Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2009

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
:surprise:

Bom.... com o degelo aqui a montante e com a bátega de água que existiu aí a jusante.... os rios vão subir... ai vão, vão...:(


z z z z z z z z z z z z
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,972
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia

Esta madrugada tivemos um festival de emoções. Bebidas à discrição, luzes cintilantes na atmosfera, fortuna de bons ares para todos. Oh...que emoção tudo isto!:lol:
Chuva torrencial, ventos fortíssimos, trovoada intensa. O período mais marcado foi entre as 23.15h e as 00.30h - neste espaço de tempo tudo parecia estremecer, voar, alagar. Acumulei nesse espaço de tempo 46 mm de precipitação...

Desde as 00.30h até às 7.30h acumulei mais 29 mm - e a chuva continua a cair, agora menos severa mas quase em contínuo.
Para amanhã espera-se mais chuva forte - não percebi ainda se para o NO, mas que com estes solos saturados os rios voltarão a galgar as margens já não há dúvidas.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,972
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
trovoadasporto.jpg


Isto parecia uma "storm track" entre a zona do Porto\VNGaia e o meu concelho, Paços de Ferreira à hora aque referi - entre as 23.15h e as 00.30h.

De facto desde o famoso outono\inverno de 2000\2001 que eu não assistia a um temporal desta dimensão.

Neste momento mantêm-se a queda de chuva moderada.


P.S.: Utilizei a imagem que o gerofil colocou em posts anteriores
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Situação dos desalojados é a mais grave da intempérie, diz Governadora Civil

A situação das 15 famílias desalojadas em Rio Tinto, Gondomar, é a situação mais grave ocorrida hoje de madrugada devido ao mau tempo na zona do grande Porto, disse à agência Lusa a governadora civil do Porto.

«Não há danos humanos, só materiais», frisou Isabel Santos, realçando contudo a existência de 15 famílias desalojadas devido à subida do leito do rio Tinto, no concelho de Gondomar, e de um número indeterminado de pessoas desalojadas após o incêndio numa habitação em Lousada.

Isabel Santos adiantou à Lusa que a Protecção Civil está colocada no terreno e a responder às várias situações.

«O importante é que houve uma intempérie brutal e a Protecção Cil respondeu de imediato», adiantou a governadora civil.

De acordo com Isabel Santos, o período mais complicado causado pelas chuvas verificou-se entre as últimas horas de segunda-feira e as 05:00 de hoje, sendo que desde as 07:00 que a «situação tende a melhorar e a normalizar».

A chuva e o vento forte que atingiram a cidade Porto na noite de segunda-feira e madrugada de hoje provocaram inundações em estradas, túneis, prédios e danos em várias embarcações.
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1453666



Temporal no Grande Porto, 15 famílias desalojadas em Gondomar

A chuva caiu com intensidade, durante a madrugada, na cidade do Porto. Os Sapadores Bombeiros atenderam mais de 50 pedidos de ajuda e as chamadas foram tantas que os telefones ficaram bloqueados. Em Gondomar, a subida das águas do Rio Tinto provocou várias inundações e 15 famílias ficaram desalojadas. Em Lisboa, a situação esteve menos caótica

É a consequência mais grave do temporal que se abateu, durante a última noite e madrugada, na região do Grande Porto.

O rio Tinto, que dá o nome à freguesia, no concelho de Gondomar, transbordou e inundou várias habitações, deixando 15 famílias sem casa, que tiveram de ser realojadas.

O presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, Marco Martins, garante à TSF que estas foram as inundações mais graves das últimas décadas.

Marco Martins afirma ainda que, na origem destas inundações, podem ter estado também as obras de construção da linha do metro para Gondomar.

O segundo comandante dos bombeiros da Areosa/rio Tinto, Virgílio Pereira, diz que a situação encontra-se longe de ser resolvida e a freguesia de Rio Tinto está muito diferente do habitual, com muitas «ruas enlameadas, algumas intransitáveis e garagens alagadas».

A Junta de Freguesia e Câmara de Gondomar vão reunir-se, esta manhã, para avaliar prejuízos e para a decidir as medidas a tomar.

