Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2009

Registo
30 Dez 2009
Mensagens
15
Local
Rio Tinto
Boas tardes meus amigos.

Aqui sigo com:

temperatura:14ºc
pressao atmosferica:747hpa
vento:16.09kmh
humidade:77%

nao chove infelismente :(
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Grande relâmpago e trovão fez estremecer tudo neste momento. :trovao:

Chuva forte!:rain::rain:
 
Registo
30 Dez 2009
Mensagens
15
Local
Rio Tinto
por aqui já se vê algo mais intenso...

um forte trovao fez com que a energia electrica da minha zona fosse abaixo

seguimos com:

temperatura:12ºc
pressao atmosferica mantida em:747pha
humidade:94
vento:16.0 kmh

os relampagos estao abrandar:angry:

vamos ver o que verá ai :D um pouco de trovoes faltava:angry: pois para mim nao é problema pois tenho um apc ligado que aguenta 40min:p
 

blood4

Cumulus
Registo
27 Nov 2009
Mensagens
156
Local
Ponte de Lima
por aqui foi uma madrugada bastante agitada
pelo menos 5 ou 6 trovoes cairam mesmo em cima as 5 da manha
chuva torrencial e vento
neste momento tudo calmo
nao ha sinal de chuva,vento ou trovoada
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite navegantes...

A chuva tem sido tanta que a qualquer momento lançamo-nos à água e tornamo-nos marinheiros deste pequeno rectângulo chamado Portugal - será desta que o país sempre toma um rumo?
Para o madeirame do navio temos os experientes trabalhadores do Vale do Sousa para o edificar...
Para as velas temos a experiência das nossas costureiras do vale do Ave (muitas delas no desemprego infelizmente)...
O timoneiro pode ser qualquer um desde que a cunha o ajude.
A água não é problema...Só falta mesmo é falar do vento que impulsiona a fragata: para isso tem contribuido a proverbial capacidade dos nossos políticos que quando abrem as suas majestojas bocarras emanam tempestades proverbiais que tudo levam à frente - o povo, os votos, a esperança em melhores dias.

Pois bem, regressando agora ao que de importante se passa no mundo (no meu): Dia de aguaceiros com trovoadas espaçadas, alguns aguaceiros mais fortes na madrugada e agora mesmo (21.00h). Um dia um pouco mais fresco que os anteriores mas nada de mais...

Tmín: 7,5ºC
Tmáx: 12,0ºC
Prec. acumulada às 19h: 25,5 mm


p.s.: o aguaceiros das 20.50h até ao momento já rendeu + 8 mm
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Aguaceiro torrencial de chuva e algum granizo das 21 às 21,20 em Leça da Palmeira.Estradas como rios.Vários relâmpagos e trovões e incrível bátega de água.
Curiosamente chegado aqui ( P.Rubras) tudo muito calmo, com apenas
alguma chuva que inclusivé está a parar...
Em apenas 7 Km de distância diferenças abissais...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

confirmo essas intensas bátegas de água com fortes trovoadas que se abateram por aqui nas últimas horas/minutos! :trovao:

O acumulado desde as 0 h de hoje vai em 33.3 mm até ao momento

Actual:

Temp:10.9ºc ( mínima 9.9ºc ) ( máxima 14.1 ºc)

Vento SSE 30 Km/h

Humidade: 90%

Pressão 996.5 hpa (a descer)

De momento não chove.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite

Chove chuva chuvinha...:p

Alguém ainda se lembra da seca? Hummmm, acho que não!
Ninguém suplica pelo nosso amigo AA? Hummmm, acho que sim!

Um Dezembro como há muito não se via. Húmido sem dúvida...pluvioso como poucos o foram no nosso tempo.

Sabia bem agora ter um Janeiro um pouco mais liberal, talvez mais frio, mais solarengo mas menos molhado. Mas daí a pedir para o AA assentar arraiais não! Que venha por 1 semana que qualquer um de nós se sentiria feliz mas depois que fosse dar um passeio a zonas mais gélidas ou mais tropicalizadas. Sim, que o inverno tem ganas de o ser e de nos trazer a bendita água para nos encher os aquíferos subterrâneos que tão depauperados andavam...

O episódio relatado pelas 21 h trouxe-me 13 mm de precipitação, subindo o acumulado do dia aos 38,5 mm (até às 21.30h).

Com este valor o total do mês ultrapassa já os 550 mm de precipitação
Ainda longe do máximo mensal mas um valor seguramente interessante...:w00t:
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Boa noite

Chove chuva chuvinha...:p

Alguém ainda se lembra da seca? Hummmm, acho que não!
Ninguém suplica pelo nosso amigo AA? Hummmm, acho que sim!

Um Dezembro como há muito não se via. Húmido sem dúvida...pluvioso como poucos o foram no nosso tempo.

Sabia bem agora ter um Janeiro um pouco mais liberal, talvez mais frio, mais solarengo mas menos molhado. Mas daí a pedir para o AA assentar arraiais não! Que venha por 1 semana que qualquer um de nós se sentiria feliz mas depois que fosse dar um passeio a zonas mais gélidas ou mais tropicalizadas. Sim, que o inverno tem ganas de o ser e de nos trazer a bendita água para nos encher os aquíferos subterrâneos que tão depauperados andavam...

O episódio relatado pelas 21 h trouxe-me 13 mm de precipitação, subindo o acumulado do dia aos 38,5 mm (até às 21.30h).

Com este valor o total do mês ultrapassa já os 550 mm de precipitação
Ainda longe do máximo mensal mas um valor seguramente interessante...:w00t:

De facto muito relevante o que se passa por aí, mas não te esqueças que existem zonas que as "chuvas" não foram assim tão generosas.

Por exemplo, aqui pela Lousã só à momento ultrapassei o registro de 100mm neste mês... mas mais chuva também não é necessária. :thumbsup:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

chuva e mais chuva, grossa, e com intensidade por vezes forte nos últimos minutos.:rain::rain:

O acumulado de hoje vai em 42.9mm, incrível este mês de Dezembro em termos de acumulações de precipitação...448.8 mm desde o dia 1..

Continua a chover mas mais fraco.
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Neste momento chuva muito forte, muito vento e muita trovoada, incrível.