Seguimento Litoral Norte - Agosto 2019

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por SpiderVV 1 Ago 2019 às 11:12.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. JoaoCodeco

JoaoCodeco
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    10 Abr 2012
    Local:
    Capital dos cabritos (Vile)
    Boa noite a todos, o dia 17 (sábado) foi bem melhor que os outros 2 dias anteriores (quinta e sexta-feira).
    Temperatura agradável dia 17 (sábado), com vento fraco/nulo.
    De momento vento fraco de SSO já com nebulosidade, espero um pouco de precipitação e um bom acumulado.
    Bom fim de semana a todos.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. guimeixen

guimeixen
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2013
    Local:
    Real, Braga 105m
    Bom dia,

Que belo início de dia, chuva moderada a forte neste momento. O acumulado vai nos 3,8mm.

Pequeno vídeo que fiz à minutos um pouco antes da parte mais intensa:

3. ampa62

ampa62
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Dez 2009
    Local:
    Covas, V N Cerveira
    Bom dia.
    Por Covas, com 7 mm acumulados e 20°C.

Enviado do meu SM-G920F através do Tapatalk

4. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Bom dia.

Bela rega no Minho. Por aqui a chuva foi fraca, pouca intensidade.
    Pelo radar dinâmico do IPMA parece que a linha "abriu" um pouco à sua passagem aqui na zona.
    Em princípio deverei ter um pouco mais que a EMA, aqui em cima parece ter passado uma zona "mais escura" nas imagens de radar. A diferença andará em 1-1,5 mm +\-.
    O acumulado está nos 3,3 mm.
    O céu vai permanecendo muito nublado\encoberto, chuvisca por vezes, e o vento sopra fraco de SSO.

Tactual: 19,3ºC
    Hr: 89%

#79 Aristocrata, 18 Ago 2019 às 11:46
    Última edição: 18 Ago 2019 às 11:52
  5. bandevelugo

bandevelugo
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    3 Jan 2008
    Local:
    Lisboa
    Bela(s) estação(ões)! No caso da do Aristocrata confesso que é uma pena retirar a vegetação em volta. Não me parece interferir em nada (até os pluviómetros estão com o desimpedimento dos 45º) e ajuda a moderar a ilha de calor urbano. E então as pobres latadas (verde ou americano?), com toda a gente a fazer o mesmo um dia destes ficamos sem uma das mais distintivas marcas da paisagem do Norte litoral! (E perdoa a intromissão)

Manmarlopes, ampa62 e Aristocrata gostaram disto.
  6. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Boa tarde.

Por aqui só de há uma hora para cá é que o sol timidamente começou a aparecer. Até essa altura céu encoberto a muito nublado, vento fraco e não mais choveu.
    O acumulado permanece o mesmo.

Tactual: 22,8ºC
    Hr: 62%

Obrigado @bandevelugo . Tenho tido a preocupação de ter os necessários cuidados com os sensores da estação.
    Como é óbvio não é perfeito mas é o melhor que posso ter de momento.
    A partir da queda da folha as condições ficam muitíssimo melhores, quase tudo é de folhas caducas, menos os 2 pinheiros silvestres, pinheiros originalmente de "Natal", com diferença de cerca de 3 anos entre eles, mas que me lembrei de os colocar "à medida legal" para no futuro poderem albergar camas de rede...:D
    Ainda tenho um num vaso e que, se for possível, vai para o 5º ano de Pinheirinho de Natal. ;) Um mais antigo está no terreno do meu pai, com uns 22 anos, já de porte interessante, após o corte da caruncha há cerca de 10 anos. Não gosto de pinheiros de plástico, sou sincero. E como muitos vem de retiradas selectivas, nada melhor do que terem um bom uso.

Em relação "as pobres latadas", não percebo a que te referes. Uma luz? :intrigante:

bandevelugo, Manmarlopes e ampa62 gostaram disto.
  7. bandevelugo

bandevelugo
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    3 Jan 2008
    Local:
    Lisboa
    É só um apelo (talvez um pouco deslocado!) para a eventual preservação das bonitas ramadas/latadas da fotografia - que na minha opinião não atrapalham os normal fluir dos fatores meteorológicos... cada sítio é o que é e os valores das estações também devem ser reveladores dos locais em que vivemos!

As ramadas/latadas são a marca mais características das paisagens do litoral norte (a par com uma das plantas mais feias do mundo, a couve galega, também ela "ameaçada"). Muita gente que não quer manter as parreiras pode sempre substituí-las por ramadas de quivi, é uma boa opção e também muito produtiva (os meus pais fizeram-no com sucesso), só se tem que tratar da poda nos momentos certos (a qual não é muito difícil, desde que se conheçam os princípios básicos). O quivi depois armazena-se e dura quase até à primavera - nunca se sabe se um dia não precisaremos destas fontes de alimento próximas de casa...

