Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2010

cheguei agora da freita
começa aparece neve em cotas a nivel dos 400-500m mas a freita comparada com o manto branco de montemuro era uma criança, mas tinha alguma ainda. o meu bolinhas aguentou-se ate avintes com neve desaparecendo por completo na auto-estrada.
de constar que a camada de neve pegou muito bem e deve permanacer ate domingo onde devera chover

De quem só viu ao longe, hoje 9h00...:(

Serra amarela:
Amarela.jpg

Geres:
Geres.jpg

Cabreira:
Cabreira.jpg

Da amarela ao Geres (pelo Sameiro):
AmarelaeGeres.JPG

Bons registos desde a Stª Marta das Cortiças!

Deves ter uma boa máquina para fazer zoom a essa distância com tal definição!

A minha modesta digital não me permitiu mais do que umas meras recordações medíocres...

Pena que não tenhas aproveitado para tirar também ao Marão que também tem uma óptima perspectiva desse miradouro.

Esse local é dos melhores que conheço. Para quem conhecer a região, consegue ver-se o mar desde Apúlia, Esposende, ao longe a Santa Luzia em Viana, as Serras principais do PN, a Cabreira e o Marão.

Além disso tem perspectivas amplas para Braga e Vale do Cávado assim como Guimarães, Penha e essa parte do Vale do Ave.

De manhã havia muito gelo em todas as poças de água mas nada de acumulação nesse cume com cerca de 540 metros.

Vai ser uma noite bem fria, João, talvez com geada até muito perto do mar! Gloriosos anos 70 e 80, era frequente assistir a esse espectáculo na Madalena, dias a fio, só derretia já a manhã ia alta:).

Hoje gelou a água toda que precipitou durante o dia! Estavam os campos brancos, assim como os capôs dos carros e telhados. :D
Poderei estar a deduzir mal, mas parece que vai entrar alguma nebulosidade durante a noite, por isso acho que se houver condições para a formação de geada será pouca ou nada.

No entanto, a temperatura já vai em queda livre.
5.2ºC

Boa Tarde a todos,

À minha volta tudo branquinho, e eu ainda sem carro :angry:

2.6°C de momento. A temperatura mínima foi -3.1°C. Estava tudo em vidro hoje! Que camada de geada pela manhã :surprise:

Boa noite:thumbsup:

Foi um dia frio com céu limpo e vento geralmente fraco. E mai nada...:D

Tmín: -3,3ºC
Tmáx: 6,3ºC

Tactual: 1,8ºC (a descer...preparem-se os sobretudos!)
Hr: 75%
Ponto orvalho: -2ºC
Pressão: 1022 mb
Precipitação: ZERO

Actualização...

Tactual: 1,3ºC
Hr: 79%
Pressão: 1023 mb

-------------------------------------------

prevsmeteopt.jpg

Estive a consultar o meteograma GFS do meteopt aqui do burgo Pacense e parece-me que levará ainda uma cambalhota, seja na precipitação e\ou no vento (pelo menos na orientação deste).
Uma entrada de vento de SE com uma precipitação forte não é normal, muito menos com um posicionamento esperado da depressão. Parece-me ou que muda a orientação do vento para S\SO e mantêm-se as previsões de chuva forte ou então mantêm-se a orientação do vento e a precipitação será bem menor do que o GFS prevê.
É normal o ditado "ventos de Arouca, água pouca" dar certo. A orientação predominante do vento de SE dificilmente dá precipitações razoáveis e muito menos fortes...

Última edição: