Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2010



Litos

Cirrus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
92
Local
Vila do Conde
Pois. Depende da zona de Areia em que estás. Eu tirando alguns vizinhos do meu quarteirão e um ou outro amigo noutros locais, não conheço ninguém :lol:

Moro perto do romando, o restaurante, fui agr a praia, tão os contentores tds virados, ta muita areia espalhada pela estrada e a ondulação esta com mais de 5 metros, mto mau mesmo...
 

Profetaa

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
329
Local
Febres -Cantanhede(altitude 57m)
Boas
Por cá esta a melhorar....
Não há energia(o que me vale é o gerador) arvores caidas por toda a parte ,os bombeiros nao teem maos a medir, alguns telhados com falta de telhas e ate montras que se partiram com o vento....Parecia o "fim do mundo"
não consegui registar as rajadas mais fortes ,devido á falha de electricidade,mas ainda deu uma de 97 km/h...o pluviometro e o anemometro abanavam por todo o lado pelo que os registos de precipitação nao sao fiaveis....
a temperatura começa a descer, assim como a velocidade do vento e a pressao a subir....


www.meteofebres.blogspot.com
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Amigos do Norte,

Acho que o pior já passou, o vento acalmou (de vez em quando surge uma rajada moderada mas nada comparado com o anterior). Continua a morrinha.

Pressão a subir (Actual: 984hPa) / Temperatura a baixar e mais fresca: 11ºC (H.R mantém-se igual nos 88%).
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Mais umas rajadas aqui por Rio Tinto....mas nada que se compare ao que se passou pelas 15-16 horas...

Idem por Braga, no período entre as 15h00 - 16h00 registaram-se as rajadas mais fortes (e que intensidade! :shocking:), de facto, da minha parte, posso considerar que esta Xynthia correspondeu às expectativas criadas, foi uma verdadeira tempestade de vento, como há muito não via (pelo menos desde que vivo em Braga, e já lá vão uns anitos, no Porto recordo-me de situações similares).

Teve características similares a determinadas tempestades, dado que no momento de maior vendaval, foi o único período em que tivemos boas abertas, com o sol a brilhar, e um céu azul com uma nitidez incrível (parecia mesmo o olho do temporal). Foi simplesmente espectacular. Para mim cumpriu as expectativas. De lamentar possíveis vítimas quie tenham existido, é este o lado negro da nossa paixão pelo clima. :(
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Fui almoçar à Ribeira um pouco desiludido com a situação, mas nem imaginava
que guardado estava o " bocado".
Saí da ribeira e por volta das 15 desloquei-me à Foz.
Bem; absolutamente extraordinária a força do vento.
Mal sabia que ía coincidir o local mais exposto do Porto
com o pico da situação.
Rajadas de vento incríveis . mar fantástico, rio assombroso.
Depois o vento era tanto que achei perigoso andar na rua uma vez que já se viam árvores caídas e objectos a voarem por todo o lado.
Cheguei a casa mais árvores caídas nas redondezas e energia eléctrica
nem vê-la. Estou no portátil e está quase sem bateria.
Agora tudo muito mais calmo, ainda que hajam uma ou outra rajada de quando em vez.
Se os senhores da EDP me deixarem, mais à noitinha coloco aqui uma fotos deste princípio de tarde inesquecível...
Até mais logo...
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Finalmente a luz....

Por aqui o vento também foi bastante forte. Aqui perto da minha casa caiu uma árvore (cedro) de forma impressionante, ficou mesmo paralela à estrada, se o trabalho fosse feito por madeireiros não seria tão perfeito. Que sorte não ter caído para o meio da estrada.

Segundo uma equipa da edp, que esteve por cá, existiam muitas situações de falta de luz em todo o litoral norte.

Agora tudo mais calmo.

A pressão já está a subir depois de ter chegado aos 975hpa :shocking:.
 

sailor1360

Cirrus
Registo
7 Dez 2008
Mensagens
7
Local
Val Flores - Feijo- Almada
Re: Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2010

27 Fevereiro 2010 - 17h35

Vítima mortal do mau tempo que se faz sentir por todo o País
Queda de ramo mata criança de 10 anos
Uma criança de 10 anos morreu este sábado perto das 13h00 devido à queda do ramo de uma árvore em Paredes, junto ao átrio da igreja, informou fonte do Hospital do Vale do Sousa.


De acordo com a mesma fonte, o rapaz jogava à bola no átrio da igreja de Paredes, freguesia de Castelões de Cepeda, enquanto aguardava pelo início da aula de catequese, quando o forte vento derrubou um dos ramos de uma árvore que caiu em cima da criança.

Os serviços de emergência ainda tentaram efectuar a reanimação, mas a criança já sem vida ao hospital.


Infelizmente há a lamentar situações destas , os pesames a familia.
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Continuo sem luz desde as 3h, sem rede no tlm. É só árvores caídas na zona.
 

stormiday

Cumulus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
216
Local
Fermentelos (Águeda) 25 mts altitude
Continuo sem luz desde as 3h, sem rede no tlm. É só árvores caídas na zona.
Ainda bem que Fermentelos já não está ligado com a central de Bustos... mesmo assim estive sem energia desde as duas da tarde até agora.
A rajada mais forte que registei foi às 15.26 com 174km/h e levou umas telhas de um barraco de um vizinho meu e só não foi a mulher dele, que andava a apanhar a roupa da corda, porque se agarrou :lol:
Para já 998.9 mbar, 9.5ºC e vento de S a 34.9km/h.