(desculpem o off-topic)

Aristocrata gostou disto.
  8. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Latadas\ramadas...:D Não conhecia tal expressão!
    A ramada faz parte do terreno desde que adquiri o mesmo, e como o meu pai ainda FAZ vinho optei por deixar a mesma.
    Com a actual configuração não a deixarei no futuro, pelo menos em metade dela, no entanto os esteios deverei manter para fazer pequena vinha de tinto - para fazer vinho doce (não da casta americano mas de vinhão e eventualmente de outra casta antiga que possa encontrar na zona - acreditem que é muito melhor!). Outra parte deverá ser para colocar maracujás e talvez preserve parte da ramada para sombra e 2 ou 3 pés de quivi.
    Quanto à couve galega, não podemos deixar de a ter à nossa mesa, precisamente este ano tenho-as pela 1ª vez plantadas, estão de boa saúde. :p

Por cá o céu tornou-se aos poucos pouco nublado e o vento tornou-se por vezes moderado, com um ar fresco, vindo de ONO.
    Agora o vento sopra fraco e o céu está mais limpo.
    Com o acumulado de hoje, 3,3 mm, o total mensal está nos 60,2 mm.
    Estive a verificar o udómetro de Hellman`s e contabilizei um total de 54 mm. Uma vez que não o despejei ainda este mês, e que perdi algum conteúdo por evaporação, é lógico considerar que o valor de 60 mm é realístico.

Tactual: 17,0ºC
    Hr: 72%

#83 Aristocrata, 18 Ago 2019 às 21:53
    Última edição: 19 Ago 2019 às 11:45
    Manmarlopes e bandevelugo gostaram disto.
  9. bandevelugo

bandevelugo
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    3 Jan 2008
    Local:
    Lisboa
    Não gosto de ser metediço, mas não aconselho o maracujazeiro... nunca durou mais de alguns meses em S. J. da Madeira, e lá não é nem de longe tão frio como Paços de Ferreira - morria sempre naqueles dias bem gelados. Talvez com o "aquecimento global"... Abraço

Aristocrata gostou disto.
  10. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Bom dia.

Hoje o céu apresenta-se com nuvens altas, e o vento sopra fraco de N\NNE.
    A partir de amanhã regressa o verão, aquele dos anseios de muita gente, regressa o calor que muitos pedem nas suas férias. Que venha, é necessário cá no nosso litoral, noutras zonas é a chuva a desejada - que assim seja. ;)

Tactual: 20,7ºC
    Hr: 63%

Aqui ao lado um vizinho tem maracujeiros há uns 4 anos, o meu pai tem-nos há uns anos também, bastante gente cá no concelho, incluindo família, come dos seus maracujás e não se queixam...
    A minha sogra tem em cima de um terraço, em vasos, mas a cerca de 5 km do Atlântico perto do Porto, a produção é abundante.
    Não se há variedades diferentes, adaptadas ao frio ou ao calor.

11. JoaoCodeco

JoaoCodeco
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    10 Abr 2012
    Local:
    Capital dos cabritos (Vile)
    Boa tarde a todos,
    Ontem de madrugada tivemos a tão desejada chuva tendo acumulado 15.6mm se não estou em erro, sendo que dá parte da tarde veio a maldita nortada, tendo as nuvens dissipado um pouco, não na totalidade, sensação térmica desconfortável.
    Agora da parte da tarde continua o cenário da nortada e desconforto térmico.
    Edit: a reportar do meu corpo de bombeiros.

12. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Boa noite.

O resto da tarde foi marcada pela quase ausência do astro-rei, cinzenta depois das 18h, e mesmo pela pergunta: Vem aí chuva?
    Não, não vem, não veio, não virá. Mas que parecia vir...é verdade.
    O vento é que por vezes foi soprando moderado, do meio da tarde para a frente, de NO.

Tmín: 13,2ºC
    Tmáx: 24,1ºC

Tactual: 17,9ºC
    Hr: 62%
    Temporariamente estaremos sem os dados de temperatura da EMA de Paços de Ferreira.
    O sensor será trocado logo que possível.
    Apesar disso, da suspeita que recai sobre os dados, tenho aquele "sentimento" que a montanha irá parir um rato e no final se verifique da fiabilidade do mesmo.
    2 a 3ºC de diferença da EMA para a minha estação parece natural atendendo às condições das mesmas. Mas veremos então o que irá acontecer quando for trocado o sensor.
    Os restantes dados continuam disponíveis, precipitação, vento.

#87 Aristocrata, 19 Ago 2019 às 22:02
    Última edição: 19 Ago 2019 às 22:07
  13. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Boa noite.

Hoje já tivemos uma pequena amostra do verão, com céu praticamente limpo (alguma nebulosidade alta apareceu pela tarde), tendo o vento soprado fraco a moderado (pela tarde) de ONO.
    Agora pela noite há uma mudança. O vento passou a soprar de NNE a ENE, um ar mais seco que o habitual.

Tmín: 10,8ºC
    Tmáx: 28,8ºC

Tactual: 21,7ºC
    Hr: 53%

14. guimeixen

guimeixen
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2013
    Local:
    Real, Braga 105m
    Boa tarde,

Que forno, neste momento estão 36,1ºC:calor:, acima do previsto uns 2ºC e estão alguns cumulus no céu. Para já é o dia mais quente do ano aqui.

Ricardo Carvalho, ampa62 e Manmarlopes gostaram disto.
  15. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Boa tarde,

muito calor por aqui também, a máxima foi de 34.2ºc :calor: mínima 20.1 ºc .

Neste momento 31.5ºc, vento NNW 12 Km/h e 43 % HR.

ampa62 e Manmarlopes gostaram disto.
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página