O mau tempo provocou também estragos por toda a cidade do Porto. António Oliveira, chefe de Serviço dos Sapadores do Porto, homem que esteve no comando das operações, diz que esta foi uma noite de trabalho intenso para os bombeiros, «com o desentupimento de sarjetas, caleiras e terraços».

As chamadas foram tantas, mais de 50, que acabaram por bloquear os telefones dos bombeiros.

Na Marina do Freixo, onde se viveu a situação mais grave, vários barcos ficaram danificados e pequenas embarcações que afundaram.

António Oliveira explica à TSF que «muitos barcos bateram e ficaram uns em cima dos outros» e que a equipa de mergulhadores seguiu para o local.

Barros Vale, presidente do Sport Clube do Porto, que tem a gestão da marina, diz que os rios que desaguam no local foram os responsáveis por este cenário.

O temporal provocou também muitos problemas no trânsito. A ponte da Arrábida ficou completamente alagada. A VCI chegou a estar cortada ao trânsito.

Vários túneis e viadutos ficaram com muita água. Em todo o caso, os problemas foram sendo ultrapassados.

Neste momento, o único condicionamento acontece na Via Panorâmica, quem vem de Gaia e pretende dirigir-se para o centro da cidade, não pode utilizar este acesso. Só pode sair da VCI no nó de Bessa Leite.

Em Gaia, as consequências do mau tempo não foram tão graves, mas o Comandante dos Sapadores da Cidade Salvador Almeida, diz que mesmo assim os bombeiros não tiveram mãos a medir com muito trabalho durante a madrugada.

Em Lisboa também choveu muito, mas a situação foi menos caótica. Os bombeiros assinalam apenas duas pequenas inundações, entretanto já resolvidas, em Alvalade.
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1453595
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

Bons videos e impressionantes as fotos, com uma situação excepcional como esta era o esperado infelizmente...:(

A noite trouxe mais chuva por vezes forte acumulando até ao momento 36.8 mm

desde as 0 horas de ontem até ao momento acumulei 107 mm de chuva !

Tenho notícias de familiares que ficaram com a cave completamente inundada ali na zona das Antas , a água subiu 60 cm dentro da cave...:disgust::( Outras pessoas com garagens inundadas..

Actual:

temp:12.4 ºc

Vento SSW: 12 Km/h ( máximo 55 Km/h de SSW às 00:23h)

Pressão:993.2 hpa

Humidade: 97%

Neste momento chove.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Ainda em ressaca de emoções fortes e de horas extraordinárias ,
relato mais 20,2 mm só nas últimas 06 horas.
O vento que esteve sempre sudoeste rodou há 10 minutos para noroeste.
Indício de alguma pausa ? O satélite parece não indicar tal...
Veremos...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Há momentos choveu de novo forte e fez o acumulado de hoje subir para 39.6 mm

na sic notícias passaram imagens brutais do temporal..:shocking:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,211
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

Impressionante!

Mais algumas noticias:


Região do Porto inundada devido a chuva torrencial

A cidade do Porto foi particularmente atingida esta noite pelo mau tempo com chuva e vento forte que provocaram inundações em estradas, túneis, prédios e ainda danos em várias embarcações que se encontravam na marina do Freixo. Os Bombeiros não pararam toda a noite com centenas de chamadas e falaram mesmo em tromba de água.

Uma noite e madrugada de muita chuva na cidade do Porto criaram o caos em várias zonas com especial atenção para a marina do Freixo onde várias embarcações afundaram, outras ficaram com danos graves e muitas acabaram em cima das outras, onde nem o barco dos Bombeiros Sapadores do Porto escapou.

A muita chuva provocou ainda inundações em túneis com vários automobilistas a ficarem presos em autênticos lagos e ainda enormes lençóis de águas com estradas inundadas e vários pedidos de socorro.

As inundações em prédios foram também alvo das muitas chamadas para os bombeiros com realce para dois prédios na Rua Academia Futebol Clube onde duas garagens ficaram inundadas, uma delas com dois pisos subterrâneos bastante afectados já que no piso -1 a água chegou aos dois metros e no -2 aos seis metros.

