Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2019

Muita chuva ainda vem destas linhas:

tnUD0Kf.jpg


Amarante já não precisa disto, de todo.
 
Boas sobreviventes!

Só agora decidi arriscar sair do bunker!

Caro amigo Lamego como passou esta fase?

Saudações para as baixas desta época dramática!
Olá amigo João
Muita chuva , vento forte ontem
Rios vão cheios
Campos e estradas alagadas



Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk
 
Bom dia,
Chuva fraca de momento.

Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk
 
Chove moderado e certinho.. :rain::rain::rain:
 
Tornado varreu 40 casas seguidas em Vila do Conde

Ana Trocado Marques
Hoje às 08:25

Telhados, vidros e persianas arrancadas pelo vento em Vila Chã, numa intempérie "nunca vista", que deixou desalojados e prejuízos avultados.

Partiu vidros e persianas, arrancou telhados, derrubou varandas e deixou cobertos no chão. Pela rua, acumulam-se telhas, vidros e galhos de árvores. Contas feitas, são cerca de 40 as casas atingidas, numa faixa de 150 metros de largura ao longo de um quilómetro, entre as ruas da Praia Nova e Trás do Fieiro, em Vila Chã, Vila do Conde.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera disse ao JN que são marcas de tornado.


"Tinha tudo fechado. O vento partiu a persiana e o vidro", atira Clementina Santos. Em 80 anos, nunca viu tal. As telhas do vizinho foram-lhe parar ao jardim e até a placa "vende-se" da casa em frente acabou no quarto. Acordou com o barulho. Eram 2.20 horas. Agora, tem a casa sem janela da frente. Ali, na Rua Nova, a um quilómetro do mar, quase todas as casas perderam telhas.


Junta à praia, na praceta do Côjo, Ana Teixeira não ganhou para o susto. "Foi um estrondo enorme!", conta. A água começou a entrar logo a seguir. A casa alagou. Os enormes buracos no telhado confirmam. Temeu por ela e, sobretudo, pelos dois filhos, de dois e quatro anos. Os pequenos acabaram a dormir na sala, "o único sítio em que não chove". Os pais tentaram salvar móveis e eletrodomésticos. Tão cedo a família não vai poder regressar a casa. A carrinha, comprada há duas semanas, levou com as telhas da casa do vizinho. "Ficou desfeita", conta Ana.

Na praceta nenhuma casa escapou. A 100 metros, na Rua da Praia Nova, Vera Maia viu destruídos os anexos. A sólida cobertura voou toda. "Estragaram-se roupas, eletrodomésticos, móveis", lamenta.

Durante todo o dia, o presidente da Junta, Joaquim Moreira, andou a ajudar como podia e a Câmara de Vila do Conde diz estar a acompanhar o caso.


Vacarias destruídas

Em Mindelo e Gião, duas vacarias sofreram prejuízos avultados. Às 7.30 horas, quando se levantou, José Dias viu a "vacaria a voar", as telhas partiram parte do telhado da outra. Os prejuízos são de "muitos milhares de euros". As 40 vacas estão agora, provisoriamente, todas acomodadas num mesmo espaço, mas a produção de leite "vai continuar".

https://www.jn.pt/local/noticias/po...casas-seguidas-em-vila-do-conde-11639331.html