Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2012

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Agora está muito mais calmo o tempo.

Renato devíamos ter tirado umas fotografias ao cenário que vimos de manhã.;)

Sim, mas a malandrice abateu-se sobre mim e não fiz os registos fotográficos.:D
Mas hoje vem no Diário de Aveiro alguns estragos na cidade provocados pelo temporal
http://www.diarioaveiro.pt/noticias/mau-tempo-provoca-quedas-de-arvores-e-inundacoes


A propósito de algums membros terem posto a dúvida de se poder ter registado alguma trovoada durante este evento que acabamos de assistir e, apesar de todo o aparato do evento, a resposta mais correcta é a de que nem um só relâmpago deve ter ocorrido durante este evento.
E isto porquê? Porque existe uma variável que mede a capacidade da atmosfera produzir trovoadas e essa variável chama-se "Lifted Index". Para que haja condições para a ocorrência de trovoada, é preciso que essa variável atinja valores negativos e quanto mais negativos mais severas serão as trovoadas. Ora, esse valor esteve sempre positivo durante todo este evento. Geograficamente, o local mais perto que esteve no limite (valor zero) foi a costa norte espanhola.
O que é então o "Lifted Index": este mede a estabilidade ou instabilidade da atmosfera e os meteorologistas usam-no para medir o potencial da ocorrência de trovoadas. [...]

Acabei de consultar o site do IM na categoria "Descargas eléctricas".
A resposta que obtive foi: "Não foram registadas descargas eléctricas"

Como disse: para se registarem trovoadas, o "Lifted Index" tem que ser negativo. Neste episódio isso nunca ocorreu nem por um segundo.

Apenas usei os mapas que registam o potencial de ocorrência de trovoada: "Lifted Index". Em nenhum site que eu tenha visto, mencionava valores propícios para a ocorrência de trovoadas em Portugal: o wetterzentrale.de e o weatheronline.co.uk. Se não vamos acreditar nos mapas destes sites, vamos acreditar em quê? Eu estive o dia todo nas ruas do Porto e não ouvi um único trovão. E as trovoadas secas claro que são previstas nestes mesmos sites (já os consulto desde 2002 e não tenho razão de queixa). :thumbsup:

Outra variável utilizada pelos meteorologistas para detectar possíveis trovoadas é o "CAPE" (Convective Available Potential Energy), que utilizam em conjunto com o "Lifted Index". [...]

É mais provavel a ocorrencia de trovoada no extremo NW durante o dia de amanhã, já que vai entrar um pouco de ar frio em altura, mantendo-se á superficie um fluxo de SW que transporta ar maritimo tépido e humido.

Mas o CAPE inferior a 300-400J/Kg, o forçamento incipiente e os fracos gradientes verticais deverão limitar muito o desenvolvimento de nebulosidade convectiva.

Apesar de tudo, um pouco por todo o pais espera-se que amanhã haja mais periodos de sol, com melhor aquecimento diurno, que poderão gerar alguma nebulosidade de evolução com aguaceiros fracos exporadicos mais plausiveis nas zonas montanhosas.

Bom, quanto á questão dos indices convectivos...o CAPE ( surface based) é aquele que talvez melhor serve o proposito de diagnosticar a instabilidade total da troposfera, mas por vezes tem algumas falhas...pode não ter em conta a presença de camadas de inversão muito limitativas, ou instabilidade nos niveis mais altos por exemplo...e ai entram outros indices mais especificos.

Para mais informação podem consultar ( Para os nerds :lol: ) -

http://www.estofex.org/guide/

http://www.theweatherprediction.com/thermo/parameters/

http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j...MhODGhUBA6VAMnLVjok3A&bvm=bv.1355325884,d.d2k


Apesar de podermos tirar algumas conclusões dos modelos quanto à probabilidade de ocorrência de descargas eléctricas temos que ter sempre em conta que os modelos são limitados e a atmosfera engloba processos complexos impossíveis de modelar.
As descargas eléctricas atmosféricas assim como a sua origem ainda são alvo de grandes estudos pois ainda não as percebemos completamente.

http://en.wikipedia.org/wiki/Thunderstorms
 


Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
Valores de precipitação (mm) segundo o IM dia 13/12/2012:

1. V.N.Cerveira, Aeródromo: 78,4 mm
2. Cabril: 68,8 mm
3. Ponte de Lima: 56,9 mm

4. Braga, Merelim: 50,8 mm
5. Montalegre e Viana do Castelo, Chafé: 43,3 mm
6. Lamas de Mouro, P. Ribeiro: 38 mm
7. Cabeceiras de Basto: 27,9 mm

Valores de precipitação (mm) segundo o IM dia 14/12/2012:

1. Cabril: 126,4 mm
2. Lamas de Mouro, P. Ribeiro: 122,8 mm
3. Montalegre: 106,4 mm

4. Penhas Douradas: 103,7 mm
5. V.N.Cerveira, Aeródromo: 100,6 mm
6. Cabeceiras de Basto: 98,2 mm
7. Braga, Merelim: 90,8 mm

