Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2010

Lamento desiludir-te mas no vídeo só vejo granizo e claramente chuva.

Quando chove misturado com neve os flocos caem a uma velocidade muito lenta, não deixa margem para dúvidas. Quem vive numa zona onde neva muito, sabe bem o que é neve ou água-neve, e o que não é.

Começo a achar que muitos dos relatos vêm água-neve onde ela não existe.
Eu compreendo que o desejo é muito mas....

Tenho pena de não te conseguir mostrar com mais resolução, mas esta máquina mais não aguenta. Prometo na próxima, se a houver, mostrar-te de outra forma.
O meu destino de férias durante todo o ano é Montalegre, Pizões, desde muitos anos atrás. Muitos mesmo. Verão, Inverno... Eu sei o que é saraiva, granizo, àgua-neve... Posso não saber certos termos técnicos, mas já vejo neve em Montalegre à 25 anos amigo.
Óbvio que a vês cair com força, vinha com chuva...
Mas prontos, cada um opina da maneira como acha correcto.
Eu sei o que vi no vidro do carro, e durante uns minutos em casa. :thumbsup:

Sim acredito que tenha caído uns flocos aí, no vídeo só se consegue ver a chuva. E se tens experiência de neve, certamente sabes o que é chover misturado com neve.

E no Porto, será verdade os relatos de água-neve, ou caíram somente uns flocos perdidos? Foi algo que fizesse o pessoal na rua reparar nisso?

MAS ESTÁ PRESTES A ENTRAR A PRECIPITAÇÃO TODA NO DOURO E MINHO
Em breve, muitos de vós verão aguaceiros de granizo ou aguaceiros de neve algo forte!
Isto parece vir a dar nevão em cotas acima dos 500 (Douro e Minho)!

Tenho pena de não te conseguir mostrar com mais resolução, mas esta máquina mais não aguenta. Prometo na próxima, se a houver, mostrar-te de outra forma.
O meu destino de férias durante todo o ano é Montalegre, Pizões, desde muitos anos atrás. Muitos mesmo. Verão, Inverno... Eu sei o que é saraiva, granizo, àgua-neve... Posso não saber certos termos técnicos, mas já vejo neve em Montalegre à 25 anos amigo.

Entendo os vossos argumentos... A observação destes fenómenos é difícil e a captação por vídeo também pode causar dúvidas.

Neste caso parece-me que existe gelo à mistura, mas o que é certo é que olhando com atenção parece-me que, de facto, caem algumas farrapitas brancas juntamente com a precipitação.

Mas como disse... o dia é muito complicado para observações detalhadas. Os diversos hidrometeoros vão alternando entre si. Acima de tudo o que podemos afirmar é que a situação é limite. O dia segue fascinante :)

Entendo os vossos argumentos... A observação destes fenómenos é difícil e a captação por vídeo também pode causar dúvidas.

Neste caso parece-me que existe gelo à mistura, mas o que é certo é que olhando com atenção parece-me que, de facto, caem algumas farrapitas brancas juntamente com a precipitação.

Mas como disse... o dia é muito complicado para observações detalhadas. Os diversos hidrometeoros vão alternando entre si. Acima de tudo o que podemos afirmar é que a situação é limite. O dia segue fascinante :)

Tudo dito.

Neste momento, nem gelo, nem coisa parecida. É chuva mesmo :lol:

Aproveito para relatar que esta madrugada acordei com 1 estrondo...foi 1 brutal trovão que disparou sobre Ermesinde e lançou 1 rajada de granizo que se manteve até à hora a que saí de casa, por volta das 8:45. Agora estou por Matosinhos e o panorama é cinzento...chuva fraca neste momento!!

Vamos a factos, com temperaturas de 5ºC e humidade de 70% é muito difícil nevar ou mesmo água-neve!

Já com uma temperatura de 1ºC e humidade 70% diria que pode nevar mas também pode só chover.

Portanto acho muito estranho o pessoal do Porto reportar água-neve. Talvez de manhã tenha mesmo caído algo, mas não agora com temperaturas de 5ºC ou até 7ºC!

No Porto nem granizo vi qto mais neve! Á noite sentia-se uma nortada gelida mas agora está quase um frio agradavel. Nas montanhas ve-se neve e cada vez mais.

Vamos a factos, com temperaturas de 5ºC e humidade de 70% é muito difícil nevar ou mesmo água-neve!

Já com uma temperatura de 1ºC e humidade 70% diria que pode nevar mas também pode só chover.

Portanto acho muito estranho o pessoal do Porto reportar água-neve. Talvez de manhã tenha mesmo caído algo, mas não agora com temperaturas de 5ºC ou até 7ºC!

Exacto. E amanhã a precipitação será pouca, segundo o que li.