Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2010

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia...espero eu!

o intituto de meteorologia lançou aviso vermelho para o vento; até às 22h será de esperar vento forte a excepcionalmente forte, com rajadas até 150km\h.

Já se passaram bastantes anos desde o último aviso vermelho - que me lembre...:huh:

Tenham todos atenção às escapadas para zonas sujeitas - perto de edifícios industriais (com placas de telhado vulneráveis) e a zonas florestais...muitos não terão a noção da perigosidade destes ventos.

Até cerca das 8 da manhã acumulei cerca de 24 mm de precipitação.

P.S.: tenho o modem queimado desde a úiltima trovoada e por isso "desapareci" daqui...;)
 


filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Por aqui vou com uma pressão impressionante, 980hpa :shocking: e a tendência tem sido de descida. A temperatura está nos 16ºC e a humidade relativa nos 55% .

O vento tem sido forte, mas nos últimos minutos abrandou de intensidade, passando a fraco
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
A pressão também notoriamente teve uma descida acentuada nas últimas horas - agora estou no trabalho sem acesso aos dados; em poucas horas tive uma descida de 14 mb...
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Por aqui nada ainda de extraordinário.
Mas claro que vento não falta.

cgiaktgraph.gif
[/URL][/IMG]

As rajadas da última hora nas estações oficiais demonstram que ainda ninguém chegou aos 100 ...
À espera de mais, algo mais , muito mais, vou passear até ao oceano
e espreitar os cursos de água cá do burgo.
Vou prá rua...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
101.1 Km/h de SSW registados às 10:48h até estremeceu o telhado, .tem soprado sempre com picos frequentes de 65 a 75 Km/h..

pressão em queda: 983.2 hpa

temperatura:16.0ºc

Precipitação acumulada: 24.2 mm

Chuva moderada
 

Litos

Cirrus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
92
Local
Vila do Conde
Boas, visto que sou um leigo na matéria, alguem me pode dizer se o pior ja passou ou ainda está pra vir?
Peço desculpa se calhar pela ignorancia na materia, metereologia é um tema que gostaria de desenvolver futuramente, apesar dos meus 28 anos:)


Cumprimentos a todos
 

Trapalhadas

Cumulus
Registo
3 Fev 2009
Mensagens
175
Local
Vila Nova de Gaia - Vilar do Paraíso (90m)
Viva :) O pior ainda está para vir, espera-se a passagem em força por aqui (Litoral Norte) para o final do dia, mas deverá ser o vento a marcar mais presença, a chuva deve diminuir de intensidade, ocorrendo um ou outro aguaceiro localmente mais forte ;)
 

Litos

Cirrus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
92
Local
Vila do Conde
Muito obrigada pela informação, vou aguardar então pelo fim da tarde :)
Tenho que me apetrechar com esses aparelhos que voces experts na materia possuem, deve ser empolgante estudar climatologia ;) não?
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Volta a disparar o alarme de abaixamento rápido da pressão atmosférica que está neste momento em: 979.5 hpa e a descer acentuadamente..

O vento diminuiu de intensidade as rajadas andam agora pelos 55 / 60 Km/h de S

Temp: 15.9ºc

Precipitação 25.2 mm

não chove de momento
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
E o vento está a aumentar de novo, registei às 12:38 h uma rajada de 87.4 Km/h de SSW

pressão em queda com 978.6 hpa

alarme de descida brusca pressão atmosférica continua a piscar.. diferença -6.8 hpa nas últimas 3 horas ( valor actualizado de 10 em 10 minutos, sempre que a diferença/descida de pressão atinge os -6.1 hpa em 3 horas o alarme dispara )

Chuva fraca