Valores de precipitação (mm) segundo o IM dias 13-14/12/2012:

1. Cabril: 195,2 mm
2. V.N.Cerveira, Aeródromo: 179 mm
3. Lamas de Mouro, P. Ribeiro: 160,8 mm

4. Montalegre: 149,7 mm
5. Braga, Merelim: 141,6 mm
6. Cabeceiras de Basto: 126,1 mm
7. Penhas Douradas: 107,9 mm
 

ciclonico

Cirrus
Registo
18 Ago 2008
Mensagens
82
Local
Porto
A última fase do evento no Litoral Norte.
Agitação marítima neste final de tarde (15/12/12) nas praias a norte da Cidade do Porto.

vIJDS.jpg


PLWzv.jpg


j0SCp.jpg


Aqui vê-se as ondas a embater no molhe do porto de Leixões (mais altas que a grua)
Em primeiro plano está a praia de Leça da Palmeira
b4d0S.jpg


EWNqP.jpg
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Valores de precipitação (mm) segundo o IM dia 13/12/2012:

1. V.N.Cerveira, Aeródromo: 78,4 mm
2. Cabril: 68,8 mm
3. Ponte de Lima: 56,9 mm

4. Braga, Merelim: 50,8 mm
5. Montalegre e Viana do Castelo, Chafé: 43,3 mm
6. Lamas de Mouro, P. Ribeiro: 38 mm
7. Cabeceiras de Basto: 27,9 mm

Valores de precipitação (mm) segundo o IM dia 14/12/2012:

1. Cabril: 126,4 mm
2. Lamas de Mouro, P. Ribeiro: 122,8 mm
3. Montalegre: 106,4 mm

4. Penhas Douradas: 103,7 mm
5. V.N.Cerveira, Aeródromo: 100,6 mm
6. Cabeceiras de Basto: 98,2 mm
7. Braga, Merelim: 90,8 mm

Valores de precipitação (mm) segundo o IM dias 13-14/12/2012:

1. Cabril: 195,2 mm
2. V.N.Cerveira, Aeródromo: 179 mm
3. Lamas de Mouro, P. Ribeiro: 160,8 mm

4. Montalegre: 149,7 mm
5. Braga, Merelim: 141,6 mm
6. Cabeceiras de Basto: 126,1 mm
7. Penhas Douradas: 107,9 mm

Boa noite Caro Cadito,

A (EMA Braga Merelim) totalizou 141,6 mm em 2 dias que é mais ao menos o que tenho por cá.:p :thumbsup: Estou muito satisfeito com esse evento.

Amanhã (Domingo) depois das 13 H espera-se mais chuvinha moderada-forte principalmente no Minho e Douro Litoral e espero acumular ainda mais uns litros /m2 para conseguir ficar dentro da média mensal.

O pessoal já está atento ao próximo evento (Outra depressão interessante) que deverá entrar em força pelo NW na próxima Quinta-Feira dia 20 c/ precipitação mais democrática a servir também o interior do país que precisa dela.

Bom Fim de Semana a todos os Colegas MeteoLoucos.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

já chove de forma persistente e por vezes intensa, sigo com 2.3 mm acumulados até ao momento.:rain:

Vento com rajadas de 40/45 Km/h de SW
 

Paula

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2010
Mensagens
863
Local
S.Vicente, Braga (184m)
Bons dias.
Depois de alguns dias sem poder aceder ao meu computador, graças a uns malditos vírus..cá estou eu.

Muita chuva durante estes últimos dias aqui pelo Minho.. :rain:
O dia de hoje está ser marcado já desde as 11h por chuva moderada/forte e vento moderado. Espera-se que durante a tarde seja mais do mesmo :D

Esperemos que este evento passe e não cause muitos estragos.

Atuais: 14.2ºC e HR 94%.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Mais um dia cinzento, de vento, e chuva moderada.

Acumulado até agora de 13mm que já fez com que muitos campos voltassem a mostrar sinais de saturação.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
:rain:

Bem,isto parece uma sexta -feira dia 14 parte 2:D

Chove de forma contínua e persistente,por vezes intensa!

5.3 mm e a subir:rain:
 

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
Boa noite Caro Cadito,

A (EMA Braga Merelim) totalizou 141,6 mm em 2 dias que é mais ao menos o que tenho por cá.:p :thumbsup: Estou muito satisfeito com esse evento.

Amanhã (Domingo) depois das 13 H espera-se mais chuvinha moderada-forte principalmente no Minho e Douro Litoral e espero acumular ainda mais uns litros /m2 para conseguir ficar dentro da média mensal.

O pessoal já está atento ao próximo evento (Outra depressão interessante) que deverá entrar em força pelo NW na próxima Quinta-Feira dia 20 c/ precipitação mais democrática a servir também o interior do país que precisa dela.

Bom Fim de Semana a todos os Colegas MeteoLoucos.

Boa tarde, ELJICUATRO

Um honroso quinto lugar parece-me bastante bem.

Continuação de um bom fim de semana! :thumbsup: