Boa tarde, o carro marcava -3°C pouco antes das 8h. De destacar o frio também durante o dia com as temperaturas com dificuldade em ultrapassar os 10/12°C, mais típico de entradas frias siberianas, o que contrasta com a elevada temperatura em altitude de momento.
No centro urbano de Paços de Ferreira, a esta hora ainda com gelo no terraço virado a norte. Infelizmente vai tudo derreter com a chuva desta madrugada. Hoje e ontem a mínima foi de -2° C.
Por Covas, os dias tem estado frios. Ontem, por exemplo, mín. de -0.6 e máx. de 6.8ºC. Hoje, a mínima foi de -0.9ºC e a temperatura manteve-se abaixo do 1ºC durante 14 horas. A temperatura estabilizou agora nos 6ºC com tendencia para subir.
Votos de um Feliz Natal para todos os Meteoloucos e respetivas familias.
Ufa, que dia.
Já ontem à noite em Penafiel tive dificuldade em abrir as portas do carro tal a camada às 23h. Hoje às 7.30h, valente gelo a dificultar-me a ida para o trabalho, usei spray anti-gelo para desbloquear os vidros e portas do carro - que abri com dificuldade, e zonas de gelo um pouco por todo o lado.
As estradas mais abrigadas ao início da tarde ainda tinham gelo, e como há água a correr nalguns pontos são um perigo para a circulação automóvel.
A sensação térmica hoje esteve muito baixa - obviamente não como no interior transmontano, mas para a nossa normalidade notou-se muito.
Agora ao final da tarde um manto de nuvens médio-baixo foi encobrindo o céu. A temperatura já não deverá baixar tanto esta noite.
O vento tem estado calmo, notando-se uma brisa frio-siberiana vinda do interior "sincélico"...
A Tméd do dia está nos 2,9ºC. Uma média de meter inveja a qualquer um caribenho...
Boa noite,
A minha estação de referência registou uma mínima de 2,1 ºC hoje. Manhã bem fria pelo Porto também, portanto
Máxima de 13,1 ºC e 9,2 ºC neste momento.
Efectivamente foi uma frente fria fraca, a chuva foi fraquinha, o vento fraquejou.
Nada registei, a EMA de Paços de Ferreira registou 0,4 mm de acumulado, a de Luzim-Penafiel meros 0,9 mm. Molhou mas não abusou.
Agora pela manhã a sensação térmica é bem baixa, o vento moderado é responsável por isso. O céu está praticamente limpo.
Fotos da manhã de dia 19, pela zona de Couce, aldeia situada no vale onde o Rio Ferreira passa a Serra de Valongo, no limiar da área metropolitana do Porto.
As maiores acumulações de geada estavam no entanto a norte do vale (zona da Carvoeira):
...e perto da saída sul do vale (zona do Vale das Lontras/Fraga Lisa), onde o seu estreitamento potenciou bastante a acumulação de frio. Pareceu-me o melhor sítio para um dia colocar um termómetro e fazer medições.
Não reparei em sincelo quando cheguei, mas mais tarde quando o sol começou a bater, algumas árvores começaram a pingar bastante.
Haviam estas formações de gelo no estradão que sobe a encosta a oeste a partir daí, já bem acima do fundo do vale: