Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2010

2.7º
Alerta de gelo.

Boa noite.

Olhando para o satélite, vê-se claramente que começam a entrar alguns cúmulos pelo alto Minho. Mais cá para baixo as nuvens que entram de O serão do tipo médio.
Como é óbvio há esperanças de que alguma surpresa se encarregue de aparecer, mas eu apostava lá mais para meio\final da madrugada (sim, vão dormir que parece-me ainda muito cedo para que algo aconteça) quando a temperatura estiver (teoricamente) mais baixa.

Por aqui sigo com céu parcialmente nublado por nuvens médias e vento calmo.

Tactual: 0,9ºC
Hr: 93%
Ponto orvalho: 0ºC

Pois, é uma massa atlântica muito humida (com jet stream acima)
Isso não é nada bom para neve.

Acho que até podias estar nos 0ºC, e quando te entrasse as nuvens a temperatura subia um bocado e tinhas água-neve apenas.

No entanto, ainda acho que há hipóteses de neve, se tiveres entrada daquelas células que vêm do noroeste, mas não da massa que vem do oeste (que é mais quente e húmida)!

Aqui chegou a 1ºC, mas mal entraram as nuvens subiu logo para 3ºC :lol:
entretanto já parou de chover, mal molhou o chão..venha o próximo.

Cá também nevou na Penha. A ver vamos se seguirão novas surpresas.
A descida continua.
3.1º neste momento

Nevou em GUIMARÃES cidade por breves instantes na madrugada das nicolinas.

sim.. aqui ja da pa ver alguns automoveis com gelo em cima...

Actualmente está a caír saraiva na minha freguesia!!!!

Como disse e bem o Aristocrata, as eventuais surpresas "Elemento Branco" deverão acontecer se houver precipitação no timing certo "final de madrugada/início de manhã" no litoral Oeste!!!

Por aqui chuva branda.

Ar muito frio e pingas também muitíssimo frias.

Que continue assim!!

Como disse e bem o Aristocrata, as eventuais surpresas "Elemento Branco" deverão acontecer se houver precipitação no timing certo "final de madrugada/início de manhã" no litoral Oeste!!!

Que estranho!

Eu aqui na Falperra tão perto e nem ponta se Saraiva! Só mesmo pingas grossas e gélidas!

Pois, é uma massa atlântica muito humida (com jet stream acima)
Isso não é nada bom para neve.

Acho que até podias estar nos 0ºC, e quando te entrasse as nuvens a temperatura subia um bocado e tinhas água-neve apenas.

No entanto, ainda acho que há hipóteses de neve, se tiveres entrada daquelas células que vêm do noroeste, mas não da massa que vem do oeste (que é mais quente e húmida)!

Sem dúvida, embora não tenha higrómetro noto uma grande humidade em qualquer superfície que esteja ao relento.
De qualquer forma o melhor da festa ainda está para vir. A temperatura a 850hpa ainda vai descer mais um bom bocado o que acredito fará descer um pouco mais as cotas.

Que estranho!

Eu aqui na Falperra tão perto e nem ponta se Saraiva! Só mesmo pingas grossas e gélidas!

Pois é!! Acontece por vezes cenários muito localizados!!! A Natureza é mesmo assim! De salientar que a saraiva já parou e foi de curta duração mas o que me chamou atenção la fora foi o enorme barulho, o meu gato foi o primeiro a dar alerta!!!:p

Actualmente tudo tranquilo lá fora:

Temp: 4.1ºC
Pressão Barométrica: 1008hPa
Humidade Relativa: 90%