Na esplanada caía cinza.

Mais algumas:

DSC03064_zps7k5m7xpk.jpg

DSC03065_zpsab7ll7mv.jpg

DSC03066_zpsurhmwnhq.jpg

DSC03069_zpssuwitsvg.jpg

Aqui em Aveiro o pôr do sol também foi com cor rosa intenso, que o meu telemóvel também não conseguiu captar.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
@CptRena: a memória falha, e então fiz uma pesquisa com escolas deste nome. Há efectivamente uma na região que pertence a este conglomerado de escolas. Fica bem perto da junta (não sei se é a que o Paelagius referiu-se há bocado) mas só conheço o espaço de vista, será também muito perto do Bom Sucesso, pertíssimo de onde morei por muitos anos, aliás. E é mesmo muito quente, lá!

Fica então a correção, obrigada por finalmente esclarecer este ponto! Não seria, para mim, o local ideal, mas não mando nisso!
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Bom dia,

É verdadeiramente impressionante o que está a acontecer no litoral norte, tive uma mínima super tropical 27,8ºC às 2:32h :eek: :wacko:

Registo da temperaturas nas últimas 24h na minha estação :
56HRUKg.png


Atuais 30,4ºC e 28% de humidade, o vento sopra a 24km/h de Leste / ENE
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

grande bafo a esta hora, sigo com 29.7 ºc :calor: Lestada bem instalada, moderada com rajadas.

mínima de 25.4 ºc.

É só colunas de fumo, nomeadamente para NNE e SE.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
São 9:25h e já sigo com 31.5ºc:calor:

Lestada bem instalada pois claro. :calor:

Impressionante , em redor do Porto é só incêndios..:mad:
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
São 9:25h e já sigo com 31.5ºc:calor:

Lestada bem instalada pois claro. :calor:

Impressionante , em redor do Porto é só incêndios..:mad:

Sem dúvida Snifa, quase 32ºC a esta hora no grande Porto é de facto incrível, consigo imaginar o enorme efeito de estufa derivado do fumo dos incêndios na região envolvente. O Norte do País o nosso pulmão Português está em chamas :( .