Os Sapadores Bombeiros do Porto começaram a receber chamadas a partir das 23 horas, com pedidos de auxílio de condutores em perigo devido a túneis e estradas inundadas, mas até ao momento não há feridos a registar e apenas um sem-abrigo teve de ser levado ao hospital de S. João por hipotermia.

Já esta manhã era ainda impossível circular na Via Panorâmica com o trânsito cortado no sentido Arrábida-Campo Alegre onde se registava a existência de enorme lençol de água.

Pandemónio em Rio Tinto


Outras das zonas mais atingidas pelo mau tempo desta noite e madrugada foi a de Rio Tinto que, segundo o comandante dos bombeiros, a chuva torrencial que caiu deixou a zona num autêntico pandemónio.

Para além de inúmeras inundações, a chuva também provocou vários aluimentos de terra e derrocadas de muros, situações que deixaram intransitáveis a Rua das Arroteias, a Travessa do Forno e a Rua da Granja tendo a Rua Amália Rodrigues ficado intransitável devido a um aluimento de terra que deixou um automóvel parcialmente soterrado.

As inundações provocaram ainda que 15 famílias tivessem de abandonar as suas casas durante a noite, que ficaram alagadas, famílias que habitavam na zona do Caneiro e na zona da rua dos Moinhos, perto do leito do rio Tinto, que transbordou.

Aliás, a situação das 15 famílias desalojadas em Rio Tinto foi já considerada a situação mais grave ocorrida esta madrugada, segundo a Governadora Civil do Porto, Isabel Santos, que acrescentou não haver danos humanos, mas somente materiais.

Também a via-férrea do Minho ficou afectado depois da terra que suportava os carris no sentido Cantomil-Rio Tinto ter aluído pelo que a circulação está a ser feita apenas numa via.

Dezenas de acidentes


O mau tempo na região do Porto foi ainda responsável por dezenas de acidentes de trânsito registados já esta manhã que provocaram alguns feridos.

Os muitos lençóis de água estiveram na origem da maioria dos acidentes, segundo referiu a GNR, que adiantou a existência de condicionamentos nas estradas A41 Paços de Ferreira-Matosinhos devido a um despiste que ocorreu no sentido Alcena-Matosinhos.

Também a A28 Viana do Castelo-Porto está condicionada ao trânsito por causa de um despiste de uma viatura na zona de Parafita e na cidade do Porto estão condicionadas a Via Panorâmica, no sentido Arrábida-Campo Alegre, e a Marginal em direcção à Ponte D. Luís.

RTP



Zona alagada de avenida da Lixa reteve vários automóveis
11h34m

Felgueiras, 22 Dez (Lusa) - Os Bombeiros da Lixa auxiliaram na madrugada de hoje dezenas de automobilistas que tentavam passar numa zona alagada na Avenida da República, nesta cidade do concelho de Felgueiras, disse à Lusa fonte da corporação.

Segundo explicou, a água chegou a ter mais de um metro de altura naquela avenida, junto ao cruzamento com a EN 101, que liga a Lixa a Felgueiras.

"Durante várias horas, tivemos de rebocar os automóveis de alguns condutores que insistiam em passar, apesar da rua estar inundada", explicou a fonte.

JN
 

DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
Após horas e horas e horas a chover moderado a forte, com trovoadas à mistura durante a noite de ontem, a chuva acalmou e chove por vezes moderado. Muito menos que anteriormente, embora o dia seja de Inverno.

De salientar o facto de às 12.15h estar com 12.6º e neste momento ter caído para.... 8.3º...
 

Trapalhadas

Cumulus
Registo
3 Fev 2009
Mensagens
175
Local
Vila Nova de Gaia - Vilar do Paraíso (90m)
Bem, nada a dizer, foi realmente caótico. Felizmente não tive mais problemas em casa com água a partir das 2 mas que foi assustador...:shocking:
Espero que todos os que foram afectados com gravidade vejam as situações rapidamente resolvidas.:)

Ha pontos negros na cidade do Porto, a Via Panorâmica não escoa a água como deveria, eu próprio ja la queimei o alternador do carro ao entrar dentro de água, apanhado desprevenido.

Ontem tirei duas fotos duvidosas com o telemovel quando a rua começou a encher à minha porta, depois tive de ficar dentro de casa :D eerrrr... como é que as ponho aqui? :p