Seguimento Litoral Norte - Agosto 2016



Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boa tarde,

A lestada ainda persiste a esta hora, a máxima foi de 31.0 ºc :calor:

Neste momento 30.7 ºc praticamente estagnados e apenas 25 % de HR, vento ENE 18 Km/h, o vento é quente e seco :calor:

Pela rosa dos ventos predominantes na estação do ISEP, dá para perceber que hoje foi só lestada até ao momento:

YlVRd1U.png


http://meteo.isep.ipp.pt/

O cenário de muito fumo persiste, com várias colunas visíveis.
 
Última edição:

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
De facto, 33,3C para S. Gens às 17:00 UTC, provavelmente a máxima horária da estação hoje.
Bizarro será o facto do Distrito nem sequer contar com aviso amarelo, já está tudo verde como se estas temperaturas fossem o que há de mais normal por aqui.
 
Última edição:

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Vento já rodou para E por aqui, e com ele a subida de temperatura, que "saltou" dos 18ºC para os atuais 26,2ºC
Com o vento de E vieram muitas faúlhas e um intenso cheiro a queimado, apesar do cheiro a noite está muito agradável, dado que estas noites com temperaturas tão altas são uma raridade por aqui...
O céu permanece completamente tapado por uma densa nuvem escura de fumo
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

mínima de 20.2 ºc.

Neste momento 20.4 ºc, vento moderado com rajadas fortes de E/ENE.

Muito fumo, a minha casa cheira a fumo, parece que tenho um incêndio aqui ao lado, enfim..:buh:

Tem que se escolher, ou se areja a casa e empesta-se de cheiro a fumo ou fecham-se as janelas todas ( escolhi a 2ª opção) ..:mad:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Rajada de 62 Km/h agora mesmo de ENE.

Está um ambiente péssimo para os incêndios, a acumulação de fumo parece surreal..:disgust:
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Rajada de 62 Km/h agora mesmo de ENE.

Está um ambiente péssimo para os incêndios, a acumulação de fumo parece surreal..:disgust:


Rajadas fortes de Leste / ENE , máxima de 61km/h. A atual sinóptica não ajuda nada o combate aos incêndios:

MhEhwGg.png


Registo 20ºC e 46% de HR. Vento ENE a 34km/h com rajadas constantes acima dos 50km/h
 
Última edição:

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Bom dia,

mínima de 20.2 ºc.

Neste momento 20.4 ºc, vento moderado com rajadas fortes de E/ENE.

Muito fumo, a minha casa cheira a fumo, parece que tenho um incêndio aqui ao lado, enfim..:buh:

Tem que se escolher, ou se areja a casa e empesta-se de cheiro a fumo ou fecham-se as janelas todas ( escolhi a 2ª opção) ..:mad:

Hoje às 4 da manhã acordei convencida que o A/C estava a arder ou qualquer coisa assim, tal o cheiro a queimado que havia dentro de casa. Fui à varanda e pareceu-me que o cheiro estava a entrar pelo sul...
Hoje pela manhã o quarto estava impregnado de fumo, não obstante o purificador de ar e as janelas estarem fechadas. A asma da gatinha tinha piorado, também, e isso deixa-me muito preocupada. Vi que o fumo, trazido por fortes rajadas de vento, estava a entrar pela moldura da janela, e então tive de colocar, às pressas, em todas as janelas, fitas de calefacção, e agora está melhor.

São estes os nossos avisos e alertas laranjas, à custa de muitos sustos e, eventualmente, da nossa saúde.

21,3C agora no isep.
 
Última edição:

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Bom dia,
E a cidade encontra-se novamente coberta de fumo... está aquele ambiente pestilento e "marciano" com uma estranha luminosidade amarelo-alaranjada...
Estão 22,2ºC e algum vento.


Welcome to Mars. Porto, 11-08-2016
by JoãoP74, on Flickr
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia. (ou mau dependendo da perspectiva).

João Pedro, dizes bem: "ambiente marciano".
O fumo é terrível, a sua inalação faz mesmo mal.
Não sou particularmente atreito ao fumo, normalmente aguento bem, mas hoje o ar é muito seco e muito saturado de fumo dos incêndios do Marco de Canaveses (principalmente). Céu alaranjado, bafiente, muito seco - induz a tosse facilmente...
Muito fumo a sair do nosso litoral norte:
KBfuFcp.jpg


Pelas 00h tive de me deslocar ao Marco de Canaveses e observei múltiplos focos de incêndio, alguns no seu início, outros já "maduros" - o vento soprava forte. Disse-me um bombeiro que não haviam homens em todos eles. Só se estivessem em perigo casas ou pessoas é que deslocavam meios para aqueles sem meios no momento.
Muito muito triste isto! :(

Aqui por Paços de Ferreira ambiente mais desanuviado do que na zona central do vale do Sousa - Paredes e Penafiel debaixo de um manto de fumo imenso.

Fiz a manutenção da estação de Luzim - Penafiel, a qual tem registado precipitação; penso que pela acção do vento o poste do udómetro tem oscilado.
Lá perto fiz um vídeo do vento (09.45h, 11 agosto 2016):

Com estas condições, pois então, se tiver que arder vai arder sem dúvida nenhuma.
São de facto dias negros neste nosso Portugal...

P.S.: fogo às portas de Arouca esta noite; não sei como evoluiu...
kEedimM.jpg

ng7448523.jpg
 
Última edição: