Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2010

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Que nuvem assustadora!:shocking:

Com essa célula não é de admirar downdrafts potentes e consequente descida temporáraia tão importante nas temperaturas mesmo junto ao mar!

Isso mesmo rozzo, a temperatura por aqui é neste momento de 8.0 ºc ... antes da chuva era de 10.4 ºc...

chove moderado, mas quando a frente passou por aqui o vento vira subitamente para Oeste e sopra com rajadas fortes, começando uma valente carga de água... e a imediata descida da temperatura... esta frente até tinha movimento na sua base, via-se uma espécie de agitação rotativa em forma de rolo...e a avançar rapidamente...
 


Sanctos

Cirrus
Registo
21 Nov 2009
Mensagens
19
Local
Maia (80m alt/10kms mar)
Por aqui, ontem, a pressão caiu dos 1005mb às 00h para o mínimo de 976.60mb por volta das 14h, quando a temperatura também atingia a máxima de 18º. A pressão manteve-se por aí até as 15.30h, quando começou a subir. A temperatura, essa em queda, já estava nos 10º às 18h.
A electricidade, depois de ‘dar sinal’ várias vezes durante o temporal, foi abaixo este já desacelerava, já depois das 17h e só voltou ás 21h.
Por aqui, como um pouco por todo o lado, algumas árvores caídas e outdoors arrancados.

Neste momento 8.0º
Bela foto :thumbsup:
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Por aqui é chuva torrencial...:rain:

o céu 5 minutos atrás antes de começar a chover:

cloudsv.jpg

Que belo arcus:thumbsup:
 

Lince

Cumulus
Registo
11 Fev 2008
Mensagens
183
Local
Bouça dos Homens (1050m)
Depois da tempestade.........a neve.
A temperatura caiu drasticamente pois os ventos rodaram para oeste/noroeste.
Neste momento estou com 1,3º e temos aguaneve com grande intensidade.
Esta noite promete.

Afinal a noite não passou disto:



O dia de hoje está caracterizado por queda de aguaneve com boas acumulações apartir dos 1300/1400m de altitude.
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Zona de Miragaia inundada
16h08m
Três famílias de Miragaia, no Porto, ficaram hoje, domingo, desalojadas devido à subida do caudal do rio Douro que alagou aquela zona baixa da cidade, disse o vereador da Câmara do Porto responsável pela Protecção Civil.

» Peso da Régua: Rio ameaçou mas não chegou a haver cheia (com fotos)

Segundo Manuel Sampaio Pimentel, a situação mais complicada com a subida do nível do Douro prende-se com três famílias de Miragaia, que ficaram desalojadas porque a água entrou nas suas habitações.

"A Câmara está a resolver o problema em colaboração com a Segurança Social" para realojar temporariamente estas famílias, afirmou o vereador.

Manuel Sampaio Pimentel referiu a tendência de que a partir das 15:30 o caudal do Douro estabilize e que não inunde mais zonas da cidade, uma vez que começa a baixa mar.

Contactado pela Lusa, o chefe do Centro de Previsão e Prevenção de Cheias do Douro, capitão de fragata Fragoso Gouveia, referiu que a quantidade de água deverá manter-se nas próximas horas.

"Temos indicadores que o caudal do Douro se vai manter como está agora, sendo previsível que na próxima praia mar, pelas 03:20, o cenário de alagamento seja idêntico ou que suba mais uns centímetros", adiantou.

Fragoso Gouveia explicou que "os caudais no troço Crestuma-Foz não vão diminuir, porque há muita água na bacia que tem que sair".

A grande dúvida que se coloca é se o mar terá capacidade para absorver toda a água debitada pelo Douro.

A zona do Cubo, na ribeira do Porto, não chegou a ser inundada pelas águas do Douro ao início da tarde, considerado operíodo mais crítico.

O vereador Manuel Sampaio Pimentel também considerou que esta será, certamente, uma noite de sobressalto para a população que vive na zona ribeirinha, designadamente a de Miragaia.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Desculpem o off-topic mas surgiu-me esta duvida:
Esta nuvem também não se pode chamar de "wall cloud", ou eu estou a confundir, o que é provável.


É relativamente fácil confundir Wall Clouds com Shelf Clouds mas tendo em conta o relato do Snifa reportando a queda de temperatura significa que houve fortes movimentos descendentes de ar (downdrafts), movimentos esses responsáveis pela formação da Shelf Cloud. A própria situação meteorológica descarta a existência de uma wall cloud pois estas estão associadas aos movimentos de forte convecção e não de advecção como é o caso.

+info