Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2009

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Uma imagem interessante: toda a península ibérica sem excepção mergulhada num sistema depressionário cujo epicentro estará algures em portugal ou Atlântico adjacente. Não é muito comum uma imagem destas...:rolleyes:

200912232300msg2msgirpi.jpg
 


Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Boa noite,

Depois do tempo que se fez sentir aqui por Ermesinde à pouco, vim procurar mais informação para a Internet, encontrei este interessante forum.

Gostava de saber onde posso recolher mais informação das previsões do tempo, pois o que normalmente consulto é http://www.meteo.pt/pt/ mas a informação é muito escassa.

Vou continuar a seguir este forum nomeadamente este tópico.

Bem vindo ao forum!!

Tens muitos sites onde podes recolher informaçoes...

www.wunderground.com (previsao do tempo em todo mundo) aconselho
www.meteociel.fr (consulta de temperaturas precipitaçao ventos neve etc.. para toda a europa)
www.freemeteo.com
www.meteoblue.com
www.sat24.com

e o espectacular http://imapweather.com na minha opiniao o melhor com decargas electricas em tempo real!!! :D

quanto a esta noita atraves do satelite realmente esta a formar-se alguma coisa no atlantico mas parece rumar a galiza..vamos ver as proximas horar acredito que as 4 horas o espectaculo começe. :D

cumps
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Esta é mesmo uma situação para acompanhamento em tempo real. Hoje fui jantar a Braga e presenciei um forte temporal, com trovoada e chuva muito forte que mal se podia circular de carro. Quando regressei a casa, a cerca de 13km (Norte) reparei que tinha chovido muito pouco.
Diferenças enormes a escassos Km's.
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Se reparares na imagem do SAT24, existem células muito interessantes em desenvolvimento acelerado a Oeste do Litoral Norte ...

... prevejo para o período das 02h00/04h00 interessante animação por esses (e estes) lados! :thumbsup:

Vamos ver...Vai ser uma noite de períodos!Para mim, e a minha análise vai mais no sentido de termos mais festa la para o início da madrugada/manhã, conforme disse à pouco no meu post...De facto há bastante desenvolvimento aqui ao largo da costa, apesar desta calma aparente que não é nada mais que enganadora...Aqui se aplica correctamente o adágio "muita água vai passar debaixo da ponte ainda..."
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Recomeça a chover - aguaceiro moderado\forte:rain:

P.S.: de curta duração...
 

VerticalHorizon

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
282
Local
Porto / Paços de Ferreira (350m)
Boas, pessoal!
Bem...recordam-se de eu vos ter escrito há uns posts atrás :"que mer++... logo agora que vou sair para a rua..."?!
Pois bem... saí mesmo...e pensei que não iria acontecer nada de especial...
:rolleyes:

Eram 22h... Via Norte...dirigia-me para a Maia com amigos num carro num 4 pessoas... ... Amena cavaqueira... até que começa a chover mesmo forte...e pensámos "pronto...ok... lá vem mais uma chuvada!..."
Mas em poucos segundos este nosso pensamento se quebrou. Um verdadeiro fenómeno meteorológico atravessa a VCI e Via Norte ... Eu sou observador do tempo...e nunca vi nada igual! Juro-vos...eu nunca vi chover tanto na minha vida... Era chuva ABSOLUTAMENTE torrencial, trovões à mistura, vento forte... os candeeiros a falhar... a Via Norte completamente num lago... tudo com os piscas ligados a andar a 20km/h... ... Pensei mesmo por momentos que estivesse apanhado por um tornado...
O silêncio que se fez subitamente no carro foi quase sufocante... Ninguém conseguia dizer nada. O meu amigo que ia a conduzir suava por todos os lados...e eu só não conseguia ver se estava todo branco porque não tinha luz e era noite... Ficamos em silencio, a olhar completamente atónitos em frente... procurando captar por entre a cortina de agua densa qualquer "4-piscas" de um carro que nos guiasse pelo melhor caminho...
Foi uma experiência completamente "fora"... nunca vivi um fenómeno meteorológico tão extremo. Bem mais severo que as 23h de segunda-feira passada aqui no Porto! Diria que foi o triplo da intensidade que aconteceu na 2a-feira...

Ironia do destino: na troca de prendas de Natal, eles ofereceram-me uma Wireless weather station Oregon BAR388HG!! :D :thumbsup::w00t::lmao: Tudo que eu queria!! E logo depois de vivermos aquela experiência... LOL

Enfim... emoções muito fortes, num silêncio perturbador, em plena Via Norte, 22h, 23/12/2009, durante cerca de 15 minutos.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
...Vai ser uma noite de períodos!...De facto há bastante desenvolvimento aqui ao largo da costa, apesar desta calma aparente que não é nada mais que enganadora...Aqui se aplica correctamente o adágio "muita água vai passar debaixo da ponte ainda..."

Torrencial aguaceiro aqui em P.Rubras de 3, 4 minutos que terá acumulado mais
(arrisco) 3, 4 mm de precipitação ao já farto(s) dia(s)...
O da trovoada , de há pouco, foi chuva de leste/sudeste frio ( 9º),
este já foi de Oeste/sudoeste , sem trovoada e 4º mais quente...
(mas de onde ele surgiu? no satélite: zero)
Agora vento em intensificação de Sudoeste.
Depois de ter chovido moderadamentre entre as 18 e as 19 sem vento nenhum,,,
Bom...isto é que são emoções fortes...Em cada meia hora, algo muda ...
Agora já não ouço a chuva...agora , só vento...
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
"Conselho é da Protecção Civil. Portugal está muito perto do alerta mais grave"

in iol.pt

fui agora la fora e sinceramente.. isto pode ser grave rajadas de vento muito forte relampagos ao longe em simultaneo em todo o lado...

tinha 8 graus as 20 horas e agora 14 graus que cena mais invulgar :SS
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
...Em cada meia hora, algo muda ...
Agora já não ouço a chuva...agora , só vento...

Realmente isto anda esquisito. Ora chove, ora com vento, ora sem vento. Aguaceiros fortes, fracos, assim, assim...
Se agora parece que aí vem uma boa carga de água mas nada acontece, daqui a pouco parece que nada acontece e abate-se um temporal.

Vamos dormir e esperar que a meio da madrugada algo de substancial nos acorde para depois nos voltar a embalar com o uivar do vento e a chuva a escorrer pelos telhados e pelas caleiras...
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Enorme estrondo muito perto da minha casa.

Trovão fortíssimo e imediata enxurrada lá fora.

Adoro temporais.

VIVA O INVERNO!

E agora saraiva forte!:rain::rain:
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Estou como o nosso caríssimo Nimboestrato..Acordado e bem desperto..Não sei se vou tirar o carro da garagem para precaver semelhanças com o que me aconteceu no dia 21..!Não sei se viram na televisão a queda de um dos Pinheiros Mansos do "Pinheiro Manso"...É mesmo perto de minha casa, uma desgraça provavelmente provocada pela degradação do solo e consequente fragilizamento do mesmo...:(
 

VerticalHorizon

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
282
Local
Porto / Paços de Ferreira (350m)
Realmente isto anda esquisito. Ora chove, ora com vento, ora sem vento. Aguaceiros fortes, fracos, assim, assim...
Se agora parece que aí vem uma boa carga de água mas nada acontece, daqui a pouco parece que nada acontece e abate-se um temporal.

Vamos dormir e esperar que a meio da madrugada algo de substancial nos acorde para depois nos voltar a embalar com o uivar do vento e a chuva a escorrer pelos telhados e pelas caleiras...

Esta semana é a segunda vez que fico retido no Porto e "impedido" de ir para Paços devido ao tempo... ...
Fico-me pelo Porto! Depois conta-me como foi por Paços...
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
And now: something completely diferente :
A trovoada já era; o aguaceiro já foi.
O céu está quase limpo ( apenas correm alguns estratos baixos com pressa de ir a lado nenhum...)
E vento , por vezes em rajadas fortes, agora de sul...
Que noite...que tempos estes, que há 3 dias não me deixam dormir...
( o meu avô já mo avisava: Este vento está a "puxá-la".)
Eu sorria . Sabia que por vezes não é bem assim.
Mas hoje ? Que "puxa" este vento?
Sei lá...depois do que já vi hoje, não sei mesmo...
Manha esplendorosa de sol, tarde encoberta fria, de Inverno, chuva moderada sem vento ao fim da tarde, aguaceiro quase de Leste violento com trovoada,frio e aguaceiro de sudoeste mais quente e sem trovoada, uma hora depois....
E agora este céu quase limpo , com vento em rajada...
Também o meu avô hoje ficaria confundido...