Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2015



Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Vento forte também em Fermentelos- Aveiro com rajada máxima de 64kmh!

Isto estava mais ou menos previsto...
hOqYIGD.jpg
 
Última edição:

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boas !
Por aqui o vento tem vindo a diminuir de intensidade , temperatura a aumentar .

Vou com 13,7ºC e vento fraco de NE.
A pressão está a descer .
A mínima foi de 4,8ºC
Rajada máxima de 37kmh

Nuvens altas a entrar vindas de SE.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Manhã solarenga mas ventosa e fria. Durante o dia o vento foi inexistente e tivemos um dia de primavera. O carro estacionado ao sol chegou aos 21 graus.

Tenho feito algumas experiências com medição de temperaturas em pontos ensolarados, mas com o termómetro à sombra, e mesmo com o termómetro ao sol. Nestes casos obtenho cerca de 17C à sombra, mas já ultrapassei os 30C ao sol, e isso nestes dias da entrada fria.

A casa, no entanto, não beneficia nada disso e não aquece nada mesmo, e sem aquecedor já caiu da marca dos 13C. Curiosamente, e apesar das tardes já estarem ligeiramente mais quentes, a cada dia arrefece mais e mais, e tenho mesmo de colocar o cilindro a temperaturas cada vez maiores. Será falta de humidade que segure o calor?
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Tenho feito algumas experiências com medição de temperaturas em pontos ensolarados, mas com o termómetro à sombra, e mesmo com o termómetro ao sol. Nestes casos obtenho cerca de 17C à sombra, mas já ultrapassei os 30C ao sol, e isso nestes dias da entrada fria.

A casa, no entanto, não beneficia nada disso e não aquece nada mesmo, e sem aquecedor já caiu da marca dos 13C. Curiosamente, e apesar das tardes já estarem ligeiramente mais quentes, a cada dia arrefece mais e mais, e tenho mesmo de colocar o cilindro a temperaturas cada vez maiores. Será falta de humidade que segure o calor?

Se é um ultimo andar é falta de isolamento do tecto. Haverá frinchas nas portas e janelas? Estas isolam bem?
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Os dadós de S. Gens são extraordinários, para variar, e hoje a estação reportou, pelas 16:00, 18,1C, que nem sequer deve ser a máxima do dia. O isep, no entantou, reporta 15,9C às 15:32 como máxima dia, enquanto que a estação da CMP na Constituição assinala a máxima de 16C.

Ou eu perdi a capacidade de sentir calor ou a estação de S. Gens anda um nada inflacionada. :)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Os dadós de S. Gens são extraordinários, para variar, e hoje a estação reportou, pelas 16:00, 18,1C, que nem sequer deve ser a máxima do dia. O isep, no entantou, reporta 15,9C às 15:32 como máxima dia, enquanto que a estação da CMP na Constituição assinala a máxima de 16C.

Ou eu perdi a capacidade de sentir calor ou a estação de S. Gens anda um nada inflacionada. :)

Terá sido feita alguma alteração em S.Gens? Se antes eu fazia notar que os acumulados de precipitação estavam sempre abaixo das outras estações da área do Porto, desde Janeiro a situação ficou normalizada e deixei de encontrar discrepâncias notáveis.
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
A borracha das janelas andam em mal estado, mas no quarto há dois pares de vidros, intercalados pela persiana, e é o local mais frio da casa. Eu acho estranho porque ainda no primeiro dia da entrada a casa andava nos 16C e a subir, e agora gelou tudo!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A borracha das janelas andam em mal estado, mas no quarto há dois pares de vidros, intercalados pela persiana, e é o local mais frio da casa. Eu acho estranho porque ainda no primeiro dia da entrada a casa andava nos 16C e a subir, e agora gelou tudo!

Os locais que não são de passagem ou de estar habitualmente, tais como os quartos num extremo, são sempre os sítios mais frios de uma casa. Também pode ter a ver com falta de isolamento das paredes exteriores conjugada com a situação do quarto numa esquina do edifício mais exposta a ventos que tenham sido dominantes nos últimos dias (quadrante leste).

Há uns dispositivos que parecem apontadores de laser e que medem a temperatura das superfícies sobre as quais incide o raio luminoso. Seria interessante mapear a temperatura das paredes.
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Terá sido feita alguma alteração em S.Gens? Se antes eu fazia notar que os acumulados de precipitação estavam sempre abaixo das outras estações da área do Porto, desde Janeiro a situação ficou normalizada e deixei de encontrar discrepâncias notáveis.

Eu às 13:00 de hoje estava à espera do metro em 7 Bicas, ou seja, a uns... hmm no máximo 500 metros de S. Gens, mas se calhar menos que isso, e a esta hora eles assinalaram 15,5C, enquanto que o isep relata 13,5C também para as 13:00. A sensação que eu tinha era mais próxima dos 13C que dos 15C, sem dúvida, e o próprio facto da minha casa permanecer gelada durante a tarde não apoia muito uma máxima acima dos 18C.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic