Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2012

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Boa tarde,

Ela de facto não dá tréguas... Continua a cair de forma moderada (por vezes forte). 92,7 mm já cá cantam e facilmente ultrapassará a barreira dos 100!

Bastante trabalho para os piquetes de serviço do município. Os ribeiros galgaram as margens e trouxeram com ele uma enorme quantidade de detritos que estão a ser retirados com auxilio de uma escavadora. Noutros locais do concelho, as atenções prendem-se com a rede de escoamento das aguas pluviais, ao nivel da limpeza dos aquedutos e sarjetas.
 


knightmasks

Cirrus
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
9
Local
Paços de Ferreira
Freguesia: Figueiró
Concelho: Paços de Ferreira
Distrito: Porto

Tem estado muito chuva aqui no concelho de Paços de Ferreira, os campos inundados etc...

IMG_3523_zpsacdbe9bb.jpg


IMG_3522_zpsdc1c546a.jpg


IMG_3521_zpsbadda08e.jpg


IMG_3520_zps01254ec9.jpg


IMG_3519_zpse0917d11.jpg
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
67.8 mm e a chuva não para!
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
chove chove chove e chove!!! Básicamente chove à 24 horas seguidas :D . Para já não tem havido grandes ocorrências aqui na cidade e espero que assim continue.

Esses acumulados são um mimo. A ver onde vão parar. :thumbsup:
 

Andre Barbosa

Cumulus
Registo
9 Dez 2011
Mensagens
253
Local
Porto
Sim aqui em Braga não têm havido grandes inundações.. acidentes é que tem havido mais, ainda há minutos assisti a um despiste.. a ver como corre o resto do dia.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Algumas fotos de hoje em ponte de lima:

-Clube Náutico do medalhado Fernando Pimenta completamente inundado pelas cheias do rio Lima

OPoKa.jpg


- Foto que ilustra o rio quase no passeio e estrada, e também mostra a força do vento que se abateu durante a noite com muitas folhas espalhadas

wPWM1.jpg


- Mais uma que mostra a água do rio quase no passeio, e alguns patos a divertirem.se com as cheias :D
JCxHl.jpg
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O gráfico da precipitação na minha estação nas últimas horas, reparem que só começou a chover mais intensamente depois das 4 horas da manhã:

rain14122012.jpg



Sigo com 70.6 mm actuais e continua a chuva.:rain:

103 mm acumulados desde as 0 horas de ontem :rain:

409.8 mm desde o dia 1 de Outubro de 2012 :rain:
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Por aqui não pára de chover, não é muito forte mas sempre certinha, parece impossível de parar.
O vento diminuiu significativamente de intensidade no fim da manhã.
O tal riacho que do qual falei ontem aqui no fórum também galgou as margens, estando muito perto das habitações, vou ver se faço uns registos para logo partilhar convosco. :rain:
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
60 mm e chove..chove..chove...:rain:

Onde é que a tua estaçao meteo se encontra? Porto -MarquÊs?

Tenho andado atento aos dados da tua pluviosidade e os valores parecem-me um pouco altos. Estará o pluviometro bem calibrado?! ou alguma goteira a fazer entrar agua.

Hoje é um bom dia para fazeres comparações. Pois os niveis de precipitaçao em dias de chuva são aproximados em pequena area. Tens outras Estaçãoes meteo no porto para fazeres comparasção e tens oficiais tambem, como a do aeroporto, e da serra do pilar, em gaia.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Onde é que a tua estaçao meteo se encontra? Porto -MarquÊs?

Tenho andado atento aos dados da tua pluviosidade e os valores parecem-me um pouco altos. Estará o pluviometro bem calibrado?! ou alguma goteira a fazer entrar agua.

Hoje é um bom dia para fazeres comparações. Pois os niveis de precipitaçao em dias de chuva são aproximados em pequena area. Tens outras Estaçãoes meteo no porto para fazeres comparasção e tens oficiais tambem, como a do aeroporto, e da serra do pilar, em gaia.

Sim, está bem calibrado e completamente exposto a todos os quadrantes, bem longe de paredes etc.. no terraço do último 7º andar, e com o fundo preso a uma placa de cimento para não oscilar com os ventos, esta é uma zona alta da cidade, e normalmente regista índices de precipitação mais altos que zonas costeiras ( como Vila do Conde ) ou mais baixas.

Também tenho um pluviómetro manual Hellmann de 120 mm e os valores coincídem.

tens aqui o ISEP, estação a uns 2 Km de minha casa, mas atenção que essa estação costuma ter problemas com o vento, o mastro onde está o pluviómetro não estará bem preso e pode oscilar com ventos fortes , dando valores falsos de precipitação. Hoje segue com 89.92 mm , mas estará um pouco elevado devido à oscilação com o vento, os valores reais devem ser semelhantes aos meus.


Para ter uma ideia basta ver o rain rate máximo dessa estação ( ISEP) hoje : 2090.17 mm/h às 01:21 , um valor absurdo e causado por oscilação com o vento. Em dias sem vento ou com pouco vento não tem problemas na precipitação, mas assim que os ventos se tornam fortes...

http://meteo.isep.ipp.pt/
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Por aqui não pára de chover, não é muito forte mas sempre certinha, parece impossível de parar.
O vento diminuiu significativamente de intensidade no fim da manhã.
O tal riacho que do qual falei ontem aqui no fórum também galgou as margens, estando muito perto das habitações, vou ver se faço uns registos para logo partilhar convosco. :rain:

Deve ser o Rio Torto. Até gostava de ver. Ele chama-se rio, por alguma coisa é...

O Rio Torto já deu "um ar da sua graça" no Outono do ano passado:

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/n...ade/temporal-faz-um-morto-em-braga-com-videos
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Continuem a postar imagens das cheias!

Quem está â distância como eu, até se sente saudades destes invernos chuvosos à moda antiga, em que haviam cheias em vários rios.

Agora os campos já estao saturados e os rios cheios. Mais um episódio deste tipo e as cheias serao mesmo notícia.

Mais uma foto da cheia de hoje, na freguesia de estorãos, o ribeiro está assim:

TROdy.jpg