Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2012

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Para as trovoadas, o "Lifted Index" pode ser consultado em pelo menos estes dois sites:

http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsavneur.html

http://www.weatheronline.co.uk

E exactamente na zona que eu assinalei no mapa do meu post, temos o "Lifted Index" ligeiramente negativo. Mas é marginal e está bastante afastada daqui, pelo que não será de esperar qualquer trovoada.
Talvez daqui a uns dias tenhamos alguma situação com os desejados relâmpagos;)

Para já mantêm-se tudo calmo, excepto no que toca ao vento que continua a "assobiar" nos fios de alta tensão mesmo ao lado de casa.

Deixo aqui um vídeo que fiz aqui perto de casa, no Rio Eiriz, um afluente do Rio Ferreira que também fica a cerca de 1 km em linha reta, ao final da tarde. A estrada ficou intransitável:

 
Editado por um moderador:
Situação na barragem do Lindoso (quase 40% do volume máximo atingido)


lPXIt.png


Fonte
 
Outra variável utilizada pelos meteorologistas para detectar possíveis trovoadas é o "CAPE" (Convective Available Potential Energy), que utilizam em conjunto com o "Lifted Index".
"CAPE" é uma medida da quantidade de energia disponível para convecção. Está directamente relacionado com o potencial máximo de velocidade vertical dentro de uma corrente de ar ascendente. Neste caso, quanto maiores os valores mais intensas as trovoadas.
Valores observados em ambientes de trovoadas frequentemente excedem 1000 joules por quilograma (J/kg) e em casos extremos podem exceder os 5000 J/kg. No entanto, sempre que se estime a probabilidade para trovoada, devemos sempre analisar em conjunto com o "Lifted Index".
Neste momento estes valores no litoral Norte (e consultando o wetterzentrale.de e o weatheronline.co.uk), não ultrapassam os 400 (J/kg)
 
Situação na barragem do Lindoso (quase 40% do volume máximo atingido)


lPXIt.png


Fonte

O Qin, caudal afluente, é relativamente baixo para ter aumentado quase 20% a capacidade armazenada desde ontem. O grosso da água que ali deu entrada deverá ser proveniente da Serra Amarela, vertentes sul\este da Serra da Peneda e vertente norte do Gerês. A barragem em terras galegas deve estar fechada...
 
O Qin, caudal afluente, é relativamente baixo para ter aumentado quase 20% a capacidade armazenada desde ontem. O grosso da água que ali deu entrada deverá ser proveniente da Serra Amarela, vertentes sul\este da Serra da Peneda e vertente norte do Gerês. A barragem em terras galegas deve estar fechada...

Hoje por volta das 11 horas o caudal afluente chegou quase aos 1000m3/s...
 
Hoje por volta das 11 horas o caudal afluente chegou quase aos 1000m3/s...

Esse já é um bom valor.
As barragens tinham elevada, e ainda tem, capacidade de encaixe. Até por aí se vê como foram importantes para proteger as zonas mais abaixo. Com a precipitação registada hoje, sem barragens, certamente teríamos graves problemas.

Por aqui termino o dia com uns respeitáveis 147,6mm de precipitação. Já não acumulo há algumas horas.
O vento mantêm-se moderado com rajadas, de SO.
O céu permanece muito nublado a encoberto.
T: 13,7ºC

Amanhã teremos mais chuva, fraca de início e lá para a noite moderada. No domingo poderá ser moderada a forte.

Bom fim de semana:thumbsup:
 
É mais provavel a ocorrencia de trovoada no extremo NW durante o dia de amanhã, já que vai entrar um pouco de ar frio em altura, mantendo-se á superficie um fluxo de SW que transporta ar maritimo tépido e humido.

Mas o CAPE inferior a 300-400J/Kg, o forçamento incipiente e os fracos gradientes verticais deverão limitar muito o desenvolvimento de nebulosidade convectiva.

Apesar de tudo, um pouco por todo o pais espera-se que amanhã haja mais periodos de sol, com melhor aquecimento diurno, que poderão gerar alguma nebulosidade de evolução com aguaceiros fracos exporadicos mais plausiveis nas zonas montanhosas.

Bom, quanto á questão dos indices convectivos...o CAPE ( surface based) é aquele que talvez melhor serve o proposito de diagnosticar a instabilidade total da troposfera, mas por vezes tem algumas falhas...pode não ter em conta a presença de camadas de inversão muito limitativas, ou instabilidade nos niveis mais altos por exemplo...e ai entram outros indices mais especificos.

Para mais informação podem consultar ( Para os nerds :lol: ) -

http://www.estofex.org/guide/

http://www.theweatherprediction.com/thermo/parameters/

http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j...MhODGhUBA6VAMnLVjok3A&bvm=bv.1355325884,d.d2k
 
Boa noite,

A noite tem sido marcada pela ocorrência de diversos aguaceiros moderados. O vento tem-se feito sentir.

Bom, vou proceder entao à análise final do evento:)
Quinta-Feira: 63,0mm
Sexta-Feira: 114,8mm.

Total do evento: 177,8 mm
 
Caros,

Efetivamente os valores de precipitação deste evento são super interessantes para aliviar a seca presente em algumas zonas, mas não podemos esqueçer a famosa tarde do dia 26 de Outubro 2011 onde foi o verdadeiro caos em vários cidades do Norte (Braga, Porto, Trofa, Vila Do Conde).

Apenas para relembrar que a EMA (Braga Merelim) registou perto de 80mm entre as 16H-21H nesse dia!!! :surprise: :surprise:

A diferença principal com este evento foi a precipitação que posso considerar mesmo de torrencial por ter assistido ao vivo e que aconteceu em pouco mais de 3 horas, originando muitas inundações e outros incidentes dignos de registo.

screenshot2011102623552.jpg


http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=2084399

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=2084217

Cmps.


Quanto à foto não sei mas apercebeu-se que as notícias que postou do JN são do ano passado certo ? :confused: