Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2013

Freamunde!Allez

Nimbostratus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
551
Local
Freamunde (377m)
Olá;)
Não vai ser fácil acumular mas poderemos observar alguns flocos.
O ar frio em altura parece ser propício a uma eventual queda de neve na próxima madrugada.
Temos uns problemas: o frio à superfície ainda não está instalado - penso que da parte da tarde o ar mais frio começará a entrar pelo noroeste.
O vento forte também é um factor importante: numa entrada marítima é de ter em conta, bem como a elevada humidade.
Mas aguardemos pacientemente, pelo menos expectativa há de cair qualquer coisa.
A tua zona tem a vantagem de ser um pouco mais alta do que a minha, e de estar mais resguardada do Monte do Pilar-Citânia.

Sim o ar frio à superficie deve se instalar lá mais para o fim do dia/inicio da noite! Quanto ao frio em altitude, penso que deverá chegar para que cai alguma coisa!

Acumulações, não estou com grandes prespetivas, pois o solo está já muito húmido com esta chuva, quanto ao vento depende da componente, mas se se mantiver vai dificultar um bocado a coisa. :)
 


ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Bom dia.
Chove por Guimarães.
Temperatura: 7.9º
A ver o que nos reserva a Montanha da Penha com os seus 600mts...

Bom dia Caro DMartins,

O monte da penha (GMR) amanhã (2ªFeira) de madrugada/início da manhã poderá reservar algumas surpresas, este evento pode marcar a diferença em relação ao mês passado com humidade relativa mais baixa, temperatura a 850 hPa e 925 hPa mais baixa. Mesmo com uma temperatura a 500 hPa ligeiramente mais alta desta vez o fato da humidade ser mais baixa a todos os níveis pode permitir nevar sem problema com temperaturas de 1-2ºC a 500m de altitude.

No dia 10 de Janeiro 2010 assisti a farrapos de neve com temperatura de 3-4º mas humidade relativa muito baixa (cerca de 35%) na minha zona (cota inferior a 200m!!!!!). Tudo é possível. Amanhã espero que o pessoal do Litoral seja brindado com elemento branco em locais "inesperados". :cold: :w00t:
 

Freamunde!Allez

Nimbostratus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
551
Local
Freamunde (377m)
Bom dia Caro DMartins,

O monte da penha (GMR) amanhã (2ªFeira) de madrugada/início da manhã poderá reservar algumas surpresas, este evento pode marcar a diferença em relação ao mês passado com humidade relativa mais baixa, temperatura a 850 hPa e 925 hPa mais baixa. Mesmo com uma temperatura a 500 hPa ligeiramente mais alta desta vez o fato da humidade ser mais baixa a todos os níveis pode permitir nevar sem problema com temperaturas de 1-2ºC a 500m de altitude.

No dia 10 de Janeiro 2010 assisti a farrapos de neve com temperatura de 3-4º mas humidade relativa muito baixa (cerca de 35%) na minha zona (cota inferior a 200m!!!!!). Tudo é possível. Amanhã espero que o pessoal do Litoral seja brindado com elemento branco em locais "inesperados". :cold: :w00t:

Também eu espero ver alguma coisa por aqui, para não ter de me deslocar muito da minha zona! :thumbsup:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,938
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Volta a chover com intensidade :rain:

19.2 mm acumulados:rain:

Está a ficar mais fresco : 9.4 ºc actuais.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
por cá rajada de 56,2kms/h e 8,4mm acumulados
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,938
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Grande chuvada agora:rain: