Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2013

• Thread starter Thread starter Geiras
  • Data de início Data de início
Já há mais de um mês que a EMA de Merelim se foi, infelizmente toda a rede do Litoral Norte tem demonstrado bastantes problemas, penso que tenha haver com a energia insuficiente distribuída para as caixas eléctricas.

Por aqui continua a chover com intensidade significativa, já lá vão 22,5 mm acumulados! :rain:

• Gosto
Reactions: Aristocrata
Mas que chuvada agora, parece o dilúvio:rain:

Neste momento chove de forma fraca apesar de à cerca de uns 10 minutos mais ou menos ter dado um aguaceiro mais forte registando um rain rate de 30,8 mm/hr.

Acumulado de 25,2 mm até ao momento:rain:.

• Gosto
Chove torrencialmente!:rain:

Atingi agora os 30 mm ,continua a chuva, mas mais moderada:rain:

• Gosto
Boa noite.

De facto a chuva tem estado forte na última hora, coadjuvando os relatos aqui dos colegas.;)
O vento tem soprado fraco a moderado, com algumas rajadas, de SSO.
O acumulado de precipitação do dia é de 33,8 mm.

Tatual: 12,6ºC
Hr: 97%
P.atm: 1021,0 hPa​

P.S.: devido à ligação entre o sensor termo-higrómetro ter falhado durante bastantes horas, a minha estação não esteve disponível no mapa do "wunderground", vulgo "wundermap".
Para acederem aos dados da minha estação cliquem nos links logo abaixo desta mensagem.:thumbsup:

... infelizmente toda a rede do Litoral Norte tem demonstrado bastantes problemas, penso que tenha haver com a energia insuficiente distribuída para as caixas eléctricas...

Parece-me que há uma tremenda falta de profissionalismo por parte de alguma gente do IPMA.

Eu contactei há uns meses uma meteorologista a dar-lhe conta que a bateria, da estação RUEMA que tenho efectuado manutenção, estava esgotada.
Ela escreveu-me que iria ver se dispunham de nova bateria, mas até ao momento não obtive mais notícias.
A estação apenas em dias ensolarados apresenta dados, mas apenas e só quando o sol incide no painel solar.
Já não tenho feito manutenção porque não há dados da mesma - umas 6 a 8 horas de dados não representam a realidade pelo que por agora fico à espera que mudem a bateria.
Podem não ter verbas para tal, mas parece-me que devia ser uma luta deles - sem estações operacionais, sem dados em muitas delas, fará sentido o IPMA dispor do mesmo nº de meteorologistas? Suponho que não, por isso é bom que "dêem à perna" o mais rápido possível...penso eu de que!:D

.....................

Sigo com um acumulado de 34,8 mm.
É uma bela rega aqui na região litoral norte:thumbsup:

Por aqui a chuva volta a cair com força e grossa, algum nevoeiro à mistura.

33 mm acumulados.:rain:

Ari@: É uma pena isto estar assim, e principalmente em situações meteorológicas interessantes como a de hoje torna-se chato esta falta de dados das entidades oficiais, mas pronto, veremos se daqui para a frente eles contornam a situação.

---------------

Entretanto a chuva parou finalmente após quase 12 horas seguidas sem dar tréguas, embora grande parte tenha caído de forma moderada. O acumulado vai nos 26,3 mm. :rain:

De salientar o aparecimento do vento que tem soprado moderado com rajadas.

Entretanto enquanto escrevia tornou a chover forte. eheh

Parece-me que há uma tremenda falta de profissionalismo por parte de alguma gente do IPMA.

Eu contactei há uns meses uma meteorologista a dar-lhe conta que a bateria, da estação RUEMA que tenho efectuado manutenção, estava esgotada.
Ela escreveu-me que iria ver se dispunham de nova bateria, mas até ao momento não obtive mais notícias.
A estação apenas em dias ensolarados apresenta dados, mas apenas e só quando o sol incide no painel solar.
Já não tenho feito manutenção porque não há dados da mesma - umas 6 a 8 horas de dados não representam a realidade pelo que por agora fico à espera que mudem a bateria.
Podem não ter verbas para tal, mas parece-me que devia ser uma luta deles - sem estações operacionais, sem dados em muitas delas, fará sentido o IPMA dispor do mesmo nº de meteorologistas? Suponho que não, por isso é bom que "dêem à perna" o mais rápido possível...penso eu de que!:D

.....................

Sigo com um acumulado de 34,8 mm.
É uma bela rega aqui na região litoral norte:thumbsup:

Caro Aristocrata o IPMA deveria abrir uma linha telefónica para doações de dinheiro, cada chamada doava x € para a manutenção dos instrumentos meteorológicos.
Seria uma boa iniciativa e concerteza pessoas aderiam.:thumbsup:

Neste momento continua a chuva fraca e sigo com uns 31,8 mm acumulados:rain:.

Bem, poucas vezes postei para comentar apenas uma rajada de vento, mas esta última fez baloiçar os cortinados e quase me fechou a porta do quarto, com a janela fechada. :confused:

Interessante este vento todo que surgiu de repente.

33.6 mm acumulados, nevoeiro cerrado neste momento.

Vão caindo umas pingas grossas e o vento assobia.

Terminei o dia com 38,9 mm de acumulado.:thumbsup:
Neste momento está tudo mais calmo, com vento por vezes moderado.
Vamos esperar o que nos traz a noite.
O AA irá estender-se em crista sobre a península e os ventos poderão soprar fortes (com já acontece em certas zonas).
Poderemos ter trovoadas e granizo (e eventualmente neve a cotas altas - a Serra da Peneda poderá ver alguma neve).

Boa noite;)

Chove forte de novo, grande carga neste momento:rain: